Cientistas do MIT criam aparelho que lê (literalmente) a nossa mente

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criaram um dispositivo que lê a mente humana, sendo capaz de realizar diversas ações humanas tendo como base os nossos pensamentos.

Esse é o primeiro dispositivo que consegue, literalmente, ler mentes. Trata-se de um fone capaz de ler a mente humana, uma ideia desenvolvida no MIT com o objetivo de tornar menos constrangedores os contatos com interfaces como a Siri, da Apple.

O AlterEgo é um mecanismo que transcreve o que os utilizadores pensam sem ser necessário verbalizar, através de um sistema de elétrodos conectados à pele.

Segundo o Diário de Notícias, o dispositivo é preso por cima da orelha e usado ao redor da mandíbula e do queixo. Quatro elétrodos entram em contato com a pele e são os responsáveis por captar os sinais neuromusculares que são acionados cada vez que uma pessoa pensa.

Isso se torna possível graças à subvocalização, uma prática inerente aos seres humanos que consiste em “falar palavras” apenas na nossa cabeça, sem dizê-las em voz alta.

De uma forma prática, quando um utilizador fala consigo mesmo, a inteligência artificial presente no dispositivo descodifica tanto sinais como palavras específicas, verbalizando-as não em voz alta, mas num computador.

Arnav Kapur, o jovem que liderou o desenvolvimento do sistema no Media Lab do MIT, explicou ao site da faculdade que a ideia dos cientistas era “ter uma plataforma de computação interna, que juntasse humanos e máquinas e que proporcionasse uma extensão da nossa própria cognição“.

Em um teste realizado com 10 pessoas, durante 15 minutos, o AlterEgo conseguiu uma média de 92% de precisão na transcrição do que cada um dos participantes pensava, passando com distinção no teste.

O objetivo passa por tornar a comunicação com interfaces como a Siri, da Apple, menos constrangedora, permitindo que interfaces desse tipo comuniquem com os utilizadores de maneira silenciosa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …