Ancine vai propor regulamentação e tributo sobre mercado de streaming

-

A Ancine apresenta nesta terça-feira (16) sua análise sobre o mercado de streaming no Brasil, propondo ao governo suas sugestões de normas que devem reger o setor.

Entre as principais propostas estão obrigações relacionadas a um mínimo de conteúdo nacional nas plataformas – o que inclui também as sugestões de conteúdo –, bem como o pagamento de um tributo para fomento da indústria nacional de audiovisual.

Na visão da Ancine, a regulamentação do mercado de streaming deve acontecer por meio de uma lei específica que abranja desde empresas como a Netflix, que trabalham com licenciamento e produções originais, até serviços de compartilhamento pelos próprios usuários, caso do YouTube, por exemplo.

Em todos os casos, a responsabilidade fica nas mãos de quem opera a plataforma e não do responsável pelo material original.

É daí que vem um dos pontos mais polêmicos da questão: a aplicação do Condecine, imposto cobrado desde 2002 e que compõe um fundo para fomento da indústria nacional de cinema. A Ancine propõe que as empresas de streaming apresentem relatórios de receita bruta ao governo, com até 4% desse montante sendo cobrado em tributos.

A proposta, entretanto, também quer pedir que as companhias apliquem um montante de 4% de seu faturamento em coproduções de cinema nacional.

Não fica claro, porém, se as duas ideias se complementam, com as empresas optando entre pagar o Condecine ou investir por conta própria, ou se ambas as ações deverão ser realizadas pelas companhias, o que pode acabar gerando mais impacto nas companhias.

Outro ponto polêmico está relacionado a uma exigência mínima de apresentação de conteúdo produzido no Brasil, assim como acontece hoje no mercado de TV a cabo.

A proposta da Ancine pede que 20% do total de títulos disponíveis nas plataformas sejam brasileiros, sendo metade disso composto apenas de produções independentes. Além disso, obriga as empresas a sempre contarem com filmes nacionais em suas sugestões para os usuários.

Essa obrigação tem a ver com um panorama traçado pela Ancine sobre a presença de filmes nacionais nas principais plataformas que operam no Brasil.

Todas, sem exceção, estão abaixo da quantidade mínima proposta pela agência, com a Netflix apresentando um dos piores índices, com somente 0,8% de conteúdo brasileiro, ficando à frente somente do Crackle, que não possui nenhuma produção local em seu catálogo. Na outra ponta do espectro está o HBO GO, com 15,3%.

Normas relacionadas também obrigam os serviços a contarem com opções de localização para o português, como dublagens e legendas, além de opções inclusivas como tradução por Libras ou áudio-descrição.

Ainda, as normas devem obrigar os conteúdos a sempre trazerem classificação indicativa de acordo com os padrões do Ministério da Justiça e possibilidade de bloqueio parental para material impróprio.

Com a proposta, a Ancine deseja assumir o mesmo papel de regulação que realiza hoje com relação ao mercado de cinema, podendo solicitar informações às empresas e realizando fiscalizações e regulamentações.

Seria ela, também, a responsável por implementar sanções às companhias que não cumprirem as regras ou não compartilharem os dados de oferta e demanda de conteúdo.

De acordo com a Agência Nacional de Cinema, hoje são 44 serviços de streaming operando no Brasil. A penetração entre a população, entretanto, ainda é baixa, com 10% do total de domicílios no país tendo usuários de pelo menos uma das plataformas em operação por aqui.

Após apresentação, as propostas da Ancine seguem para o Conselho Superior de Cinema, que conta com representantes de produtores de conteúdo, empresas de telecomunicações e da sociedade civil. O órgão é responsável por tomar decisões relacionadas à regulamentação do mercado de audiovisual no Brasil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …