Nave da SpaceX passa em testes na ISS e astronautas devem voltar em 2 de agosto

NASA

Ancorada na Estação Espacial Internacional (ISS) desde o dia 31 de maio, a nave Crew Dragon, da SpaceX, passou com sucesso em todos os testes realizados até agora, e já está pronta para retornar à Terra com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, da NASA, a bordo. Esse retorno deve acontecer no dia 2 de agosto, segundo Kenneth Todd, vice-gerente de programas da ISS na NASA.

Eles protagonizaram o primeiro lançamento tripulado realizado pela empresa de Elon Musk, o que aconteceu um dia antes de sua chegada à ISS, no dia 30 de maio. Este voo também marcou a primeira vez em que a agência espacial dos Estados Unidos lançou humanos ao espaço por meio de uma nave privada.

Desde 2011, a NASA dependia da Rússia para fazer o transporte de seus astronautas à estação orbital, parceria essa que chega ao fim a partir de agora, com a SpaceX provando que está mais do que pronta para assumir esse papel. Outra empresa na jogada é a Boeing com sua nave Starliner, que fará um novo lançamento sem tripulação em novembro, com o primeiro voo tripulado ainda em caráter de testes acontecendo em abril de 2021.

De acordo com Steve Stich, gerente do Commercial Crew Program da NASA, a equipe “aprendeu a gerenciar os sistemas, aquecedores e desempenho térmico [da Crew Dragon]” com sucesso e, surpreendentemente, a espaçonave cuja cápsula tripulável foi apelidada de Endeavor está gerando mais energia do que o esperado. É que as matrizes solares da nave superaram as expectativas iniciais, sendo capazes de fornecer à nave a capacidade de permanecer em órbita por até 114 dias a mais, caso isso seja necessário.

Mas, antes de retornar à Terra, a Crew Dragon ainda precisa passar em mais testes críticos. No dia 4 de julho, por exemplo, a tripulação da ISS testará a habitabilidade da nave. Quatro astronautas entrarão na cápsula e realizarão atividades comuns do dia a dia ali, como dormir e se higienizar, e também farão procedimentos de emergência para verificar se eles funcionam devidamente caso alguma situação emergencial real aconteça dentro da nave — que justamente foi projetada para acomodar até quatro pessoas, apesar de seu voo inaugural ter levado apenas dois astronautas a bordo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …