A explosão de um carro-bomba no exterior de uma popular sorveteria de Bagdá provocou na segunda-feira pelo menos 15 mortos e 27 feridos, informou uma fonte oficial iraquiana.
O atentado levado a cabo por um terrorista suicida foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), disseram à Associated Press fontes oficiais iraquianas que não foram identificadas.
Imagens captadas por câmeras de segurança registraram o momento da explosão no centro da capital no momento em que se encontravam muitas pessoas na rua e no estabelecimento atingido pela explosão.
O ataque ocorre a poucos dias do início do Ramadã, em que os muçulmanos cumprem jejum durante as horas diurnas fazendo com que as pessoas se juntem nos restaurantes e lanchonetes desde as primeiras horas da noite.
No ano passado, um ataque no mês do Ramadã na capital iraquiana, na zona da Karrada, fez cerca de 300 mortos, sendo considerado o atentado mais violento dos últimos 13 anos e que também foi reivindicado pelo EI.
O ataque das últimas horas acontece em um momento em que as forças militares norte-americanas prestam apoio às forças iraquianas em Mossul, no norte do país, um dos redutos do EI.
Em outro atentado com um carro-bomba, durante a noite, morreram cinco pessoas e 17 ficaram feridas.
// ZAP