Nave da SpaceX passa em testes na ISS e astronautas devem voltar em 2 de agosto

NASA

Ancorada na Estação Espacial Internacional (ISS) desde o dia 31 de maio, a nave Crew Dragon, da SpaceX, passou com sucesso em todos os testes realizados até agora, e já está pronta para retornar à Terra com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, da NASA, a bordo. Esse retorno deve acontecer no dia 2 de agosto, segundo Kenneth Todd, vice-gerente de programas da ISS na NASA.

Eles protagonizaram o primeiro lançamento tripulado realizado pela empresa de Elon Musk, o que aconteceu um dia antes de sua chegada à ISS, no dia 30 de maio. Este voo também marcou a primeira vez em que a agência espacial dos Estados Unidos lançou humanos ao espaço por meio de uma nave privada.

Desde 2011, a NASA dependia da Rússia para fazer o transporte de seus astronautas à estação orbital, parceria essa que chega ao fim a partir de agora, com a SpaceX provando que está mais do que pronta para assumir esse papel. Outra empresa na jogada é a Boeing com sua nave Starliner, que fará um novo lançamento sem tripulação em novembro, com o primeiro voo tripulado ainda em caráter de testes acontecendo em abril de 2021.

De acordo com Steve Stich, gerente do Commercial Crew Program da NASA, a equipe “aprendeu a gerenciar os sistemas, aquecedores e desempenho térmico [da Crew Dragon]” com sucesso e, surpreendentemente, a espaçonave cuja cápsula tripulável foi apelidada de Endeavor está gerando mais energia do que o esperado. É que as matrizes solares da nave superaram as expectativas iniciais, sendo capazes de fornecer à nave a capacidade de permanecer em órbita por até 114 dias a mais, caso isso seja necessário.

Mas, antes de retornar à Terra, a Crew Dragon ainda precisa passar em mais testes críticos. No dia 4 de julho, por exemplo, a tripulação da ISS testará a habitabilidade da nave. Quatro astronautas entrarão na cápsula e realizarão atividades comuns do dia a dia ali, como dormir e se higienizar, e também farão procedimentos de emergência para verificar se eles funcionam devidamente caso alguma situação emergencial real aconteça dentro da nave — que justamente foi projetada para acomodar até quatro pessoas, apesar de seu voo inaugural ter levado apenas dois astronautas a bordo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …

Reino Unido anuncia relaxamento gradual do lockdown

Com avanço da vacinação e queda nas internações por covid-19 em meio às restrições rígidas, país se prepara para abandonar o confinamento. Plano prevê reabertura em quatro etapas e fim do lockdown em 21 de …