Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje.

Uma lição antiga preservada em uma laje de cera montada em madeira diz: “Deve aceitar conselhos apenas de um homem sábio” e “Não pode confiar em todos os seus amigos”.

Adquirido pela British Library em 1892, o objeto não é exibido publicamente desde a década de 1970. A obra será apresentada em uma exposição da British Library chamada “Writing: Making Your Mark”, que traça a evolução da escrita em mais de 5 mil anos de história humana, afirmaram representantes de bibliotecas em comunicado.

A tarefa de casa é uma lição de duas partes em grego que mostra a vida cotidiana de um aluno que frequenta a escola primária no Egito há cerca de 1.800 anos, explicou o cocurador Peter Toth.

Uma parte da tarefa foi um exercício de escrita. A laje exibe o exemplo escrito de um professor na primeira linha, e as próximas duas linhas contêm as mesmas palavras copiadas “desajeitadamente” pelo aluno, assim como os alunos de hoje em dia copiam linhas escritas pelos professores. O resto do trabalho de casa incluía uma tabela de multiplicação e exercícios de leitura.

Embora o nome e o sexo do proprietário do trabalho sejam desconhecidos, a criança provavelmente era um menino de uma família rica, já que a educação formal no antigo Egito era tipicamente reservada para homens de privilégio, de acordo com o Royal Ontario Museum.

As linhas copiadas pelo estudante não serviram apenas para praticar caligrafia – também tinham a intenção de transmitir lições morais. “Não são apenas as mãos e os dedos, mas também a mente que está sendo instruída aqui”, disse Toth.

Lajes de tarefas de casa como essa eram feitas ao derramar cera derretida e escura em uma depressão retangular no centro de uma tábua de madeira. Quando a cera esfriava, professores e alunos podiam usar uma caneta de metal para riscar letras que pareciam mais claras contra o fundo escuro.

A cera normalmente se parte na presença de humidade, por isso o clima seco da região provavelmente ajudou a preservar o achado arqueológico.

A exposição, que abre em agosto, reúne mais de 100 artefatos, exemplos de escrita de civilizações antigas a culturas modernas, incluindo monumentos de pedra com hieróglifos egípcios, uma cópia do clássico literário “Ulisses”, notas musicais escritas por Mozart e instrumentos de tatuagem contemporâneos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …