Alexandria, a latina que pode se tornar a pessoa mais jovem no Congresso dos EUA

@josealvarado / Alexandria Ocasio-Cortez / Facebook

Alexandria Ocasio-Cortez derrotou um dos políticos mais influentes dos EUA nas primárias do partido democrata

Alexandria Ocasio-Cortez derrotou, na terça-feira (26), um dos políticos mais influentes dos EUA nas primárias do partido democrata. Caso vença as eleições de novembro, será a candidata mais jovem a chegar ao Congresso.

Filha de uma empregada doméstica porto-riquenha e de um pequeno comerciante do bairro nova-iorquino do Bronx, há algum tempo, Alexandria Ocasio-Cortez poderia não imaginar a volta que sua vida ia dar.

Na terça, a “nova sensação democrata” conseguiu derrotar nas primárias do partido Joe Crowley, um dos democratas e políticos mais influentes dos EUA e que estava há dez mandatos na Câmara dos Representantes, escreve a rádio portuguesa Renascença.

Formada em Economia e Relações Internacionais pela Universidade de Boston, a democrata de 28 anos chegou a trabalhar como empregada de bar em Manhattan para evitar que a mãe fosse despejada.

Segundo a rádio, a ideia de seguir uma política apareceu cedo, tendo feito parte da equipe do senador Ted Kennedy e tendo participado na campanha presidencial de Bernie Sanders. Agora, mais concretamente em novembro, Alexandria vai concorrer nas eleições para o Congresso. Se vencer, será a candidata mais jovem a chegar lá.

“Não é suposto mulheres como eu concorrerem ao governo”, afirmou a democrata aos jornalistas, depois de se recompor da surpresa dos resultados da noite eleitoral – venceu com mais de 57% dos votos.

Em entrevista à CNN, Alexandria considera que venceu porque tinha uma mensagem muito clara: “fomos bater a portas que nunca tinham sido batidas, falamos com comunidades que são habitualmente desvalorizadas e essas pessoas responderam“.

Em declarações à MSNBC, a norte-americana recordou que começou a corrida eleitoral há “nove meses apenas com um saco de papel com panfletos”. “Concorri porque achei que a nossa mensagem podia ser melhor, o nosso partido podia ser melhor, o nosso país pode ser melhor”, cita a Renascença.

De acordo com o Expresso, depois da morte do pai, Alexandria via a mãe limpar casas, enquanto dirigia ônibus escolares, para sustentar a família. “Entendo bem o sofrimento dos americanos das classes mais baixas porque foi assim que eu cresci”, afirmou.

Durante a campanha, Alexandria reivindicou um serviço nacional de saúde alargado, uma escola pública para todos, defendeu a política do “emprego universal”, que prevê que o governo federal encontre um emprego para cada cidadão, e pediu o fim da Agência de Controle de Imigração (ICE), bastante criticada pela forma como trata os imigrantes.

Questionada sobre a forma como o seu partido atua atualmente, a jovem considera que, se quiser vencer as eleições de novembro e as presidenciais de 2020, “tem que chegar aos jovens, a pessoas que não votam, a zonas maioritariamente de cor, onde o inglês é a segunda língua, a pessoas que têm dois empregos”, cita a rádio.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …