Muco de lesma inspira criação de novo tipo de esparadrapo

mattyfioner / Flickr

Lesma da espécie Arion fuscus

O muco que as lesmas soltam serviu de inspiração para um grupo de pesquisadores desenvolver uma nova substância pegajosa, mas flexível que serve para estancar de maneira eficaz as feridas resultantes de uma cirurgia, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira (27) na revista Science.

Os tecidos biológicos são superfícies úmidas e móveis, por isso é muito difícil desenvolver curativos adequados e os que já existentes podem ser tóxico para as células, ter baixa fixação ou não ser bons para uso em ambientes úmidos.

Conforme o texto, pesquisadores do Instituto Wyss, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram um adesivo resistente, superforte e biocompatível que fixa os tecidos “com uma força parecida à própria resistência da cartilagem do corpo humano, inclusive quando é molhado”.

A equipe dirigida por Juanyu Li se focou no muco defensivo que as lesmas da espécie Arion fuscus liberam quando se sentem ameaçadas e que faz com que elas fiquem presas à superfície, tornando muito difícil o trabalho do predador.

Esse tipo de baba serviu de inspiração para desenvolver uma família de adesivos resistentes que imitam as propriedades da gosma, compostos por uma matriz dura, ainda que flexível, e uma superfície adesiva que contém polímeros com carga positiva.

Os polímeros aderem às substâncias mediante uma série de mecanismos físicos, incluindo ligações covalentes entre átomos, que os fazem particularmente pegajosos, por isso o novo curativo se fixa com força à pele, cartilagem, coração, artérias e fígado do porco e não resulta tóxico para as células humanas.

Os especialistas usaram essa cola para resolver um defeito no coração de um porco coberto de sangue e o experimento se ajustou bem ao órgão do animal sem mostrar fugas.

O produto também foi testado em ratos, que passaram por uma simulação de cirurgia de emergência com perda súbita de sangue no fígado e não causou danos nos tecidos aplicados nem nos circundantes.

“A qualidade-chave do nosso material é uma combinação de uma força adesiva muito forte e a capacidade de transferir a força, algo que ainda não tinha sido possível”, apontou em comunicado Dave Mooney, outro autor do estudo.

O novo esparadrapo pode ter múltiplas aplicações na medicina, seja como um remendo que pode ser cortado ao tamanho necessário e aplicado em ferimentos superficiais como solução injetável para lesões mais profundas ou para aderir um dispositivo médico a um órgão

“A natureza, com frequência, encontra soluções elegantes para problemas comuns. É questão de saber para onde olhar e reconhecer uma boa ideia quando ela aparecer”, afirmou o diretor da Instituto Wyss, Donald Ingber.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …