Encontradas as primeiras evidências de níveis mais altos de consciência

Evidências de um estado “superior” de consciência foram encontradas em um estudo conduzido pela Universidade de Sussex, no Reino Unido.

Os neurocientistas observaram um aumento contínuo na diversidade de sinal neural – uma medida da complexidade da atividade cerebral – de pessoas sob a influência de drogas psicodélicas, comparado com quando elas estavam acordadas em um estado normal.

A diversidade de sinais cerebrais fornece um índice matemático do nível de consciência. Por exemplo, com base nessa escala, pessoas que estão acordadas têm uma atividade neural mais diversa do que aquelas que estão adormecidas.

Segundo o portal Medical Xpress, este, no entanto, é o primeiro estudo a mostrar que a diversidade de sinais cerebrais é maior do que a linha de base, que é maior do que em alguém que está simplesmente “acordado e consciente”.

Estudos anteriores tendem a se concentrar nos estados de consciência mais baixos, como o sono, a anestesia ou o chamado estado “vegetativo”.

A equipe afirma que mais pesquisas são necessárias usando modelos mais sofisticados e variados para confirmar os resultados, mas eles estão cautelosamente animados.

“Esse achado mostra que o cérebro sob [o efeito de] psicodélicos se comporta de forma muito diferente do normal”, declarou o professor Anil Seth, co-diretor do Centro Sackler para a Ciência da Consciência da Universidade de Sussex, ao Medical Xpress.

“Durante o estado psicodélico, a atividade elétrica do cérebro é menos previsível e menos ‘integrada’ do que durante a vigília consciente normal – como medido pela ‘diversidade global de sinal’”, explica, ressaltando que os resultados precisam ser interpretados com atenção.

“Já que esta medida mostrou sua validade como uma medida de ‘nível de consciência’, podemos dizer que o estado psicodélico aparece como um ‘nível’ de consciência mais elevado do que o normal – mas apenas no que diz respeito a esta medida matemática específica”, diz Seth.

Psicodélicos e campos magnéticos cerebrais

Para o estudo, a equipe formada por Seth, Michael Schartner e Adam Barrett reanalisou dados que haviam sido coletados anteriormente pelo Faculdade Imperial de Londres e pela Universidade de Cardiff, nos quais voluntários saudáveis receberam uma das três drogas conhecidas por induzir um estado psicodélico: psilocibina (presente em cogumelos alucinógenos), cetamina e LSD.

Usando tecnologia de imagem cerebral, eles mediram os minúsculos campos magnéticos produzidos no cérebro e descobriram que, sob o efeito de todas as três drogas, essa medida de nível de consciência – a diversidade do sinal neural – era evidentemente maior.

Isso não significa que o estado psicodélico é um estado “melhor” ou mais desejável de consciência, destacam os cientistas.

Em vez disso, a pesquisa mostra que o estado psicodélico do cérebro é distintivo e pode ser relacionado com outras mudanças globais no nível consciente (por exemplo, sono ou anestesia) pela aplicação de uma medida matemática simples da diversidade de sinais.

“O fato de mudanças semelhantes na diversidade de sinal terem sido encontradas com as três drogas, apesar de sua farmacologia bastante diferente, é muito impressionante e tranquilizador que os resultados sejam robustos e repetitivos”, comentou Suresh Muthukumaraswamy, pesquisador da Universidade de Auckland que esteve envolvido nos três estudos iniciais.

As descobertas podem ajudar em discussões sobre o uso médico cuidadosamente controlado de tais drogas – por exemplo, no tratamento da depressão grave.

“A pesquisa rigorosa sobre psicodélicos está recebendo cada vez mais atenção, especialmente pelo potencial terapêutico que estas drogas podem ter quando usadas de forma sensata e sob supervisão médica”, conta Robin Cahart-Harris, da Faculdade Imperial de Londres.

“As descobertas do presente estudo nos ajudam a compreender o que acontece no cérebro das pessoas quando experimentam uma expansão da sua consciência sob psicodélicos”, afirma Cahart-Harris, acrescentando que pessoas relatam experimentar mais discernimento e compreensão sob o efeito dessas substâncias.

“E quando isso ocorre num contexto terapêutico, pode prever resultados positivos. As descobertas atuais podem nos ajudar a entender como isso pode acontecer”, conclui.

Entendendo a consciência

Além de ajudar no desenvolvimento de possíveis aplicações médicas, o estudo acrescenta informações a uma crescente compreensão científica de como o nível de consciência (quão consciente alguém está) e o conteúdo consciente (do que alguém é consciente) estão relacionados entre si.

“Encontramos correlações entre a intensidade da experiência psicodélica relatada por voluntários e as mudanças na diversidade de sinais. Isso sugere que nossa escala tem ligações estreitas não só com as alterações cerebrais globais induzidas pelos fármacos, mas àqueles aspectos da dinâmica cerebral subjacentes a aspectos específicos da experiência consciente”, aponta Seth.

A equipe agora está tentando identificar como mudanças específicas no fluxo de informações no cérebro estão na base de aspectos específicos da experiência psicodélica, como alucinações.

Em uma coincidência impressionante, a data de lançamento deste artigo, 19 de abril de 2017, ocorre precisamente 74 anos após Albert Hoffman – que sintetizou o LSD pela primeira vez em 1938 – ter conduzido sua primeira “autoexperiência” para descobrir seus efeitos psicológicos.

A data, 19 de abril de 1943, é amplamente conhecida como “Dia da Bicicleta” em homenagem ao passeio de bicicleta que Hoffman fez até sua casa após a primeira “viagem” de LSD.

O estudo foi publicado no periódico Scientific Reports.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sangue humano é encontrado em máscara funerária de civilização antiga do Peru

Um grupo de pesquisadores do Projeto Arqueológico Sicán, no Peru, descobriu vestígios de sangue humano e proteína de ovo de ave em uma máscara funerária de ouro de mil anos. O objeto pertence à civilização Lambayeque, …

Ebrahim Raisi

Irã anuncia retomada de negociações sobre acordo nuclear

Conversas sobre salvação do pacto assinado em 2015 estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, gerando preocupação internacional. O Irã anunciou nesta quarta-feira (27/10) que vai retomar até o final …

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …