A cara de culpa de seu cachorro não é culpa, é medo

A famosa “cara de culpa” que os cães fazem quando aprontam alguma enquanto estão sozinhos em casa é na verdade medo.

É o que diz a pesquisa da especialista em cognição animal Alexandra Horowitz, autora dos livros “Inside a dog: what dogs see, smell and know” (2009) e “Being a dog: following the dog into a world of smell” (2016).

Em 2009 também foi publicado pela pesquisadora o estudo “Desambiguação do olhar de culpa”, que foca no conceito de como humanos interpretam as emoções dos cães através da visão humana. Seres humanos tendem a atribuir incorretamente as emoções dos cães com base nas emoções humanas.

O famoso “olhar de culpa” dos cães é bastante característico: o cachorro se curva, aponta o focinho para baixo e mostra o branco dos olhos enquanto olha para você. Em algumas situações ele também abaixa as orelhas, boceja e lambe o ar. Esses são sinais de que o cão está com medo, e nós interpretamos isso como culpa ou vergonha pela ação errada.

A chave da questão do comportamento canino é que muito provavelmente eles não tenham uma memória como a das pessoas, para lembrar que fizeram algo errado e então sentir culpa pela ação passada. Isso se chama “pensar sobre pensar”, ou “função executiva”.

Enquanto alguns estudos já identificaram que outros animais também são capazes de fazer isso, ainda não ficou claro se os cães têm essa habilidade. É claro que cães têm memória, mas refletir sobre estas memórias já é outra história.

No estudo conduzido por Horowitz em 2009, os donos colocavam um biscoito canino em um ambiente com o cão, falavam para ele não comer e depois deixavam o ambiente. O cão então aproveitava a ausência do dono para desobedecê-lo.

Quando os donos retornavam, alguns davam bronca nos cães e outros não. O olhar de culpa só era observado naqueles que levavam bronca. Isso mostra que o comportamento é causado por pistas de comportamentos do dono, e não espontaneamente como avaliação de uma ação passada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …

Repórter da CNN é preso ao vivo em protesto por morte de homem negro. Trump pede tiros em manifestantes

Minneapolis vive uma escalada de violência provocada por um policial branco que matou, de forma brutal, um homem negro. George Floyd foi asfixiado pelo joelho do oficial enquanto era filmado em plena luz do dia. Nem …

Diário de oficial nazista revela suposta localização de toneladas de ouro em castelo

Pesquisadores que buscam bilhões de dólares em tesouros nazistas roubados da Europa acreditam ter encontrado a localização de toneladas de ouro debaixo de antigo castelo alemão. Os pesquisadores acreditam ter encontrado 28 toneladas de ouro roubadas …

Coreia do Sul registra aumento de casos de coronavírus e teme nova onda da epidemia

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (28) o maior aumento de novas contaminações por coronavírus em quase dois meses, devido a um surto de casos em um armazém de uma empresa de comércio …

Desigualdade eleva letalidade da covid na favela, diz estudo

Quase todos os dias, com ou sem pandemia, a diarista Joceliane Gomes Santos de Freitas, 29 anos, sai de casa às 7h em Barra do Ceará, comunidade de Fortaleza onde mora com o marido e …

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …

Médicos da linha de frente contra coronavírus ganham casamento surpresa em hospital

O coronavírus bagunçou a vida de todo mundo, imagine só a rotina dos profissionais da área de saúde? Pois…o jornal O Globo contou a bela história de amor de uma cerimônia de casamento surpresa dentro …

Restos de naufrágio de mais de 200 anos são encontrados no México

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia (INAH) do México localizaram vestígios de um naufrágio de mais de 200 anos nas águas do estado mexicano de Quintana Roo. Uma equipe do instituto considerou que os restos correspondem …

Parlamento da China aprova lei que pode significar fim da autonomia de Hong Kong

O Parlamento chinês adotou nesta quinta-feira, praticamente por unanimidade, a polêmica lei sobre segurança nacional em Hong Kong. Segundo críticos, a medida acabará com a autonomia da ex-colônia britânica, cenário de grandes manifestações pró-democracia …

França proíbe uso de hidroxicloroquina para tratar covid-19

Decisão foi tomada após parecer desfavorável do Conselho Superior de Saúde Pública. País é o primeiro a adotar proibição desde que OMS suspendeu testes com o medicamento no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A …