Ancine vai propor regulamentação e tributo sobre mercado de streaming

-

A Ancine apresenta nesta terça-feira (16) sua análise sobre o mercado de streaming no Brasil, propondo ao governo suas sugestões de normas que devem reger o setor.

Entre as principais propostas estão obrigações relacionadas a um mínimo de conteúdo nacional nas plataformas – o que inclui também as sugestões de conteúdo –, bem como o pagamento de um tributo para fomento da indústria nacional de audiovisual.

Na visão da Ancine, a regulamentação do mercado de streaming deve acontecer por meio de uma lei específica que abranja desde empresas como a Netflix, que trabalham com licenciamento e produções originais, até serviços de compartilhamento pelos próprios usuários, caso do YouTube, por exemplo.

Em todos os casos, a responsabilidade fica nas mãos de quem opera a plataforma e não do responsável pelo material original.

É daí que vem um dos pontos mais polêmicos da questão: a aplicação do Condecine, imposto cobrado desde 2002 e que compõe um fundo para fomento da indústria nacional de cinema. A Ancine propõe que as empresas de streaming apresentem relatórios de receita bruta ao governo, com até 4% desse montante sendo cobrado em tributos.

A proposta, entretanto, também quer pedir que as companhias apliquem um montante de 4% de seu faturamento em coproduções de cinema nacional.

Não fica claro, porém, se as duas ideias se complementam, com as empresas optando entre pagar o Condecine ou investir por conta própria, ou se ambas as ações deverão ser realizadas pelas companhias, o que pode acabar gerando mais impacto nas companhias.

Outro ponto polêmico está relacionado a uma exigência mínima de apresentação de conteúdo produzido no Brasil, assim como acontece hoje no mercado de TV a cabo.

A proposta da Ancine pede que 20% do total de títulos disponíveis nas plataformas sejam brasileiros, sendo metade disso composto apenas de produções independentes. Além disso, obriga as empresas a sempre contarem com filmes nacionais em suas sugestões para os usuários.

Essa obrigação tem a ver com um panorama traçado pela Ancine sobre a presença de filmes nacionais nas principais plataformas que operam no Brasil.

Todas, sem exceção, estão abaixo da quantidade mínima proposta pela agência, com a Netflix apresentando um dos piores índices, com somente 0,8% de conteúdo brasileiro, ficando à frente somente do Crackle, que não possui nenhuma produção local em seu catálogo. Na outra ponta do espectro está o HBO GO, com 15,3%.

Normas relacionadas também obrigam os serviços a contarem com opções de localização para o português, como dublagens e legendas, além de opções inclusivas como tradução por Libras ou áudio-descrição.

Ainda, as normas devem obrigar os conteúdos a sempre trazerem classificação indicativa de acordo com os padrões do Ministério da Justiça e possibilidade de bloqueio parental para material impróprio.

Com a proposta, a Ancine deseja assumir o mesmo papel de regulação que realiza hoje com relação ao mercado de cinema, podendo solicitar informações às empresas e realizando fiscalizações e regulamentações.

Seria ela, também, a responsável por implementar sanções às companhias que não cumprirem as regras ou não compartilharem os dados de oferta e demanda de conteúdo.

De acordo com a Agência Nacional de Cinema, hoje são 44 serviços de streaming operando no Brasil. A penetração entre a população, entretanto, ainda é baixa, com 10% do total de domicílios no país tendo usuários de pelo menos uma das plataformas em operação por aqui.

Após apresentação, as propostas da Ancine seguem para o Conselho Superior de Cinema, que conta com representantes de produtores de conteúdo, empresas de telecomunicações e da sociedade civil. O órgão é responsável por tomar decisões relacionadas à regulamentação do mercado de audiovisual no Brasil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …