Apple pode estar se preparando para comprar a Disney

matteoartizzu / Flickr

Sede da Apple, em Cupertino

Sede da Apple, em Cupertino

A gente já se acostumou a ver empresa comprando empresa dentro desse mundo da tecnologia e entretenimento. É algo relativamente comum. No entanto, a coisa muda um pouco de figura quando falamos de duas gigantes, como é o caso de Apple e Disney.

Segundo alguns novos rumores que surgiram nos últimos dias, a Maçã de Cupertino estaria cogitando adquirir nada menos do que a Casa do Mickey e todas as marcas embaixo de seu guarda-chuva.

O boato surgiu após o analista de mercado Steven Cahall enviar uma nota a seus clientes com a sugestão de que essa aquisição poderia acontecer. Ele não traz muitos detalhes de onde essa informação veio e nem o que podemos de fato esperar dela, mas foi o suficiente para deixar todo mundo em polvorosa com essa possibilidade.

Como explica o site Business Insider, o mercado de entretenimento está em uma constante guerra pela atenção (e pelo dinheiro) do usuário e vence quem tiver mais conteúdo que motive esse indivíduo a comprar produtos relacionados. E a Disney sempre foi referência nisso, seja com suas animações ou seu recém-adquirido universo Marvel e Star Wars.

Outros analistas apontam para o mesmo caminho. Samantha Greenberg, da Margarete Capital, afirmou em carta para investidores que a compra da Disney pela Apple seria a aquisição mais lógica para a Maçã fazer. Segundo ela, isso expandiria o valor da marca ainda mais.

John Malone, da Liberty Media, concorda com esse ponto de vista, sobretudo ao lembrar que ter controle sobre a ESPN — que também pertence à Disney — seria mais do que interessante aos negócios da Apple.

Apesar desse otimismo e empolgação do mercado, a verdade é que não há nenhum indicativo mais concreto que isso vá realmente acontecer. De fato, a junção dessas duas gigantes formaria um colosso do entretenimento e da tecnologia.

Como dito, a Disney detém os direitos de franquias muito valiosas, além de serviços e emissoras igualmente populares. Nas mãos da Apple, isso se tornaria um atrativo a mais para suas plataformas. Uma exclusividade dos filmes e conteúdos Disney no iTunes seria um golpe e tanto na Netflix, por exemplo.

Mas, de novo, tudo não passa de rumor.

Analistas de marcado acreditam que a receita de US$ 200 bilhões da Apple possa ser o suficiente para fazer essa compra, mas a gente sabe que há fatores que vão além da cifra dentro dessa questão.

No entanto, caso as duas marcas realmente se juntem, pode ter certeza de que a quantidade de dinheiro envolvida não será nada pequena. O cofre do Tio Patinhas — que também é da Disney — vai ser pouco para guardar tanta moeda assim.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …