Seguir dietas não é nada fácil, mudar os hábitos alimentares, menos ainda. Mas, se a invenção de cientistas de uma universidade de Londres der certo, tudo pode ficar muito mais tranquilo.
Uma equipe de cientistas britânicos está desenvolvendo um dispositivo capaz de enganar seu paladar, transformando o gosto do que você está comendo.
Chamado Tasty Buddy, o aparelho é, por enquanto, uma barrinha de 2 centímetros que, colocada sobre a língua, usa sinais elétricos para estimular as papilas gustativas de modo a “transformar” o sabor de qualquer alimento para o que for escolhido.
Como exemplo, os criadores utilizam o brócolis, alimento-símbolo da recusa infantil por vegetais – que por algum motivo foi usado no antigo comercial da Sustagen Kids com a “criança que provavelmente não existe” pedindo brócolis para sua mãe.
O protótipo do Tasty Buddy é capaz de mudar os sabores para doce ou salgado, mas a ideia dos desenvolvedores é personalizar mais essas opções.
Adrian Cheok, professor responsável pelo projeto, diz que “muitas crianças odeiam o sabor de vegetais, e o Tasty Buddy pode ajudar a salvar vidas, permitindo que as pessoas escolham alimentos mais saudáveis”.
Para imitar o sabor de doces, o dispositivo aquece rapidamente, estimulando receptores que reagem ao calor. Já para o salgado, uma leve corrente elétrica ativa as papilas responsáveis pelo sabor.
O Tasty Buddy será exibido em março, em uma feira de tecnologia na Inglaterra.
// Hypeness