Psicólogos estão espalhando o rumor de que Papai Noel não existe

Psicólogos estão espalhando um rumor vicioso – Papai Noel não existe. Eles pedem para que os pais não incentivem seus filhos a acreditar na existência do velhinho de barba branca.

Milhões de crianças em todo o mundo acreditam que o Papai Noel exista, mas, agora, uma equipe de psicólogos crê que isso poderia ser prejudicial para as crianças, segundo um estudo publicado na revista norte-americana Lancet Psychiatry.

De acordo com Kathy McKay, professora da Universidade da Nova Inglaterra na Austrália e co-autora do artigo, “a persistência das ilusões em histórias como Harry Potter, Guerras nas Estrelas e Doctor Who presentes na idade adulta demonstra o desejo de voltar na infância”.

Os cientistas defendem que, quando as crianças descobrem que o Papai Noel não é real, elas possivelmente deixam de acreditar nos outros, perdem a fé em acreditar no que dizem para ela.

Por essa razão, o artigo da Lancet Psychiatry reforça que “a confiança das crianças em seus pais pode ser prejudicada pelo Papai Noel”.

Mas ao mesmo tempo, os psicólogos afirmam que, às vezes, mentir para as crianças pode ser a coisa certa a fazer.

Por exemplo, quando um animal de estimação amado morre, é melhor dizer que o cachorro ou gato foi para um “lugar especial” (céu dos animais), ao invés de falar sobre a morte do animalzinho.

Independentemente do que os sabichões de jalecos dizem, se o Papai Noel não existir, quem vai entregar os presentes para as crianças em todo o mundo na véspera de Natal?

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ai… santa ignorância do politicamente correto (ou mediocremente estabelecido). Crianças acreditam em papai noel, fada do dente… deus do céu! Isso só faz bem, estimula a imaginação e desperta o lado da fantasia. A fantasia faz parte do ser humano. A psicologia barata, não.

  2. Tenho um filho de oito meses e jamais direi a ele que Papai Noel existe. Ensinarei o contrário, quando chegar a hora, por mais cedo que ela venha.
    Esta não é uma questão de ser “politicamente correto”, mas de ser verdadeiro, honesto, transparente, confiável.
    As crianças acreditam naquilo que as pessoas de sua confiança ensinam como verdadeiro. Minha mulher e eu decidimos não ensinar o engano, a mentira, o erro, por mais social, bonito, elegante e lúdico que pareça.
    Fantasia não deve ser confundida com criatividade útil e capacidade inventiva.
    Fantasia só pode participar da vida humana quando a pessoa sabe os seus limites e domina aquela.
    Não ensinarei a meu filho que pode ficar à vontade na fantasia. Isso é coisa de gente desajustada. O mundo já tem gente demais desse tipo.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …