O histórico Monte de Saint-Michel, no litoral oeste da França, foi evacuado neste domingo pela Gendarmaria, informou a imprensa local que apontar para a presença de um indivíduo com atitude ameaçante.
O jornal regional “Ouest-France” afirmou na sua página na internet que o acesso aos ônibus de turismo foi fechado no começo da manhã devido à presença de um suspeito que as autoridades procuram “ativamente”.
Fontes da cidade de Mancha, onde fica o monumento, não confirmaram à Agência EFE a natureza do incidente, e se limitaram a assinalar que “algo aconteceu” e agentes foram enviados para o local.
“Um indivíduo entrou no Monte Saint-Michel e, diante do proprietário de uma cafeteria, proferiu ameaças muito precisas contra as forças da ordem“, disse o prefeito de Mancha, Jean-Marc Sabathé, em declarações coletadas pela emissora “France Info”.
Na dúvida, as autoridades preferiram fechar a abadia onde são realizados hoje ofícios religiosos e evacuar o Monte que às 11h (6h em Brasília) encontrava-se já praticamente vazio. A Gendarmaria revista neste momento todas as casas do local, embora tema que o homem tenha se camuflado entre os turistas e deixado o local, segundo Sabathé.
As autoridades inspecionam também as câmeras de segurança para identificar o sujeito que teria se apresentado como um artista de rua, portando uma mochila que não foi inspecionada em sua entrada na baía.
O monte Saint-Michel, o ponto mais turístico da Normandia e um dos maiores da França com mais de três milhões de visitas por ano, figura na lista do patrimônio da humanidade da Unesco desde 1979.
É uma emblemática vila medieval, numa península com falsa aparência de ilha, coroada por uma abadia que domina o monte, 170 metros acima do nível do mar.
// EFE