Cofundador do WhatsApp diz que vendeu privacidade dos usuários para o Facebook

Mike Blake / Reuters

Brian Acton, cofundador do WhatsApp

O cofundador do WhatsApp, Brian Acton, tornou-se multibilionário quando vendeu o aplicativo para o Facebook em 2014 por um valor de 22 bilhões de dólares. De acordo com um perfil de Acton, publicado pela Forbes na quarta-feira (26), a decisão parece ainda causar uma certa desestabilização.

Vale mencionar que Brian Acton deixou o WhatsApp em 2017 e o CEO Jan Koum, em agosto. Segundo a Forbes, a saída de Acton custou a ele 850 milhões de dólares, já que ocorreu antes de suas ações no Facebook serem totalmente investidas.

A grande divisão com o Facebook teria sido sobre a monetização do aplicativo. Koum e Acton não aprovavam a adoção do modelo de publicidade segmentada e de alto lucro para o Facebook, que utiliza dados pessoais para permitir que os profissionais de marketing possam exibir os seus anúncios direcionados.

“Eu vendi a privacidade dos meus usuários para um benefício maior“, disse Acton à Forbes. “Eu fiz uma escolha e um compromisso. E eu vivo com isso todos os dias.”

Os comentários de Acton surgem em um momento em que o Facebook lida com a saída dos cofundadores do Instagram Kevin Systrom e Mike Krieger. As saídas também foram atribuídas a confrontos com Mark Zuckerberg.

Ainda na quarta, David Marcus, chefe da divisão de blockchain do Facebook, rebateu uma publicação de Acton na rede social.

“Acho que atacar as pessoas e a companhia que fizeram de você um bilionário, e foi a um grau sem precedentes para protegê-lo e acomodá-lo por anos, de classe baixa”, escreveu ele. “Na verdade, é um padrão totalmente novo de classe baixa.”

Ciberia // Oficina da Net

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …