Arcebispo nos EUA diz que Papa sabia de abusos e pede sua renúncia

catholicism / Flickr

Papa Francisco

O antigo núncio apostólico nos Estados Unidos, o arcebispo Carlo Maria Viganò, acusa o Papa Francisco de saber, desde junho de 2013, obre as acusações de abusos sexuais sobre o cardeal Theodore McCarrick, pedindo a ele que renuncie.

O arcebispo Viganò, de 77 anos, escreveu uma carta de 11 páginas, publicada no domingo (26), por alguns meios de cariz conservador em vários países, na qual o prelado acusa outros membros da Curia de formarem um lobby gay e de encobrirem as acusações contra o cardeal norte-americano. A carta se baseia em acusações pessoais e o prelado não aponta qualquer documentação ou prova.

O embaixador do Vaticano escreve que Francisco soube do caso em 23 de junho de 2013, porque o próprio o comunicou “e continuou a encobrir o cardeal ex-arcebispo de Washington, McCarrik”.

Em junho passado, McCarrik, de 88 anos, foi afastado do colégio cardinalício e o papa argentino “ordenou sua suspensão do exercício de qualquer ministério público, assim como a obrigação de permanecer em casa, que será destinada a ele para uma vida de oração e penitência”.

Viganò explica que em 2013 foi o mesmo pontífice quem perguntou: “Como é o cardeal McCarrick?”, ao que o informou que ele “corrompeu gerações de seminaristas e sacerdotes e que o Papa Bento XVI o mandou se retirar para uma vida de oração e penitência”. Informou também que havia informação de tudo na Congregação para os Bispos.

O Papa não considerou necessário comentar as acusações, que alegam que teria ignorado durante seu pontificado ações do cardeal norte-americano, acusado publicamente em julho de abuso sexual.

“Não vou dizer uma palavra sobre isso, acho que o comunicado fala por si”, declarou o Papa Francisco, quando questionado durante o retorno a Roma após a visita à Irlanda.

“Eu li o comunicado esta manhã”, disse o papa aos jornalistas, que o acompanharam no avião, referindo-se à carta. “Leiam o comunicado atentamente e façam o vosso próprio julgamento”, acrescentou.

“Têm capacidade jornalística suficiente para tirar conclusões. É um ato de confiança. Quando passar algum tempo e vocês tiverem tirado as conclusões, talvez eu fale, mas gostaria que a vossa maturidade profissional fizesse isso”, afirmou o pontífice.

Psiquiatria caso homossexualidade se “manifeste na infância”

O papa Francisco recomendou aos pais o recurso à psiquiatria assim que eles percebam tendências homossexuais dos filhos durante a infância, noticiou nesta segunda-feira (27) a agência de notícias France-Presse.

“Quando [a homossexualidade] se manifesta na infância, a psiquiatria pode desempenhar um papel importante para ajudar a perceber como as coisas são. Mas é outra coisa quando ocorre depois dos vinte anos”, respondeu o papa a um jornalista, a bordo do avião que o transportava da Irlanda para Roma.

Questionado sobre o que diria aos pais com filhos homossexuais, afirmou que lhes pediria “que rezem, que dialoguem e que entendam, mas que não condenem”.

Por fim, defendeu que o “silêncio nunca será uma cura” porque, destacou, “ignorar um filho ou uma filha com tendências homossexuais revela falta de paternidade ou maternidade”.

Entretanto, o Vaticano corrigiu o Papa Francisco no que diz respeito ao assunto. A palavra “psiquiatria” foi retirada do “verbatim” publicado pelo serviço de imprensa do Vaticano, “para não alterar o pensamento do Papa”, explicou à agência de notícias AFP uma porta-voz do Vaticano.

“Quando o Papa se refere à psiquiatria, é claro que ele faz isso como um exemplo que entra nas diferentes medidas que podem ser tomadas”, explicou a mesma fonte.

“Mas, com essa palavra, não tinha a intenção de dizer que se tratava de uma doença psiquiátrica, mas que talvez fosse necessário ver como são as coisas a nível psicológico”, acrescentou o porta-voz.

Papa implorou “o perdão do Senhor”

O Papa Francisco passou o fim de semana na Irlanda, onde visitou um famoso templo e rezou a missa no domingo, no segundo dia de visita ao país, depois de ter se encontrado com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero ou por autoridades e instituições católicas.

No domingo, durante uma visita ao Santuário de Knock, a cerca de 180 quilômetros de Dublin, o Papa Francisco “implorou o perdão do Senhor” pelas agressões sexuais cometidas na Irlanda por padres católicos.

“Eu imploro o perdão do Senhor por esses pecados, pelo escândalo e traição sentidos por muitos na família de Deus”, acrescentou.

Desde 2002, mais de 14.500 pessoas foram vítimas de abuso sexual por padres na Irlanda. A hierarquia da igreja irlandesa é acusada de ter encoberto centenas de sacerdotes. Várias investigações também revelaram práticas de adoções ilegais de crianças nascidas de mulheres solteiras, realizadas pelo Estado irlandês com a cumplicidade da Igreja Católica.

A magnitude dos escândalos explica em parte a perda de influência da igreja sobre a sociedade irlandesa, historicamente muito católica nos últimos anos.

“Nenhum de nós pode deixar de se sentir movido pelas histórias de menores que sofreram abusos, que foram roubados da inocência e que foram deixados para trás por lembranças dolorosas. Esta ferida aberta nos desafia a sermos firmes e determinados na busca da verdade e da justiça”, disse o pontífice citado pela AFP.

No sábado, Francisco falou com oito vítimas de abuso, incluindo duas que foram forçadamente doadas para adoção quando nasceram, porque as mães não eram casadas.

Uma das vítimas, Clodagh Malone, disse que Francisco ficou “chocado” com o que lhe contaram, mas “ouviu cada um com respeito e atenção”.

Os sobreviventes pediram a Francisco para falar na missa, para todas as mães saberem que não é um pecado — como a igreja disse — tentarem encontrar os filhos agora.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …