Adolescente constrói o satélite mais leve do mundo – que será lançado pela NASA

A NASA vai lançar, no próximo mês, um satélite que é supostamente o mais leve do mundo, criado por ninguém menos que um adolescente indiano.

Rifath Shaarook, de 18 anos, ganhou a competição internacional Cubes in Space para construir o minúsculo satélite. O desafio era inventar um dispositivo que pudesse se encaixar em um cubo de 4 metros e que não pesasse mais de 64 gramas.

O objeto embarcará em uma missão suborbital de 4 horas lançada pela Wallops Flight Facility, na Virgínia, em 21 de junho. Uma vez posicionado em microgravidade, seu principal objetivo será testar a durabilidade de seu invólucro extremamente leve, impresso em 3D.

KalamSat

O satélite foi nomeado KalamSat, em homenagem ao cientista nuclear indiano e ex-presidente A. P. J. Abdul Kalam. “Nós o desenhamos completamente do zero”, disse Rifath Shaarook ao Business Standard.

“Terá um novo tipo de computador de bordo e oito sensores incorporados para medir a aceleração, a rotação e a magnetosfera da Terra”, completou.

A leveza do objeto vem de sua estrutura de polímero de fibra de carbono reforçada – um material que tem uma relação força-peso muito alta, usado em várias aéreas, de engenharia aeroespacial a materiais de pesca.

Em junho, o satélite completará uma viagem de ida e volta ao espaço, ficando online e operacional por 12 minutos em um ambiente de microgravidade.

Os adolescentes da NASA

Se você está achando estranho que a NASA vai mesmo testar um dispositivo criado por um estudante de ensino médio, saiba que esta sequer é a primeira vez que a agência espacial busca e aceita ideias que não vem de seus renomeados cientistas e engenheiros.

Em março, a NASA fez manchetes quando seus dados foram corrigidos por um estudante de 17 anos no Reino Unido. Miles Soloman estudou dados registrados por detectores de radiação na Estação Espacial Internacional (EEI) durante a estadia de seis meses do astronauta britânico Tim Peake, e notou um erro nos níveis de energia relatados.

Também, há algumas semanas, a agência norte-americana anunciou que iria lançar um dispositivo chamado miniPCR para a EEI para testar micróbios espaciais pela primeira vez. Esse dispositivo foi inventado por uma estudante de 17 anos chamada Anna-Sophia Boguraev.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Novo tipo de explosão espacial pode ser a supernova mais poderosa do Universo

Astrônomos descobriram um novo tipo de explosão que pode ser a classe mais poderosa de supernovas que já vimos. Usando telescópios no Chile e no Havaí para detectar uma variedade de objetos de interesse, os …

Importação de troféus de caça de elefantes volta a ser permitida nos EUA

A administração norte-americana, liderada por Donald Trump, enfrenta duras críticas por ter anunciado que vai voltar a autorizar a importação dos chamados troféus de caça de elefantes africanos. O Serviço de Vida Selvagem dos Estados Unidos …

Parasitas "gigantes e incomuns" são encontrados nos intestinos de soldado desertor norte-coreano

Na última segunda-feira, um soldado norte-coreano foi baleado seis vezes por seus ex-camaradas, quando tentou escapar através da Zona Desmilitarizada Coreana e desertar para a Coreia do Sul. Ao se recuperar de seus ferimentos em …

ONU veta prolongamento da investigação ao uso de armas químicas na Síria

A Rússia vetou, nesta quinta-feira (16), no Conselho de Segurança das Nações Unidas, um projeto de resolução para prolongar uma investigação sobre o uso de armas químicas na Síria. Segundo o periódico português Expresso, o projeto …

TSE pede que governo mude início do horário de verão de 2018 devido às eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer que o governo federal mude a data do horário de verão do próximo ano. Em encontro com o presidente Temer, nesta quinta-feira (16), o presidente do TSE, ministro Gilmar …

Morre Toto Riina, padrinho da máfia siciliana, aos 87 anos

O padrinho da máfia siciliana Toto Riina morreu nesta quinta-feira (16), aos 87 anos, na ala prisional de um hospital de Parma, no norte de Itália, confirmou esta sexta-feira (17) o Ministério da Justiça italiano. Apelidado …

O infame serial killer Charles Manson está hospitalizado em estado grave

O assassino em série Charles Manson, que cumpre pena de prisão perpétua na Califórnia, foi hospitalizado no hospital de Bakersfield em estado grave. Este ano, é a segunda vez que o assassino é internado. Segundo o …

Ipea: inflação do país nos últimos 11 anos pesou mais no bolso do pobre

No período entre julho de 2006 e setembro de 2017, a inflação foi mais pesada para a população de renda mais baixa. Dados analisados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e publicados na nota …

IBGE: 63,7% dos desempregados no país são pretos ou pardos

A taxa de subutilização da força de trabalho no país ficou praticamente estável no terceiro trimestre do ano, fechando em 23,9% do mercado de trabalho – crescimento de apenas 0,1 ponto percentual frente aos 29,8% …

Natal: jovens darão mil refeições e presentes a moradores de rua em São Paulo

Jovens de São Paulo se uniram para fazer a diferença neste Natal. Eles vão dar presentes e ceias dignas, na mesa, para pessoas carentes do centro da cidade. “A gente vai distribuir mil refeições e …