Astrônomos decodificam sinal estranho vindo de um sistema estelar desconhecido composto por três corpos

(dr) NASA

Astrônomos acreditam ter identificado o motivo pelo qual uma ou duas vezes por dia um objeto estranho, na Via Láctea, “pisca” para nós. Ele é chamado NGTS-7 e se parece com uma estrela, para a maioria dos telescópios.

No entanto, como esse corpo parecia estar emitindo sinais, pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, começaram a observá-lo. Assim, foi possível perceber que a luz da estrela escurecia a cada 16.2 horas.

Ao observar o objeto mais de perto com o uso de zoom, os astrônomos perceberam que há, na realidade, duas estrelas de tamanho similar no sistema e que apenas uma delas escurece brevemente. Essa percepção levantou a possibilidade de haver algo escuro circulando sobre ou logo acima da superfície da estrela.

Agora, em trabalho divulgado no servidor de preprints arXiv, os astrônomos oferecem explicação: uma anã marrom está orbitando as estrelas em órbita tão justa que leva apenas 16.2 horas para ser completa.

De acordo com a pesquisa, esse é o menor período de trânsito, detectado até hoje, de uma anã marrom ao redor de uma estrela de pré-sequência principal ou de sequência principal. Ela é também a quinta anã marrom conhecida transitando uma estrela do tipo espectral M.

Método

Para resolver o mistério os pesquisadores aplicaram uma técnica utilizada para detectar exoplanetas. A equipe mensurou como a luz diminuía quando a anã marrom passava entre as estrelas hospedeiras e a Terra. Essa baixa na luminosidade representa um sinal de transito, como um eclipse breve e parcial.

Compreender o sinal de trânsito das anãs marrons é complicado, porque elas tendem a ter um brilho esmaecido proveniente do calor interno e do calor de estrelas próximas. A anã marrom, no caso desse sistema, é aquecida pela estrela que orbita. Do lado diurno do objeto brilharia como brasa, enquanto o lado noturno seria mais escuro, no entanto, um pouco desse calor seria sugado pelos ventos em torno dela, provocando o aquecimento.

Todos esses fatores envolvidos são o que torna desafiador para os astrônomos compreenderem o que é visto.

Anã marrom

Esses objetos são dezenas de vezes maior do que Júpiter ou de grandes exoplanetas detectados por cientistas, mas não são densos o suficiente para acender com fusão nuclear como uma estrela. Anãs marrons deveriam ser facilmente detectadas passando em frente a estrelas, devido ao seu tamanho.

No entanto, menos 20 foram encontradas nessas condições, e em torno de mil foram descobertas em outros pontos da galáxia. Para se ter uma ideia do quão pequena é essa quantidade, foram encontrados milhares de exoplanetas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quentin Tarantino diz que seu Star Trek será um “Pulp Fiction no espaço”

O cineasta ainda não sabe se ele fará o filme, mas se diz empolgado com o material. Se o projeto for produzido, terá classificação indicativa para maiores, e será um Pulp Fiction no espaço. As …

EUA dizem ter abatido drone iraniano no Estreito de Ormuz

Trump afirma que navio americano adotou medida defensiva após ser ameaçado por aeronave não tripulada iraniana. Teerã nega e sugere que americanos podem ter derrubado um de seus próprios drones. O presidente dos Estados Unidos, Donald …

Netflix lança jogo com a 3ª temporada de Stranger Things e expande universo da série

A Netflix estreou, no início de julho, a 3ª temporada do bem-sucedido seriado Stranger Things. Com temas e referências dos anos 80 e 90, a produção é um dos maiores sucessos de audiência que a …

Alemanha aprova obrigatoriedade de vacina contra sarampo

Governo dá luz verde para lei que prevê multa de até 2,5 mil euros para pais que não vacinarem filhos em idade escolar contra sarampo. Obrigatoriedade se estende a adultos que trabalham em creches e …

Trump sugere que congressistas "extremistas" deixem os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom de suas críticas a quatro congressistas liberais do Partido Democrata, menosprezando a repercussão negativa da série de comentários considerados racistas feitos por ele nos últimos …

Nanodispositivo controlará qualidade da comida e melhorará diagnóstico médico

Uma equipe composta por cientistas de três países criou um novo tipo de sensor que pode revolucionar uma série de áreas da atividade humana, principalmente a biomedicina. No artigo, publicado na revista Advanced Functional Materials, os …

Bióloga da vida selvagem observa água-viva do tamanho de um ser humano

Durante um mergulho na costa de Cornwall, na Inglaterra, a bióloga Lizzie Daly e o operador de câmera subaquático Dan Abbott se depararam com uma inacreditável água-viva gigante, da espécie Rhizostoma pulmo. Daly e Abbott avistaram …

Elon Musk revela seus planos para hackear cérebros humanos

Uma das empresas do multi-empresário Elon Musk, a Neuralink, está trabalhando em uma tecnologia inovadora baseada em “fios” ou eletrodos que serão implantados no cérebro humano. O objetivo de tal tecnologia? Conectar nossos cérebros a potenciais …

Procuradoria francesa acusa Air France por queda de avião em 2009

Dez anos após a queda do voo AF447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, a Procuradoria da capital francesa acusou a companhia aérea Air France pelo acidente, que provocou a morte …

OMS declara emergência internacional no Congo devido a ebola

Caso registrado numa das maiores cidades do país acende alerta da Organização Mundial de Saúde. Epidemia já deixou mais de 1,6 mil mortos em menos de um ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta …