As múmias mais antigas do mundo estão se transformando em lodo

Stuck in Customs / Flickr

Uma coleção de humanos mumificados no norte do Chile está se transformando em lodo preto devido aos crescentes níveis de umidade. O pior: os cientistas não têm ideia de como parar o processo.

Mais de cem múmias – com, pelo menos, 7 mil anos de idade – começaram a se tornar gelatinosas e no ano passado funcionários locais apelaram à agência cultural das Nações Unidas, a UNESCO, que as reconhecesse como patrimônio mundial.

Claro que apenas isso não salvará as múmias, mas os arqueólogos têm esperança de que a crescente atenção da comunidade internacional ajude a encontrar uma solução para o problema.

Os pesquisadores acreditam que este seria o resultado de colônias de bactérias que se desenvolvem na pele mumificada.

Sergio Medina Parra, antropólogo e chefe do departamento na Universidade de Tarapaca, no Chile, explicou à Reuters em 2016 que o objetivo é “o início de um processo de melhores ferramentas com o Estado chileno e a comunidade internacional a cooperar”.

Desde o início do século XX, quase 300 múmias humanas foram descobertas ao longo da costa sul do Peru e norte do Chile, incluindo adultos, crianças, bebês e abortos. Até hoje, residiriam aqui as mais antigas múmias descobertas no mundo.

As múmias foram feitas por um povo conhecido como os Chinchorros, que mumificava seus mortos 2 mil anos antes dos antigos egípcios começarem a mumificar seus faraós.

“As datas que temos para os corpos são de há 7 mil anos, o que significa que este povo tem mais antiguidade em termos de trabalho intencional no corpo humano”, explicou Medina Parra.

Enquanto que os egípcios reservavam a mumificação para a elite, os Chinchorros, aparentemente, mumificavam qualquer um, novo ou velho, sugerindo isso que eles manteriam uma sociedade igualitária.

“As múmias Chinchorro não eram restritas aos mortos de elite. A comunidade era muito democrática”, disse Bernardo Arriaza, da Universidade de Tarapaca, que lidera esta área de pesquisa há 30 anos.

Arriaza suspeita que a água contaminada vinda de vulcões próximos pode ter iniciado a prática da mumificação, pois pesquisadores encontraram arsênio nos tecidos das múmias.

“Envenenamento por arsênio pode levar a uma alta taxa de abortos e mortalidade infantil e a tristeza com essas mortes pode ter levado a comunidade a preservar os corpos. O processo de mumificação pode ter começado com fetos e evoluído para adultos. As múmias mais antigas encontradas são de crianças”, explicou.

Agora, os cientistas enfrentam o problema da degradação “nunca antes estudada”. Análises revelaram bactérias que normalmente vivem na pele das pessoas. Agora, essas bactérias aceleraram o processo de degradação como nunca.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …