Adolescente constrói o satélite mais leve do mundo – que será lançado pela NASA

A NASA vai lançar, no próximo mês, um satélite que é supostamente o mais leve do mundo, criado por ninguém menos que um adolescente indiano.

Rifath Shaarook, de 18 anos, ganhou a competição internacional Cubes in Space para construir o minúsculo satélite. O desafio era inventar um dispositivo que pudesse se encaixar em um cubo de 4 metros e que não pesasse mais de 64 gramas.

O objeto embarcará em uma missão suborbital de 4 horas lançada pela Wallops Flight Facility, na Virgínia, em 21 de junho. Uma vez posicionado em microgravidade, seu principal objetivo será testar a durabilidade de seu invólucro extremamente leve, impresso em 3D.

KalamSat

O satélite foi nomeado KalamSat, em homenagem ao cientista nuclear indiano e ex-presidente A. P. J. Abdul Kalam. “Nós o desenhamos completamente do zero”, disse Rifath Shaarook ao Business Standard.

“Terá um novo tipo de computador de bordo e oito sensores incorporados para medir a aceleração, a rotação e a magnetosfera da Terra”, completou.

A leveza do objeto vem de sua estrutura de polímero de fibra de carbono reforçada – um material que tem uma relação força-peso muito alta, usado em várias aéreas, de engenharia aeroespacial a materiais de pesca.

Em junho, o satélite completará uma viagem de ida e volta ao espaço, ficando online e operacional por 12 minutos em um ambiente de microgravidade.

Os adolescentes da NASA

Se você está achando estranho que a NASA vai mesmo testar um dispositivo criado por um estudante de ensino médio, saiba que esta sequer é a primeira vez que a agência espacial busca e aceita ideias que não vem de seus renomeados cientistas e engenheiros.

Em março, a NASA fez manchetes quando seus dados foram corrigidos por um estudante de 17 anos no Reino Unido. Miles Soloman estudou dados registrados por detectores de radiação na Estação Espacial Internacional (EEI) durante a estadia de seis meses do astronauta britânico Tim Peake, e notou um erro nos níveis de energia relatados.

Também, há algumas semanas, a agência norte-americana anunciou que iria lançar um dispositivo chamado miniPCR para a EEI para testar micróbios espaciais pela primeira vez. Esse dispositivo foi inventado por uma estudante de 17 anos chamada Anna-Sophia Boguraev.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Salah Abdeslam é condenado a 20 anos de prisão na Bélgica

O único sobrevivente do grupo responsável pelos atentados de novembro de 2015 em Paris e seu cúmplice, o tunisiano Sofiane Ayari, foram condenados a 20 anos de prisão pela participação em um tiroteio com a …

Começa a vacinação contra a gripe em todo o país

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de …

É menino! Nasce terceiro filho de Kate e William; e faz história na monarquia britânica

Nasceu nesta segunda-feira (23), às 11h01 o terceiro filho do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. E é um menino, mistério só desfeito depois do parto. O casal real tem mais dois …

Existem evidências de que um planeta do Sistema Solar foi destruído

Astrônomos encontraram compostos comuns nos diamantes da Terra, mas em rochas vindas do espaço. Essa é a primeira vez que esse tipo de componente é encontrado em um corpo extraterrestre. Em 2008, um asteroide atingiu o deserto …

Além de ser o mais venenoso do mundo, este peixe também tem canivetes nos olhos

Os peixes-pedra já eram uma espécie de meter medo no mundo aquático, agora a situação piorou: além de serem o tipo mais venenoso de peixe que conhecemos, têm vários espinhos afiados nos olhos. Os cientistas descobriram …

Atrizes de Smallville envolvidas em seita de tráfico sexual; “Chloe” foi presa

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva “Smallville”, foi presa e acusada de tráfico sexual pela sua suposta ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série “Smallville”, deverá comparecer em …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do HIV

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do HIV que se fixam no trato genital feminino diminua. De acordo com o estudo, publicado na …

Falsa BBC anuncia guerra nuclear e deixa o mundo alarmado

Uma conta de YouTube publicou um vídeo em que o suposto jornalista da BBC anunciava uma guerra nuclear entre a Rússia e a Otan. Nos últimos dias, foi publicado um vídeo no YouTube que simulava o …

Startup universitária de telefonia e vai representar o Brasil nos EUA

A startup Fluke, criada por estudantes de universidades brasileiras, foi selecionada para representar o país na International Business Model Competition (IBMC), competição que premia o melhor modelo de negócio universitário do mundo. O evento ocorrerá …

Futebol feminino: Brasil conquista no Chile sua sétima Copa América

Com 100% de aproveitamento, a seleção brasileira venceu a Copa América de Futebol Feminino no Chile, a sétima conquista da competição. Em partida realizada na noite desse domingo (22), as meninas do Brasil não tiveram dificuldade …