Estranho fóssil de peixe reescreve a história de como viemos da água para a terra

(dr) Nature

Fóssil do peixe Hongyu chowi, encontrado na China em 2002

A história evolutiva que escrevemos para explicar o movimento de nossos antepassados ​​de um mar ao outro talvez precise ser repensada. Foi descoberto um peixe fóssil desta era com várias das características dos animais terrestres – ainda que essas relações sejam distantes.

Há cerca de 360 ​​milhões de anos, um grupo de peixes com barbatanas começou a evoluir para animais de quatro patas, de hábitat terrestre, que se transformaram em répteis, anfíbios e mamíferos como nós.

Os fósseis revelaram muitas das etapas deste icônico evento evolutiva. A árvore filogenética das espécies envolvidas na mudança do mar para a terra manteve-se estável desde o final do século 20, mesmo que novos fósseis tenham surgido em meio às pesquisas.

No entanto, um fóssil descoberto em uma pedreira em Ningxia, no norte da China, agora ameaça essa estabilidade. Ele foi encontrado em 2002 por Min Zhu, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia, em Pequim, e Per Ahlberg, da Uppsala University, na Suécia.

O fóssil pertence a uma nova espécie de peixe com barbatanas, chamado Hongyu chowi. Teve cerca de 1,5 metro de comprimento, e viveu de 370 a 360 milhões de anos atrás.

Peixe que não se encaixa

Quando os pesquisadores tentaram localizar H. chowi na árvore evolutiva existente, viram que ele não se encaixava com facilidade em lugar algum.

Isso porque, em alguns aspectos, H. chowi se parece com um antigo peixe predador chamado Rhizodont. Acredita-se que ele tenha surgido a partir de peixes com barbatanas antes de o grupo dar origem a animais terrestres de quatro patas.

Mas Ahlberg diz que H. chowi traz aspectos que se parecem surpreendentemente com aqueles vistos nos primeiros animais de quatro patas e seus parentes písceos mais próximos – um grupo extinto chamado elpistostegids. Estes carregam cintura escapular e região coberta nas brânquias.

Isso implica uma dentre duas situações possíveis, dizem os pesquisadores. A primeira possibilidade é que H. chowi seja algum tipo de rhizodont que evoluiu, de forma independente, os ombros e os suportes de capa branquial para um animal de quatro patas.

Alternativamente, os rhizodonts podem estar mais intimamente relacionados aos animais de quatro patas e aos elpistostegids do que pensávamos.

Mas isso também implicaria uma certa quantidade de evolução independente de características semelhantes, porque os rhizodonts se situam entre dois grupos que têm muitas características em comum- características que ambos teriam que evoluir de forma independente.

Caçador de emboscada

O H. chowi se parece muito com um animal precoce de quatro patas ou um elpistostegid, diz Martin Brazeau, do Imperial College, de Londres. Isso poderia fazer com que diferentes grupos de peixes com barbatanas evoluíssem de forma independente com características semelhantes.

A descoberta confirma uma suspeita anterior de que houve uma evolução independente ou “paralela” entre os rhizodonts, os elpistostegids e os primeiros animais de quatro patas, segundo Neil Shubin, da Universidade de Chicago. “Este tem sido um tema recorrente no campo de estudos”.

H. chowi também é interessante por seu estilo de vida incomum, diz Ahlberg. Sua anatomia sugere que ele era um predador de emboscada espreitando logo acima do fundo das águas, surpreendendo qualquer peixe menor que nadasse muito perto – como algumas espécies fazem hoje. “Hongyu é um dos primeiros exemplos desse estilo de vida”, diz ele.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …