Garrafas de água reutilizáveis têm mais bactérias que tigela de cachorro

Há números que o comprovam: uma garrafa de água que se leva para o ginásio tem, em média, 313 mil colónias de bactérias/cm² e a taça de água de um cão tem “apenas” 47,3 mil colónias de bactérias/cm².

Sim, as garrafas de água reutilizáveis – quer sejam de plástico ou alumínio – são um perigo para a saúde, uma vez que acumulam uma porcentagem de bactérias muito elevada, que pode provocar doenças.

A Treadmill, empresa norte-americana que vende acessórios para ginásios, é a responsável por este estudo. O objetivo era avaliar a presença de bactérias nas garrafas de água reutilizáveis usadas sem lavar, durante uma semana, por 12 atletas – e a conclusão deixa qualquer um assustado.

Do total de colónias de bactérias que uma garrafa dos ginásios tem, cerca de 60% podem causar infeções de pele ou generalizadas e até mesmo pneumonia.

Foram analisados quatro tipos de garrafas, mais comuns, as que têm palhinha incorporada, as que têm tampa que sai, as squeeze (de alumínio) e as slide top (com tampa que desliza).

De acordo com o estudo, a pior é o modelo com tampa que desliza, cuja superfície pode ter até 933,3 mil colónias de bactérias/cm². Este modelo também continha a maior porcentagem (17%) de bactérias responsáveis por infeções cutâneas e generalizadas, bem como pela pneumonia.

O modelo mais limpo é o que tem palhinha incorporada, porque as gotas de água costumam ficar depositadas no fundo da palhinha, o que torna mais difícil às bactérias chegar à humidade.

A solução passa pela higiene. A limpeza das garrafas deve ser feita com detergente comum e de forma frequente. Deve-se usar água de uma fonte confiável e manter o recipiente longe do sol, uma vez que as altas temperaturas favorecem a proliferação de germes.

Se quiser ficar ainda mais impressionado, saiba ao pormenor a quantidade de bactérias que o estudo encontrou em diferentes locais:

  • Banca da cozinha: 3.191 colónias de bactéria/cm²
  • Copo de escova de dentes: 331 mil colónias de bactéria/cm²
  • Garrafas de água slide top (tampa que desliza): 933,3 mil colónias de bactéria/cm²
  • Palhinha embutida: 25,4 mil colónias de bactéria/cm²
  • Taça de água para cão: 47,3 mil colónias de bactéria/cm²
  • Tábua de cozinha: 6,8 mil colónias de bactéria/cm²

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dor nos olhos após COVID-19: cientistas explicam causa de complicação inesperada do vírus

Uma pesquisa de cientistas alemães mostrou que o coronavírus pode penetrar nos olhos e infectar os fotorreceptores e células ganglionares na retina. Isso pode ser uma causa de problemas com os olhos após a COVID-19. Os …

Estudo mostra como mudanças climáticas afetarão a energia hidrelétrica no Brasil

Um novo relatório publicado pela Global Environmental Change revela que, nas próximas décadas, as reduções de precipitação e vazão dos rios na região amazônica — a maior bacia hidrográfica do mundo e uma forte candidata …

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …