Ao sair do hospital, Bolsonaro defende Pazuello e diz que propina ‘é pelado dentro da piscina’

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Jair Bolsonaro

Presidente saiu do hospital na manhã de ontem (18) e fez declarações sobre suposto envolvimento do ex-ministro da Saúde em superfaturamento na compra de vacinas. Bolsonaro deixou hospital acompanhado por Valdemiro Santiago.

Neste domingo (18), após receber alta, o presidente Jair Bolsonaro fez declarações acerca das supostas indicações de que o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, estaria envolvido em esquema de superfaturamento na aquisição de vacinas CoronaVac.

O presidente culpou lobistas e disse que “lá em Brasília não falta gente tentando vender lote na Lua” para defender o general, segundo a Folha de São Paulo.

“Quando fala em propina, ‘é pelado dentro da piscina‘, e não gravando um vídeo para anunciar a assinatura de um memorando de entendimento para a compra”, afirmou o presidente.

Conforme noticiado na sexta-feira (16), foi revelado que, em um compromisso fora da agenda, Pazuello havia prometido a um grupo comprar 30 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac que foram formalmente oferecidas ao governo federal por quase o triplo do preço negociado pelo Instituto Butantan.

Além da grande discrepância no valor da negociação da vacina, o encontro com intermediadores no Ministério da Saúde contradiz o que o general já disse à CPI da Covid.

O final do encontro foi registrado em um vídeo, no qual estão presentes Pazuello e os intermediadores da transação.

Bolsonaro disse que, se estivesse no ministério, “teria apertado a mão daqueles caras todos“, após ser questionado se não era estranho um ministro aceitar conversar com representantes que se dizem autorizados a vender imunizantes em nome de empresas.

“O receber, ele não estava sentado à mesa. Geralmente, tira fotografia sentado na mesa negociando. E se fosse propina não dava entrevista, meu Deus do céu, não faria aquele vídeo. Dá para você entender isso aí?”, declarou o presidente.

Bolsonaro também negou, mais uma vez, outros dois superfaturamentos envolvendo compra de imunizantes, no caso, a vacina indiana Covaxin e a AstraZeneca.

Todos vocês da mídia nos pressionavam por vacinas, então muitas pessoas foram recebidas lá no ministério […] É motivo de orgulho para mim saber que todos esses possíveis contratos não deram mais que um passo.”

O presidente deixou o hospital hoje (18) após ser internado por uma obstrução intestinal. Ele saiu do hospital acompanhado do apóstolo Valdemiro Santiago, um de seus aliados evangélicos conhecido por usar roupas de caubói e que foi alvo, em 2020, de notícia-crime por “possível prática de estelionato” impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …