Por acaso, astrônomos fotografam um exoplaneta “bebê”

(dv) Ginski et al.

Uma equipe internacional de astrônomos, liderada pela Universidade de Leiden, na Holanda, fotografou acidentalmente o que pensam ser um exoplaneta em processo de formação, a 600 anos-luz de distância da Terra.

A ideia inicial dos pesquisadores era fotografar um sistema estelar chamado CS Cha, localizado em uma região formadora de estrelas na Constelação do Camaleão.

As estrelas do sistema são do tipo T Tauri, ou seja, muito jovens, com apenas 2 ou 3 milhões de anos, idade perfeita para ser cercada por um disco protoplanetário de poeira e gás, no processo de formação de planetas.

Era exatamente esse disco que a equipe esperava encontrar enquanto estudava CS Cha usando o Very Large Telescope (VLT) no Chile, em fevereiro de 2017. No entanto, ganharam muito mais do que pediram.

A CS Cha é um sistema binário de duas estrelas. O sistema tem o que é conhecido como “disco circumbinário” em volta de ambas.

Enquanto estudavam as imagens, no entanto, os astrônomos notaram um pequeno ponto de luz fora desse disco. Com estranheza, compararam a fotografia com imagens do mesmo sistema tiradas pelo VLT há 11 anos e com imagens feitas pelo Telescópio Espacial Hubble há 19 anos.

O ponto estava lá, em todas as fotografias, pelo que não poderia ser uma falha nem uma anomalia transitória. E se movia com CS Cha, por isso era definitivamente um companheiro da estrela binária.

Os astrônomos, abismados, ainda não podem dizer com certeza o que é esse ponto. As opções são relativamente limitadas, entretanto, uma vez que é um objeto visível orbitando um sistema estelar.

A equipe tentou realizar uma análise espectroscópica para tentar descobrir do que se tratava o “ponto”, mas se deparou com um obstáculo: a luz do objeto é altamente polarizada. Isso geralmente ocorre quando a luz é espalhada por algo no seu caminho.

“Nós suspeitamos que o companheiro do sistema binário está cercado pelo próprio disco de poeira. A parte complicada é que o disco bloqueia uma grande parte da luz e por isso dificilmente podemos determinar sua massa. Então pode ser uma anã marrom, mas também um Super-Júpiter em formação”, explicou o astrônomo Christian Ginski, da Universidade de Leiden, principal autor do novo estudo.

Uma anã marrom é um tipo de estrela “fracassada” de massa muito baixa. Isso significa que é muito pequena para sustentar a fusão de hidrogênio, mas grande e quente demais para ser classificada como um planeta gasoso.

Ou então o ponto, com o próprio disco, poderia ser um gigante de gás que ainda está em crescimento, um tipo de planeta chamado “Super-Júpiter”, pela semelhança com o nosso vizinho galáctico, embora com massa muito maior.

Se realmente for uma dessas duas coisas, não importa qual, a descoberta será extraordinária. A maioria dos exoplanetas está muito longe para ser fotografada diretamente. Podemos apenas detectar sua presença com base na maneira como mudam a luz da estrela hospedeira. A lista de exoplanetas observados diretamente é incrivelmente curta.

Não é tão diferente para anãs marrons: a primeira observação direta de uma possível de uma delas foi anunciada apenas em 2009. Além disso, anãs marrons companheiras de estrelas parecidas com o Sol são extremamente raras.

A equipe agora trabalha para descobrir exatamente que tipo de objeto aparece na imagem, usando o Atacama Large Millimeter/Submillimetre Array (o ALMA) no Chile.

“O sistema CS Cha é o único no qual um disco circumplanetário está provavelmente presente, assim como um disco circunstelar. É também, até onde sabemos, o primeiro disco circumplanetário detectado diretamente em torno de um companheiro subestelar com luz polarizada, que restringe sua geometria”, escreveram os cientistas no artigo, aceito para publicação na revista Astronomy & Astrophysics, e neste momento disponível no arXiv.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …