Encontradas as primeiras evidências de níveis mais altos de consciência

Evidências de um estado “superior” de consciência foram encontradas em um estudo conduzido pela Universidade de Sussex, no Reino Unido.

Os neurocientistas observaram um aumento contínuo na diversidade de sinal neural – uma medida da complexidade da atividade cerebral – de pessoas sob a influência de drogas psicodélicas, comparado com quando elas estavam acordadas em um estado normal.

A diversidade de sinais cerebrais fornece um índice matemático do nível de consciência. Por exemplo, com base nessa escala, pessoas que estão acordadas têm uma atividade neural mais diversa do que aquelas que estão adormecidas.

Segundo o portal Medical Xpress, este, no entanto, é o primeiro estudo a mostrar que a diversidade de sinais cerebrais é maior do que a linha de base, que é maior do que em alguém que está simplesmente “acordado e consciente”.

Estudos anteriores tendem a se concentrar nos estados de consciência mais baixos, como o sono, a anestesia ou o chamado estado “vegetativo”.

A equipe afirma que mais pesquisas são necessárias usando modelos mais sofisticados e variados para confirmar os resultados, mas eles estão cautelosamente animados.

“Esse achado mostra que o cérebro sob [o efeito de] psicodélicos se comporta de forma muito diferente do normal”, declarou o professor Anil Seth, co-diretor do Centro Sackler para a Ciência da Consciência da Universidade de Sussex, ao Medical Xpress.

“Durante o estado psicodélico, a atividade elétrica do cérebro é menos previsível e menos ‘integrada’ do que durante a vigília consciente normal – como medido pela ‘diversidade global de sinal’”, explica, ressaltando que os resultados precisam ser interpretados com atenção.

“Já que esta medida mostrou sua validade como uma medida de ‘nível de consciência’, podemos dizer que o estado psicodélico aparece como um ‘nível’ de consciência mais elevado do que o normal – mas apenas no que diz respeito a esta medida matemática específica”, diz Seth.

Psicodélicos e campos magnéticos cerebrais

Para o estudo, a equipe formada por Seth, Michael Schartner e Adam Barrett reanalisou dados que haviam sido coletados anteriormente pelo Faculdade Imperial de Londres e pela Universidade de Cardiff, nos quais voluntários saudáveis receberam uma das três drogas conhecidas por induzir um estado psicodélico: psilocibina (presente em cogumelos alucinógenos), cetamina e LSD.

Usando tecnologia de imagem cerebral, eles mediram os minúsculos campos magnéticos produzidos no cérebro e descobriram que, sob o efeito de todas as três drogas, essa medida de nível de consciência – a diversidade do sinal neural – era evidentemente maior.

Isso não significa que o estado psicodélico é um estado “melhor” ou mais desejável de consciência, destacam os cientistas.

Em vez disso, a pesquisa mostra que o estado psicodélico do cérebro é distintivo e pode ser relacionado com outras mudanças globais no nível consciente (por exemplo, sono ou anestesia) pela aplicação de uma medida matemática simples da diversidade de sinais.

“O fato de mudanças semelhantes na diversidade de sinal terem sido encontradas com as três drogas, apesar de sua farmacologia bastante diferente, é muito impressionante e tranquilizador que os resultados sejam robustos e repetitivos”, comentou Suresh Muthukumaraswamy, pesquisador da Universidade de Auckland que esteve envolvido nos três estudos iniciais.

As descobertas podem ajudar em discussões sobre o uso médico cuidadosamente controlado de tais drogas – por exemplo, no tratamento da depressão grave.

“A pesquisa rigorosa sobre psicodélicos está recebendo cada vez mais atenção, especialmente pelo potencial terapêutico que estas drogas podem ter quando usadas de forma sensata e sob supervisão médica”, conta Robin Cahart-Harris, da Faculdade Imperial de Londres.

“As descobertas do presente estudo nos ajudam a compreender o que acontece no cérebro das pessoas quando experimentam uma expansão da sua consciência sob psicodélicos”, afirma Cahart-Harris, acrescentando que pessoas relatam experimentar mais discernimento e compreensão sob o efeito dessas substâncias.

“E quando isso ocorre num contexto terapêutico, pode prever resultados positivos. As descobertas atuais podem nos ajudar a entender como isso pode acontecer”, conclui.

Entendendo a consciência

Além de ajudar no desenvolvimento de possíveis aplicações médicas, o estudo acrescenta informações a uma crescente compreensão científica de como o nível de consciência (quão consciente alguém está) e o conteúdo consciente (do que alguém é consciente) estão relacionados entre si.

“Encontramos correlações entre a intensidade da experiência psicodélica relatada por voluntários e as mudanças na diversidade de sinais. Isso sugere que nossa escala tem ligações estreitas não só com as alterações cerebrais globais induzidas pelos fármacos, mas àqueles aspectos da dinâmica cerebral subjacentes a aspectos específicos da experiência consciente”, aponta Seth.

A equipe agora está tentando identificar como mudanças específicas no fluxo de informações no cérebro estão na base de aspectos específicos da experiência psicodélica, como alucinações.

Em uma coincidência impressionante, a data de lançamento deste artigo, 19 de abril de 2017, ocorre precisamente 74 anos após Albert Hoffman – que sintetizou o LSD pela primeira vez em 1938 – ter conduzido sua primeira “autoexperiência” para descobrir seus efeitos psicológicos.

A data, 19 de abril de 1943, é amplamente conhecida como “Dia da Bicicleta” em homenagem ao passeio de bicicleta que Hoffman fez até sua casa após a primeira “viagem” de LSD.

O estudo foi publicado no periódico Scientific Reports.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …