Cofundador do WhatsApp diz que vendeu privacidade dos usuários para o Facebook

Mike Blake / Reuters

Brian Acton, cofundador do WhatsApp

O cofundador do WhatsApp, Brian Acton, tornou-se multibilionário quando vendeu o aplicativo para o Facebook em 2014 por um valor de 22 bilhões de dólares. De acordo com um perfil de Acton, publicado pela Forbes na quarta-feira (26), a decisão parece ainda causar uma certa desestabilização.

Vale mencionar que Brian Acton deixou o WhatsApp em 2017 e o CEO Jan Koum, em agosto. Segundo a Forbes, a saída de Acton custou a ele 850 milhões de dólares, já que ocorreu antes de suas ações no Facebook serem totalmente investidas.

A grande divisão com o Facebook teria sido sobre a monetização do aplicativo. Koum e Acton não aprovavam a adoção do modelo de publicidade segmentada e de alto lucro para o Facebook, que utiliza dados pessoais para permitir que os profissionais de marketing possam exibir os seus anúncios direcionados.

“Eu vendi a privacidade dos meus usuários para um benefício maior“, disse Acton à Forbes. “Eu fiz uma escolha e um compromisso. E eu vivo com isso todos os dias.”

Os comentários de Acton surgem em um momento em que o Facebook lida com a saída dos cofundadores do Instagram Kevin Systrom e Mike Krieger. As saídas também foram atribuídas a confrontos com Mark Zuckerberg.

Ainda na quarta, David Marcus, chefe da divisão de blockchain do Facebook, rebateu uma publicação de Acton na rede social.

“Acho que atacar as pessoas e a companhia que fizeram de você um bilionário, e foi a um grau sem precedentes para protegê-lo e acomodá-lo por anos, de classe baixa”, escreveu ele. “Na verdade, é um padrão totalmente novo de classe baixa.”

Ciberia // Oficina da Net

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A bondade não compensa (quem é simpático corre mais risco de falência)

As pessoas mais afáveis, com personalidades generosas e cordiais, tendem a se sair pior financeiramente do que as que são menos “boazinhas”, concluiu um estudo das Universidades de Columbia (EUA) e College London (Reino Unido). Os …

As plataformas de gelo da Antártida “cantam” (e é bizarro)

A União Americana de Geofísica publicou um vídeo da plataforma de gelo Ross, na Antártica, “cantando”. Os tons sísmicos podem ser usados para monitorar as alterações nas plataformas de gelo. Exploradores polares registraram sons extraordinários ao examinar como …

Graffiti pode revelar a verdadeira data da erupção que destruiu Pompeia

Na terça-feira (16), as autoridades italianas anunciaram que a erupção vulcânica que destruiu a cidade romana de Pompeia, em 79 a.C., pode ter acontecido dois meses mais tarde do que pensavam os cientistas. Até agora, pensava-se …

Crianças com até 2 anos são as que mais usam aplicativos

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicativos como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrônicos têm até 2 anos. Segundo o estudo “Happy Kids: Aplicativos Seguros e Benéficos para Crianças”, do …

Mineral ultra-raro é descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que se forma apenas quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até o momento, em todo o planeta, só foram encontrados seis exemplares desse …

Rede de trilhas de 18 mil km começa a ser construída no Brasil

O governo federal criou nesta sexta-feira (19) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), formada por quatro grandes corredores interligando paisagens naturais no país por onde milhões de pessoas poderão …

Jornalista saudita teria sido desmembrado ainda vivo; durou sete minutos

Jamal Khashoggi, o jornalista saudita desaparecido desde 2 de outubro, teria sido torturado durante sete minutos e desmembrado ainda vivo no interior do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, revela a imprensa turca. O jornal turco …

Candidatos têm propostas antagônicas para direitos humanos

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) que disputam, no próximo dia 28, o segundo turno das eleições presidenciais deste ano, defendem diferentes pontos de vista sobre direitos humanos. Apesar de os dois citarem …

Eleita a 1ª deputada indígena do Brasil, Wapichana promete ser resistência

Combater as "ameaças" aos direitos dos povos indígenas será um dos principais desafios de Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena na história a ser eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A adoção do …

Acessível e sustentável, parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo

São Paulo e região metropolitana sofrem com a escassez de áreas verdes. O deficit acarreta na falta de opções de lazer e aumenta os efeitos da poluição. Por isso, é ótima a notícia de que São …