Anitta é aplaudida de pé em Harvard: “Para mudar letras do funk, realidade tem de mudar”

Valter Pontes / Agecom

A funkeira Anitta

Dona de sucessos como “Vai Malandra”, a artista falou sobre a importância da educação na Brazil Conference, evento organizado pela Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O evento já recebeu autoridades como a ex-presidente Dilma Rousseff.

Nome mais aplaudido da noite, a carioca de 25 anos ressaltou a influência de uma estrutura familiar representada pela figura de sua mãe, além de ter cobrado os políticos de suas responsabilidades como atores decisivos para o desenvolvimento social justo.

É questão de paciência investir em educação e esperar essa bola de neve ir diminuindo, essa crise ir baixando ao longo do tempo. Investir nisso não vai aparecer em quatro anos. Leva tempo”, constatou a cantora, em matéria publicada pelo G1.

Movimento intensificado por volta dos anos 2000, o funk rotineiramente foi alvo de acusações que o colocam como um dos responsáveis pela violência. Porém, em muitos momentos é possível perceber um preconceito de classe e raça, inflado com a proposta do Senado que tentou criminalizá-lo. Isso se dá porque o estilo musical é popular sobretudo entre jovens negros das periferias brasileiras. Situação vivida também pelo rap.

“Antes de cantar, eu nunca tinha ido à zona sul do Rio de Janeiro. Então é muito difícil você cantar o ‘barquinho vai, a tardinha cai’ [referência à Bossa Nova] se você nunca viu essas coisas. O funkeiro canta a realidade dele. Se ele acorda, abre a janela e vê gente armada e se drogando, gente se prostituindo, essa é a realidade dele”, disse, em declarações divulgadas pela BBC.

Para mudar as letras do funk, você tem que mudar antes a realidade de quem está naquela área”, completou.

Quase 10 anos depois do início de sua trajetória, Anitta se coloca como uma das principais representações da música brasileira atual, tendo inclusive se apresentado ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso na abertura das Olimpíadas. Com cachês médios de R$ 200 mil, a cantora foi listada pela revista Vogue como uma das 100 pessoas mais influentes e criativas do mundo.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …