Rachadura incomum de geleira na Groenlândia está preocupando a NASA

NASA

Imagens de satélite da ilha de gelo que surgiu em 2010. Na época, tinha 260 quilômetros quadrados

Imagens de satélite da ilha de gelo que surgiu em 2010. Na época, tinha 260 quilômetros quadrados

A geleira Petermann, na Groenlândia, está com uma rachadura enorme, conforme mostrou a primeira fotografia da fenda, feita pela operação de monitoramento da criosfera da NASA, IceBridge.

Uma geleira na Groenlândia está com uma rachadura enorme bem no seu meio, o que é desconcertante. Ao contrário da maioria das fissuras de gelo, esta é particularmente estranha.

Estamos cansados de saber que a capa de gelo da Antártida, graças a uma mistura de processos naturais e mudanças climáticas provocadas pelo homem, está se quebrando, mas isso ocorre quase exclusivamente ao longo das bordas, próximas ao oceano.

Esta geleira, que tem se fragmentado significativamente desde 2010, no entanto, tem uma rachadura passando bem pelo meio dela.

O problema

Detectada pela primeira vez em imagens de satélite por Stef Lhermitte, professor da Universidade Tecnológica de Delft, na Holanda, a NASA voou seu observatório espacial sobre as coordenadas da fenda, tirando fotografias inéditas do gigantesco abismo.

Como muitas outras geleiras ao redor do mundo, Petermann é predominantemente uma prateleira de gelo. Isso significa que já está flutuando no mar, logo não contribui diretamente para o aumento do nível do oceano através de sua desintegração.

Porém, sua destruição permite que pedaços de água congelada caiam no oceano, o que não é bom. A NASA percebeu que a fenda está se propagando perto de outra rachadura – uma muito mais larga e longa – que tem tendência para o centro.

Se as duas rachaduras se encontrarem, então a prateleira de gelo se fraturará ao longo de mais de metade de sua área total. Uma péssima notícia, sem dúvida.

Mistério

A presença da fissura no centro da geleira é desconcertante para os cientistas, que não sabem como ela se formou.

Normalmente, devido à ação da água salgada esquentada, pedaços se lascam e se afastam nas bordas de uma geleira. Ainda não está claro por que a Petermann está se desintegrando dessa forma central bizarra.

O maior evento de fratura de geleira desde 1962 ocorreu em agosto de 2010, quando a área total da Petermann foi reduzida em 25%. O pedaço de glaciar separado resultante foi nomeado de “Ilha de Gelo Petermann 2010”, para diferenciá-lo de outra ilha que se formou em 2008.

Agora, parece que estamos caminhando para uma Ilha de Gelo Petermann 2017.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …

Avião com vacinas contra covid-19 entra em rota de colisão com jato após curva errada

  Essa foi por pouco! Na manhã desta terça-feira (19), um avião monomotor com vacinas contra a covid-19 a bordo fez uma curva errada após a decolagem, e acabou entrando em rota de colisão com um …

Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica. Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir …

Joe Biden empossado 46.º Presidente dos EUA

Joe Biden tomou posse, esta quarta-feira, como Presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris foi empossada a primeira vice-presidente norte-americana. No seu discurso, Biden disse que "este é o dia da América, da democracia …

Covid-19: Brasil deve enfrentar pior fase da pandemia nas próximas semanas

Nos últimos dias, a pandemia no Brasil foi marcada por imagens de dor e de esperança. De um lado, a falta de oxigênio em Manaus mostrou a tragédia causada pela falta de coordenação contra a …