Afinal, as lambidas de cachorro no rosto são inofensivas

Podemos deixar os cães lamber nossos rosto? A questão levanta uma discussão antiga e parece nunca encontrar consenso. No entanto, um novo estudo aponta que a saliva dos cães contém “substâncias boas”, capazes de “romper” as membranas de algumas bactérias.

A maioria dos cães adora uma oportunidade para lamber o rosto dos seus humanos. Há pessoas que adoram um beijinho na bochecha, enquanto outras torcem o nariz e se esquivam do amigo de quatro patas. Mas afinal de contas, a saliva dos cães deve ser evitada como se fosse uma questão de vida ou morte?

Alguns povos, como os egípcios já consideraram a saliva dos cães medicinal. No Egito, a saliva canina era utilizada em rituais de cura. Esse povo acreditava que a lambida do cão poderia ajudar a curar ferimentos e doenças. Já os franceses têm a expressão langue de chien, langue de médecin, que significa “língua de cachorro, língua de médico”.

Uma pesquisa recente, publicada em fevereiro deste ano e realizada no Reino Unido, mostrou que a saliva dos cães tem substâncias boas.

Análises de saliva de labradores e beagles revelou que existam enzimas antimicrobianas, proteínas como lisozimas e imunoglobulinas, e peptídeos que causam pequenos “buracos” na membrana das células das bactérias.

Outra crença popular afirma que pessoas devem lamber os arranhões da própria pele para acelerar o processo de cicatrização. Essa crença não é assim tão descabida, já que a saliva humana tem água e muco, enzimas e substâncias antimicrobianas que ajudam a afastar infecções. Mas será que a saliva do cão pode ter o mesmo efeito na pele humana?

Outra pesquisa, da Universidade de Maryland, nos EUA, mostra que as salivas dos humanos e dos cães têm apenas 16,4% dos micróbios em comum. Ou seja, o ambiente de micróbios da boca dos cães é muito diferente dos humanos.

Os cães também podem carregar doenças perigosas para humanos, como raiva, salmonela, norovírus, pasteurella e campylobacter. No entanto, essas doenças são transmitidas através da mordida ou pelo contato com as fezes do animal, e não pela lambida.

“Como microbiólogo, sei que a saliva do cão carrega uma multitude de micróbios. Mas a maioria é parte da vida normal dos cães, sendo inofensiva tanto para os cães como para os humanos”, disse Jennifer Tsang ao site Massive.

Jennifer Tsang diz que as lambidas dos cães não devem ser temidas pela população em geral. No entanto, as pessoas devem ter em atenção os ferimentos expostos e as mucosas. As pessoas restantes, que têm algum tipo de alergia aos cães, devem evitar esse tipo de contato.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …