UE acelera decisão sobre vacina da Pfizer-Biontech

PAHO / WHO

Agência reguladora europeia adianta data do anúncio sobre o imunizante para 21 de dezembro, após pressão por parte de alguns Estados-membros, como Alemanha, Itália, Hungria e Polônia.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA), encarregada de aprovar a utilização das vacinas contra a covid-19 na União Europeia (UE), adiantou a data para o anúncio de sua decisão sobre o uso do imunizante da farmacêutica Pfizer e da empresa de biotecnologia alemã Biontech no continente.

O órgão regulador da UE, com sede em Amsterdã, comunicou nesta terça-feira (15/12) que a decisão será anunciada no dia 21 de dezembro, em vez de 29 do mesmo mês, após pressão por parte dos países do bloco.

O Reino Unido, que abrigava a sede da EMA até decidir deixar o bloco europeu, tornou-se o primeiro país em todo o mundo a aprovar em caráter emergencial a vacina da Pfizer-Biontech, seguido dos Estados Unidos, do Canadá, de Cingapura e de Bahrain.

Em nota, a agência europeia disse ter recebido dados adicionais das empresas nesta segunda-feira, que haviam sido exigidos pelo comitê da EMA que avalia medicamentos para uso em humanos. “Uma reunião extraordinária do comitê foi agendada para o dia 21 de dezembro”, comunicou o órgão.

Entretanto, a EMA disse que somente chegará a uma decisão favorável “se os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina estiverem suficientemente robustos e completos para determinar que os benefícios superam os riscos”.

A data da decisão sobre a vacina da farmacêutica Moderna permanece mantida para 12 de janeiro. A agência ainda avalia o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.

Velocidade máxima para aprovar vacina

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, festejou o anúncio e a possibilidade de dar início à vacinação antes do prazo esperado. “Cada dia conta. Trabalhamos em velocidade máxima para autorizar as vacinas contra covid-19 que forem seguras e eficazes”, afirmou.

A Alemanha está entre os países que exerceram pressão para que a EMA aprovasse o imunizante, que já está sendo aplicado nos outros países. O ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, havia dito que o objetivo era “obter a aprovação até o Natal”. Hungria, Polônia e Itália também pediam uma decisão mais rápida.

As críticas aumentaram após a agência ter sido alvo de um ataque cibernético. A Pfizer e a Biontech, assim como a Moderna, confirmaram que seus documentos foram acessados ilegalmente.

Os especialistas da EMA argumentam que o Reino Unido, os EUA e o Canadá puderam aprovar a vacina com maior rapidez porque o fizeram em caráter emergencial, sem a concessão de licença, enquanto na UE o imunizante deve obter uma licença condicional completa válida por um ano.

A agência diz que seus funcionários trabalham incessantemente para avaliar dados laboratoriais de testes clínicos em larga escala, tão logo obtenham acesso às informações.

Segurança em primeiro lugar

“Enquanto a velocidade é essencial, nossa prioridade número um é a segurança. Essas vacinas serão aplicadas em milhões de pessoas na UE, e nós estamos conscientes da enorme responsabilidade que temos”, disse na semana passada a diretora da EMA, Emer Cooke, aos europarlamentares.

A irlandesa, que assumiu a direção da agência há um mês, disse que o objetivo é assegurar que a distribuição do imunizante ocorra de modo simultâneo em todos os 27 países da UE.

“Isso significa que todos os Estados-membros, grandes ou pequenos, vão se beneficiar do trabalho conjunto em nível europeu, e que todos podem começar a preparar suas campanhas de vacinação.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …