Anitta é aplaudida de pé em Harvard: “Para mudar letras do funk, realidade tem de mudar”

Valter Pontes / Agecom

A funkeira Anitta

Dona de sucessos como “Vai Malandra”, a artista falou sobre a importância da educação na Brazil Conference, evento organizado pela Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O evento já recebeu autoridades como a ex-presidente Dilma Rousseff.

Nome mais aplaudido da noite, a carioca de 25 anos ressaltou a influência de uma estrutura familiar representada pela figura de sua mãe, além de ter cobrado os políticos de suas responsabilidades como atores decisivos para o desenvolvimento social justo.

É questão de paciência investir em educação e esperar essa bola de neve ir diminuindo, essa crise ir baixando ao longo do tempo. Investir nisso não vai aparecer em quatro anos. Leva tempo”, constatou a cantora, em matéria publicada pelo G1.

Movimento intensificado por volta dos anos 2000, o funk rotineiramente foi alvo de acusações que o colocam como um dos responsáveis pela violência. Porém, em muitos momentos é possível perceber um preconceito de classe e raça, inflado com a proposta do Senado que tentou criminalizá-lo. Isso se dá porque o estilo musical é popular sobretudo entre jovens negros das periferias brasileiras. Situação vivida também pelo rap.

“Antes de cantar, eu nunca tinha ido à zona sul do Rio de Janeiro. Então é muito difícil você cantar o ‘barquinho vai, a tardinha cai’ [referência à Bossa Nova] se você nunca viu essas coisas. O funkeiro canta a realidade dele. Se ele acorda, abre a janela e vê gente armada e se drogando, gente se prostituindo, essa é a realidade dele”, disse, em declarações divulgadas pela BBC.

Para mudar as letras do funk, você tem que mudar antes a realidade de quem está naquela área”, completou.

Quase 10 anos depois do início de sua trajetória, Anitta se coloca como uma das principais representações da música brasileira atual, tendo inclusive se apresentado ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso na abertura das Olimpíadas. Com cachês médios de R$ 200 mil, a cantora foi listada pela revista Vogue como uma das 100 pessoas mais influentes e criativas do mundo.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo implante controla fome e pode substituir cirurgia bariátrica

Um implante simples de um dispositivo sem fio, que controla o apetite, pode substituir a cirurgia bariátrica. Ele foi criado por médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas, EUA e pode ajudar na perda de …

Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as …

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

"Não comemorei ou me orgulhei de ter banido Trump do Twitter", diz Jack Dorsey

Em uma série de tuítes, Jack Dorsey, cofundador e CEO do Twitter, defendeu o banimento de Donald Trump da rede social na última sexta-feira (8). Segundo o executivo, essa foi a medida certa para a …

EUA adicionam Xiaomi e mais 8 empresas chinesas à lista de companhias ligadas a militares

Departamento de Defesa dos EUA lista Xiaomi e mais oito empresas por ligações com militares chineses. Para analistas, a listagem é um "frenesi final" do governo Trump em sua campanha anti-China. Na quinta-feira (14), o Departamento …