Acabamos de descobrir a molécula que torna o HIV tão perigoso

(dr) Alexey Kashpersky

Conceito artístico do HIV criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky

Cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, identificaram uma molécula-chave explorada pelo HIV quando o vírus infecta células humanas. A descoberta pode representar um grande passo na luta contra a doença mortal.

Usando uma nova técnica de microscopia, os pesquisadores isolaram uma pequena molécula chamada hexosfosfato de inositol (IP6).

Eles acreditam que o vírus “sequestra” a molécula nas células hospedeiras, usando-a tanto para se proteger do sistema imunológico quanto para liberar sua carga viral.

As descobertas foram publicadas no fim do mês passado na revista científica eLife.

O maior problema ao combater vírus como o HIV é que eles possuem um “escudo”: seu material genético fica alojado dentro de um revestimento de proteína chamado de capsídeo. O capsídeo “blinda” o vírus dos mecanismos de defesa do hospedeiro, ao mesmo tempo em que permite que ele forneça seu conteúdo viral às células infectadas.

É por isso que a identificação do potencial papel da IP6 – que o vírus parece “recrutar” das células do hospedeiro para reforçar seu capsídeo – pode nos mostrar uma maneira de vencer o HIV.

Os cientistas sabem há décadas que a IP6 é capaz de reunir componentes virais em partículas virais completas, mas a importância da molécula no ciclo de vida geral do HIV não era clara.

Estudar o HIV em laboratório sempre foi um desafio, por conta da instabilidade intrínseca do capsídeo, que rapidamente colapsa quando é extraído de uma partícula viral. A nova pesquisa mostrou por que isso acontece:

“Agora sabemos que o problema era um ingrediente ausente – o IP6”, disse ao ScienceAlert o pesquisador David Jacques, um dos autores do estudo.

Assim como o composto sequestrado permite que o HIV fortaleça seu capsídeo – estabilizando a estrutura por até 20 horas -, uma vez que essa cola defensiva é removida em um nível molecular, o capsídeo se rompe rapidamente.

“Agora que sabemos que o IP6 está sempre presente durante infecções normais, podemos adicionar este composto para estabilizar o capsídeo no tubo de ensaio”, explica Jacques. “Isso abre novos caminhos de pesquisa focados em entender como o capsídeo funciona, porque já temos tempo para estudá-lo”.

Os pesquisadores especulam que o vírus imaturo coleta a IP6 quando sai da sua célula produtora (ou seja, onde é produzido) e então o usa novamente após entrar na célula-alvo para estabilizar seu capsídeo e facilitar a infecção.

Os experimentos realizados pela equipe mostraram que a IP6 se liga a poros no capsídeo viral, e esse revestimento reforçado permite um aumento de mais de 100 vezes no acúmulo de novo DNA viral dentro da estrutura.

Isso não é um impulso insignificante para algo tão mortal quanto o HIV. Conhecendo quão eficaz é essa molécula sequestrada para o poder de infecção do vírus, podemos explorar a IP6 como um novo alvo para futuros tratamentos antivirais.

“Uma vez que entendermos os detalhes moleculares desses processos, podemos criar estratégias para ‘enganar’ o vírus a liberar a IP6 prematuramente, ou a bloqueá-la, de modo que não possa mais controlar o momento correto para a remoção do capsídeo”, sugere o principal autor da pesquisa, Till Böcking.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …