A espécie de ave que passa incansáveis 10 meses sem pousar

Se olharmos atentos, nós sempre podemos absorver importantes lições com praticamente todas as espécies de animais do planeta. Apus apus é uma espécie de ave que vive em toda a Europa e grande parte da Ásia e passa 10 incansáveis meses sem pousar.

Você deve estar se perguntando como ele faz para comer e dormir, mas eles não somente se alimentam e dormem enquanto voam, como também acasalam. Esta certamente é uma das espécies mais curiosas que os cientistas já conheceram e ela tem muito a nos ensinar sobre resiliência.

De porte médio, este pássaro detém o recorde de mais tempo no ar por ano, com dados mostrando que alguns espécimes podem passar até 10 meses em 12 sem pousar uma única vez. Com boa parte de suas vidas acontecendo no ar, eles capturam os insetos em voo e para que possam dormir, deslizam sobre as correntes de ar quente.

É difícil de imaginar como estes animais não desistem frente às dificuldades que enfrentam durante os voos e simplesmente não pousam. No entanto, esta característica singular só foi comprovada em 2016. As teorias sobre a possibilidade deles passarem a maior parte de sua vida no ar remontam à década de 1950, mas na época os pesquisadores ainda não tinham meios que comprovasse esta prática.

Foi em 2016 que uma equipe de pesquisadores do Departamento de Biologia da Universidade de Lund desenvolveu um novo tipo de rastreador de microdados e ajustou-as a 19 movimentos comuns que foram posteriormente recuperados. As descobertas mostraram que os pássaros passam mais de 99% de seu tempo no ar.

Com asas longas e estreitas, suas pernas são curtas e leves e têm uma forma aerodinâmica quase perfeita, o que explica esta característica inédita. Além disto, o apus apus tem uma taxa de sobrevivência mais alta em comparação com a maioria das aves, o que está diretamente ligado com seu amor pelo ar.

Estar no ar por longos períodos de tempo significa que eles não precisam se preocupar com predadores – exceto aves de rapina que os pegam desprevenidos, e também não entram em contato com muitos parasitas e, é claro, o homem.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …