EUA enviam mais um porta-aviões nuclear para próximo da Coreia

Nathan Burke / U.S. Navy

Porta aviões classe Nimitz USS Ronald Reagan da Marinha dos EUA

Porta aviões classe Nimitz USS Ronald Reagan da Marinha dos EUA

A Marinha dos Estados Unidos confirmou, esta sexta-feira, que enviou o seu porta-aviões USS Ronald Reagan para as águas perto da península coreana, região que vive uma tensão especial nos últimos meses entre Washington e Coreia do Norte, e onde já se encontra outro porta-aviões, o USS Carl Vinson.

Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, o porta-aviões norte-americano zarpou da base de Yokosuka, no Japão, “para realizar testes prolongados em águas do Japão”.

Em breve comunicado, o Comando do Pacífico (PACOM) dos Estados Unidos confirmou que o supercarrier USS Ronald Reagan, cujo porto base é Yokosuka, “iniciou sua patrulha regular de primavera à volta do Pacífico Ocidental”.

Um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul confirmou entretanto à Agência EFE que o USS Carl Vinson realiza atualmente manobras com a marinha sul-coreana no Mar do Japão.

O comunicado do PACOM não esclarece se os dois porta-aviões de propulsão nuclear estão juntos, sendo que não é habitual que os EUA usem vários navios deste gênero no “mesmo teatro de operações”.

Por outro lado, uma fonte do governo de Seul disse à agência Yonhap que os dois porta-aviões podem eventualmente realizar manobras conjuntas com as forças da Coreia do Sul no princípio de junho, mas o Ministério da Defesa recusou se pronunciar sobre o assunto.

A expedição parece destacar a preocupação do Pentágono sobre a Coreia do Norte, que no último domingo lançou um míssil de médio alcance que apelidou de “teste para transporte ogiva nuclear”, mostrando os avanços de Pyongyang no desenvolvimento de um futuro míssil atômico intercontinental que alcance o território americano.

De acordo com a Stars & Stripes, a partida do USS Ronald Reagan foi adiada devido a um problema técnico que impediu o super-porta-aviões de zarpar na segunda-feira.

O USS Ronald Reagan, 9º navio da classe Nimitz, é o navio-almirante do 5º Grupo de Ataque da frota da Marinha dos EUA no Pacífico. Com dois reactores nucleares, o navio é capaz de transportar 80 aviões de combate e uma tripulação de até 5500 homens.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …