Ao sair do hospital, Bolsonaro defende Pazuello e diz que propina ‘é pelado dentro da piscina’

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Jair Bolsonaro

Presidente saiu do hospital na manhã de ontem (18) e fez declarações sobre suposto envolvimento do ex-ministro da Saúde em superfaturamento na compra de vacinas. Bolsonaro deixou hospital acompanhado por Valdemiro Santiago.

Neste domingo (18), após receber alta, o presidente Jair Bolsonaro fez declarações acerca das supostas indicações de que o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, estaria envolvido em esquema de superfaturamento na aquisição de vacinas CoronaVac.

O presidente culpou lobistas e disse que “lá em Brasília não falta gente tentando vender lote na Lua” para defender o general, segundo a Folha de São Paulo.

“Quando fala em propina, ‘é pelado dentro da piscina‘, e não gravando um vídeo para anunciar a assinatura de um memorando de entendimento para a compra”, afirmou o presidente.

Conforme noticiado na sexta-feira (16), foi revelado que, em um compromisso fora da agenda, Pazuello havia prometido a um grupo comprar 30 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac que foram formalmente oferecidas ao governo federal por quase o triplo do preço negociado pelo Instituto Butantan.

Além da grande discrepância no valor da negociação da vacina, o encontro com intermediadores no Ministério da Saúde contradiz o que o general já disse à CPI da Covid.

O final do encontro foi registrado em um vídeo, no qual estão presentes Pazuello e os intermediadores da transação.

Bolsonaro disse que, se estivesse no ministério, “teria apertado a mão daqueles caras todos“, após ser questionado se não era estranho um ministro aceitar conversar com representantes que se dizem autorizados a vender imunizantes em nome de empresas.

“O receber, ele não estava sentado à mesa. Geralmente, tira fotografia sentado na mesa negociando. E se fosse propina não dava entrevista, meu Deus do céu, não faria aquele vídeo. Dá para você entender isso aí?”, declarou o presidente.

Bolsonaro também negou, mais uma vez, outros dois superfaturamentos envolvendo compra de imunizantes, no caso, a vacina indiana Covaxin e a AstraZeneca.

Todos vocês da mídia nos pressionavam por vacinas, então muitas pessoas foram recebidas lá no ministério […] É motivo de orgulho para mim saber que todos esses possíveis contratos não deram mais que um passo.”

O presidente deixou o hospital hoje (18) após ser internado por uma obstrução intestinal. Ele saiu do hospital acompanhado do apóstolo Valdemiro Santiago, um de seus aliados evangélicos conhecido por usar roupas de caubói e que foi alvo, em 2020, de notícia-crime por “possível prática de estelionato” impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

“Bolsonaro não está dando os anéis, mas os dedos para tentar salvar o braço”, diz cientista política

O novo ministro super poderoso do governo de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, nomeado para a Casa Civil, toma posse esta semana. Apesar de todo o fisiologismo, a analista Graziella Testa, da Escola de Políticas …

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …

Orçamento recorde não salva Jogos Olímpicos de Tóquio do desânimo causado pela Covid-19

Os jornais franceses desta detalharam o desafio dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que começaram oficialmente nesta sexta-feira (23) sob a ameaça da Covid-19 e uma impopularidade recorde no Japão. Para a imprensa …

Comunidade LGBTQ da Hungria teme repressão e perseguições

Nos últimos meses, Boldizsár Nagy teve que lidar com situações que nunca imaginara. Por muito tempo, ele foi um jornalista e editor de livros infantis desconhecido, "ninguém especial", em suas próprias palavras. Quando, em 2020, ele …

68 anos! Conheça a história do homem com a maior crise de soluço do mundo

Você provavelmente já teve soluços ao longo da vida, certo? Alguns minutos de soluço são suficientes para deixar qualquer um emburrado. Mas já pensou soluçar por nada menos que 68 anos seguidos? Pois foi isso …

Mesmo após crise gerada por pandemia, Brasil terá 10 milhões de desempregados, dizem economistas

Com a aceleração da vacinação na maior parte do país, os brasileiros já começam a vislumbrar uma luz no fim do túnel da pandemia do coronavírus. Diante da perspectiva de gradual volta à normalidade, espera-se …