Estranho fóssil de peixe reescreve a história de como viemos da água para a terra

(dr) Nature

Fóssil do peixe Hongyu chowi, encontrado na China em 2002

A história evolutiva que escrevemos para explicar o movimento de nossos antepassados ​​de um mar ao outro talvez precise ser repensada. Foi descoberto um peixe fóssil desta era com várias das características dos animais terrestres – ainda que essas relações sejam distantes.

Há cerca de 360 ​​milhões de anos, um grupo de peixes com barbatanas começou a evoluir para animais de quatro patas, de hábitat terrestre, que se transformaram em répteis, anfíbios e mamíferos como nós.

Os fósseis revelaram muitas das etapas deste icônico evento evolutiva. A árvore filogenética das espécies envolvidas na mudança do mar para a terra manteve-se estável desde o final do século 20, mesmo que novos fósseis tenham surgido em meio às pesquisas.

No entanto, um fóssil descoberto em uma pedreira em Ningxia, no norte da China, agora ameaça essa estabilidade. Ele foi encontrado em 2002 por Min Zhu, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia, em Pequim, e Per Ahlberg, da Uppsala University, na Suécia.

O fóssil pertence a uma nova espécie de peixe com barbatanas, chamado Hongyu chowi. Teve cerca de 1,5 metro de comprimento, e viveu de 370 a 360 milhões de anos atrás.

Peixe que não se encaixa

Quando os pesquisadores tentaram localizar H. chowi na árvore evolutiva existente, viram que ele não se encaixava com facilidade em lugar algum.

Isso porque, em alguns aspectos, H. chowi se parece com um antigo peixe predador chamado Rhizodont. Acredita-se que ele tenha surgido a partir de peixes com barbatanas antes de o grupo dar origem a animais terrestres de quatro patas.

Mas Ahlberg diz que H. chowi traz aspectos que se parecem surpreendentemente com aqueles vistos nos primeiros animais de quatro patas e seus parentes písceos mais próximos – um grupo extinto chamado elpistostegids. Estes carregam cintura escapular e região coberta nas brânquias.

Isso implica uma dentre duas situações possíveis, dizem os pesquisadores. A primeira possibilidade é que H. chowi seja algum tipo de rhizodont que evoluiu, de forma independente, os ombros e os suportes de capa branquial para um animal de quatro patas.

Alternativamente, os rhizodonts podem estar mais intimamente relacionados aos animais de quatro patas e aos elpistostegids do que pensávamos.

Mas isso também implicaria uma certa quantidade de evolução independente de características semelhantes, porque os rhizodonts se situam entre dois grupos que têm muitas características em comum- características que ambos teriam que evoluir de forma independente.

Caçador de emboscada

O H. chowi se parece muito com um animal precoce de quatro patas ou um elpistostegid, diz Martin Brazeau, do Imperial College, de Londres. Isso poderia fazer com que diferentes grupos de peixes com barbatanas evoluíssem de forma independente com características semelhantes.

A descoberta confirma uma suspeita anterior de que houve uma evolução independente ou “paralela” entre os rhizodonts, os elpistostegids e os primeiros animais de quatro patas, segundo Neil Shubin, da Universidade de Chicago. “Este tem sido um tema recorrente no campo de estudos”.

H. chowi também é interessante por seu estilo de vida incomum, diz Ahlberg. Sua anatomia sugere que ele era um predador de emboscada espreitando logo acima do fundo das águas, surpreendendo qualquer peixe menor que nadasse muito perto – como algumas espécies fazem hoje. “Hongyu é um dos primeiros exemplos desse estilo de vida”, diz ele.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …