Computadores serão desligados para que as pessoas parem de trabalhar até tarde na Coreia do Sul

A prefeitura da capital da Coreia do Sul estabeleceu uma nova regra para forçar os funcionários a irem embora na hora certa: os computadores serão desligados automaticamente às 19h.

Inicialmente, o encerramento automático irá funcionar apenas às sextas-feiras.

A administração da cidade tenta acabar com o que é classificado como “cultura de trabalhar muito” – algo que também tem causado polêmica no vizinho Japão, onde os casos de morte por excesso de trabalho, incluindo suicídios, chamaram a atenção da mídia e da opinião pública, de acordo com a BBC.

A Coreia do Sul tem uma das maiores jornadas de trabalho do mundo. Os funcionários públicos trabalham em média 2.739 horas por ano – cerca de mil horas a mais que os trabalhadores de outros países desenvolvidos.

Isso dá cerca de 57 horas por semana. No Brasil, a jornada de trabalho de funcionários públicos costuma ser de 40 horas por semana e setores privados devem respeitar um máximo de 44 horas semanais.

A nova regra do governo municipal de Seul será implantada em três fases ao longo dos próximos três meses, a começar no dia 30 de março, quando os computadores serão desligados às 20h.

Em abril, os trabalhadores já não poderão usar os aparelhos a partir das 19h30 em duas sextas-feiras por mês. A partir de maio, os computadores serão desligados todas as sextas, às 19h.

Segundo o governo, todos os funcionários estarão sujeitos às novas medidas, mas podem ser concedidas exceções em circunstâncias especiais.

No entanto, a maioria dos funcionários parece discordar das medidas – de acordo com a administração, 67,1% dos trabalhadores pediram para ser excluídos do esquema.

O excesso de trabalho é um problema recorrente na Coreia do Sul. No início de março, a Assembleia Legislativa aprovou uma lei para diminuir a jornada de trabalho máxima de 68 horas por semana para 52 horas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …

Turquia repatria jihadistas estrangeiros do "Estado Islâmico"

A Turquia começou a repatriar nesta segunda-feira (11/11) jihadistas estrangeiros do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) que foram capturados no norte da Síria. Um alemão, um dinamarquês e um americano foram os primeiros deportados por …