“Asteroide do Apocalipse” surgirá no Dia de São Valentim

NASA / Goddard / University of Arizona

Asteroide Bennu

Bennu ou “asteroide do Apocalipse” poderá ser visto a olho nu no céu durante a noite do Dia de São Valentim, que seria o Dia dos Namorados no Brasil, em 14 de fevereiro.

Há a probabilidade de que o “asteroide do Apocalipse” entre em colisão com a Terra daqui a 100 anos. Em caso de colisão com a Terra, o asteroide lançaria 80.000 vezes mais energia do que a bomba atômica de Hiroshima, sendo assim, é um dos asteroides mais perigosos nas proximidades da Terra, segundo o jornal Express.

Atualmente, o asteroide é o objetivo da NASA, inclusive, a missão conta com a espaçonave OSIRIS-REx, que foi lançada em 2016 com o objetivo de estudar e coletar amostras do asteroide Bennu.

Ele provavelmente foi formado no principal cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, mas agora está mais perto do que nunca da Terra.

Bennu pode conter moléculas orgânicas similares àquelas que iniciaram a vida na Terra, pois sua matéria não sofreu mudanças por bilhões de anos.

A Osiris-Rex é a primeira espaçonave lançada a partir da Terra com aproximadamente 500 metros de comprimento a conseguir circular nas proximidades de um objeto espacial tão pequeno com gravidade suficiente apenas para manter o veículo em uma órbita estável.

O acrônimo OSIRIS foi escolhido em referência ao antigo e mitológico deus egípcio Osíris, o senhor da morte no submundo. Além disso, seu nome foi escolhido para essa missão, pois o asteroide Bennu pode possivelmente atingir a Terra causando destruição e morte.

O corpo celeste, denominado “asteroide do Apocalipse”, está localizado entre a Terra e Marte, pesa 87 milhões de toneladas e orbita o Sol.

A NASA ainda acredita que haja a presença de água ou moléculas similares à água que podem ajudar a revelar como o Sistema Solar foi formado e a história de seus planetas.

Atualmente, a Osiris-REx está na órbita de Bennu, avaliando possíveis locais de pouso a fim de coletar amostras, devendo voltar para a Terra em 2023.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …