Apple pode estar se preparando para comprar a Disney

matteoartizzu / Flickr

Sede da Apple, em Cupertino

Sede da Apple, em Cupertino

A gente já se acostumou a ver empresa comprando empresa dentro desse mundo da tecnologia e entretenimento. É algo relativamente comum. No entanto, a coisa muda um pouco de figura quando falamos de duas gigantes, como é o caso de Apple e Disney.

Segundo alguns novos rumores que surgiram nos últimos dias, a Maçã de Cupertino estaria cogitando adquirir nada menos do que a Casa do Mickey e todas as marcas embaixo de seu guarda-chuva.

O boato surgiu após o analista de mercado Steven Cahall enviar uma nota a seus clientes com a sugestão de que essa aquisição poderia acontecer. Ele não traz muitos detalhes de onde essa informação veio e nem o que podemos de fato esperar dela, mas foi o suficiente para deixar todo mundo em polvorosa com essa possibilidade.

Como explica o site Business Insider, o mercado de entretenimento está em uma constante guerra pela atenção (e pelo dinheiro) do usuário e vence quem tiver mais conteúdo que motive esse indivíduo a comprar produtos relacionados. E a Disney sempre foi referência nisso, seja com suas animações ou seu recém-adquirido universo Marvel e Star Wars.

Outros analistas apontam para o mesmo caminho. Samantha Greenberg, da Margarete Capital, afirmou em carta para investidores que a compra da Disney pela Apple seria a aquisição mais lógica para a Maçã fazer. Segundo ela, isso expandiria o valor da marca ainda mais.

John Malone, da Liberty Media, concorda com esse ponto de vista, sobretudo ao lembrar que ter controle sobre a ESPN — que também pertence à Disney — seria mais do que interessante aos negócios da Apple.

Apesar desse otimismo e empolgação do mercado, a verdade é que não há nenhum indicativo mais concreto que isso vá realmente acontecer. De fato, a junção dessas duas gigantes formaria um colosso do entretenimento e da tecnologia.

Como dito, a Disney detém os direitos de franquias muito valiosas, além de serviços e emissoras igualmente populares. Nas mãos da Apple, isso se tornaria um atrativo a mais para suas plataformas. Uma exclusividade dos filmes e conteúdos Disney no iTunes seria um golpe e tanto na Netflix, por exemplo.

Mas, de novo, tudo não passa de rumor.

Analistas de marcado acreditam que a receita de US$ 200 bilhões da Apple possa ser o suficiente para fazer essa compra, mas a gente sabe que há fatores que vão além da cifra dentro dessa questão.

No entanto, caso as duas marcas realmente se juntem, pode ter certeza de que a quantidade de dinheiro envolvida não será nada pequena. O cofre do Tio Patinhas — que também é da Disney — vai ser pouco para guardar tanta moeda assim.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …