Astrônomos chilenos criam novo método para medir massa de buracos negros

M. Kornmesser / ESO

Conceito artístico do quasar 3C 279

Cientistas da Universidade do Chile e do Centro de Astrofísica e Tecnologias Afins (Cata) informaram nesta sexta-feira os resultados de um trabalho que permitirá melhorar a detecção e estudo dos “buracos negros supermaciços” e como estes se relacionam entre si.

Segundo anunciaram em nota de imprensa, o trabalho completo será publicado no próximo dia 20 de novembro na revista Nature Astronomy.

A pesquisa, realizada por Julián Mejía, doutor em Astronomia da Universidade do Chile, e Paula Lira, acadêmica da mesma instituição e pesquisadora da Cata, tem como objetivo “corrigir e reduzir significativamente os erros dos cálculos de massas dos buracos negros”.

Até agora, o método mais usado para estimar a massa destes fenômenos consiste em analisar a radiação proveniente das nuvens de gás que se forma nas imediações do disco que alimenta o buraco negro, o qual, pode chegar a brilhar “tanto como todas as estrelas da galáxia na qual se encontra”.

No entanto, a exatidão deste método depende em grande medida da forma na qual as nuvens de gás estão distribuídas, informação que quase sempre é desconhecida.

Para solucionar este problema o trabalho de Julián Mejía e Paula Lira consistiu em estudar 40 quasares, uma fonte astronômica de energia eletromagnética que inclui radiofrequências e luz visível, usando o espectrógrafo X-shooter do telescópio VLT situado em Cerro Paranal do European Southern Observatory  – ESO, no norte do Chile.

Tal instrumento é capaz de abranger uma categoria muito ampla de amplitudes de onda – desde o ultravioleta até o infravermelho próximo – de maneira simultânea, o que permitiu medir a emissão dos “discos alimentadores” dos buracos negros observados.

“Nossos dados nos permitiram calcular de duas maneiras distintas a quantidade de matéria contida nestes buracos negros”, disse Julián, através “da forma como o disco emite a radiação” e através do estudo “da emissão das nuvens de gás”.

“Quando comparamos ambas as massas encontramos uma maneira simples de corrigir notavelmente os valores das massas obtidas a partir da informação das nuvens de gás, que é o método mais comumente usado pelos astrônomos“, explicou o pesquisador.

O estudo foi realizado em colaboração com Benny Trakhtenbrot, pesquisador do Instituto ETH na Suíça, Daniel Capellupo, da Universidade de McGill no Canadá, e Hagai Netzer, acadêmico da Universidade de Tel Aviv.

Segundo Netzer, que trabalhou por anos na medição de massas de buracos negros supermaciços, “o novo método pode ajudar a descobrir as conexões entre os buracos negros e as galáxias hóspedes quando o universo era jovem, isto é, quando o universo tinha menos de 4 bilhões de anos“.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …