Arquivo revela que massacre de Tiananmen fez pelo menos 10 mil mortos

O massacre de Tiananmen, em Pequim, fez pelo menos 10 mil mortos, revela um arquivo britânico recentemente tornado público que relata o esmagamento do movimento estudantil pró-democracia pelo exército chinês em 4 de junho de 1989.

“Estimativa mínima de mortos civis 10 mil”, concluiu então o embaixador da Grã-Bretanha, Alan Donald, em telegrama secreto enviado a Londres, documento que integra o espólio dos arquivos nacionais britânicos que foi agora, ao fim de 28 anos, tornado público.

A estimativa, facultada pelo diplomata  no dia 5 de junho de 1989, um dia depois do massacre, é quase dez vezes maior do que os números comumente aceitos na época, que davam conta de um balanço que variava entre centenas e mais de mil mortos, diz a agência de notícias France-Presse, que teve acesso ao documento.

A estimativa britânica é considerada credível pelo sinólogo francês Jean-Pierre Cabestan, que recorda que os documentos confidenciais, desclassificados nos últimos anos nos Estados Unidos, sugerem a mesma ordem de grandeza.

“Trata-se de duas fontes independentes dizendo a mesma coisa”, destacou.

O balanço divulgado pelo embaixador britânico “não surpreende totalmente, atendendo à multidão que havia em Pequim, ao número de pessoas mobilizadas” contra o governo chinês, sustentou o sinólogo da Universidade Baptista de Hong Kong, que se encontrava na capital chinesa nos dias que antecederam a repressão.

O telegrama de Alan Donald faculta um testemunho assustador da violência que se escalou da noite de 3 para 4 de junho, quando o exército entrou em Pequim para pôr fim a sete semanas de protestos pacíficos na gigantesca praça de Tiananmen, coração simbólico do poder comunista.

Tanques blindados de tropas “abriram fogo contra a multidão antes de avançar sobre ela”, escreveu o diplomata, citando uma pessoa, cujo nome foi ocultado, que obteve informações a partir de um “amigo próximo, atual membro do Conselho de Estado” chinês.

Quando os militares chegaram a Tiananmen, “os estudantes ficaram sabendo que tinham uma hora para se retirar, mas apenas cinco minutos depois os tanques atacaram”, reportou Alan Donald, afirmando que os manifestantes foram dizimados.

O regime chinês, que impõe um tabu sobre o período, confirmou, por seu lado, no final de junho de 1989, que a repressão de “tumultos contrarrevolucionários” tinha feito apenas 200 mortos entre civis e “várias dezenas” do lado das forças de segurança.

Todos os anos, por ocasião do aniversário do massacre de Tiananmen, surgem apelos por parte dos Estados Unidos para que a China realize a contagem oficial das vítimas, liberte aqueles que ainda cumprem condenações pelos incidentes e acabe com a perseguição e detenção de quem quer lembrar pacificamente a trágica data.

Hong Kong figura como o único local da China, a par também da Região Administrativa Especial de Macau, onde o acontecimento é abertamente lembrado anualmente.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …