A incrível história da montanha que funcionava como bar há 1000 anos

Uma das coisas que o isolamento social faz conosco é evidenciar a falta que as coisas mais simples fazem em nossas vidas. Claro que sentimos falta de viajar de avião, mas o que está nos matando de saudade mesmo, é de sentar em uma mesa de bar, sem o menor distanciamento seguro, dividir aquela cerveja de litrão e passar horas discutindo de assuntos banais à teorias quânticas com os amigos.

Esta prática, no entanto, não é nem de longe contemporânea. Há mais de 1000 anos, no Peru, a civilização Wari costumava se reunir em uma montanha para confraternizar e beber, o que hoje chamamos de bar.

O povo Wari habitou boa parte do Peru entre os séculos 6 e 12, muito antes do Império Inca. Eles construíram uma malha de estradas e redes de irrigação, o que os tornou cada vez mais influentes, no entanto, eram conhecidos por resolver as coisas na base da violência, sacrificar as populações locais e expor cabeças decepadas em praça pública. Entre uma conquista e outra, eles paravam para beber umas no Cerro Baúl, que posteriormente foi onde eles também se instalaram.

No topo desse platô, eles criaram um centro de entretenimento que servia banquetes e bebida ancestral consumida até hoje em vários lugares da América Latina. Esta bebida era feita basicamente de milho e possui várias semelhanças com a cerveja que bebemos hoje.

No ano de 1050 o Cerro Baúl viu sua última festa, templos e construções foram destruídos e quase tudo foi reduzido à cinzas. No entanto, os poucos wari que sobreviveram ao massacre cobriram tudo de areia, o que preservou as ruínas para que arqueólogos pudessem descobrir este incrível capítulo da história da humanidade.

Enquanto não podemos sentar em uma mesa de bar, vamos viajando entre uma memória e outra.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …