Professor mostra que é possível ensinar informática sem computador

Um professor de Gana compartilhou uma foto nas redes sociais em que mostra a simulação de uma captura de tela do Microsoft Word feita com giz de várias cores em um quadro negro. “Ensinar informática em uma escola de Gana é muito divertido”, garante.

Owura Kwadwo é um professor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma escola em Kumasi, em Gana, disciplina que, à princípio, precisa de ser lecionada com acesso a computadores. Porém, conta o El País, as únicas ferramentas que o docente dispõe são um quadro, giz e “muita imaginação”.

De acordo com a imagem compartilhada por Kwadwo no Facebook, o resultado é um quadro com um grande desenho do que seria uma captura de tela do Microsoft Word.

“Ensinar TIC em uma escola de Gana é muito divertido. Informática no quadro. Adoro meus alunos e, por isso, faço o que for preciso para que entendam o que estou ensinando”, pode ler-se na legenda da postagem.

Teaching of ICT in Ghana's school is very funny. ICT on the board paa. I love ma students so have to do wat will make…

Posted by Owura Kwadwo Hottish on Thursday, February 15, 2018

“Cada professor tem sua forma de apresentar a informação aos alunos. Essa é a minha”, explicou o professor ao site Bored Panda, citado pelo jornal espanhol. Kwadwo aproveitou sua formação em Artes Visuais para criar a simulação do Word.

“Pelo menos, os alunos ficam com uma ideia daquilo que vão ver quando estiverem em frente a um computador”, explica, acrescentando que todos “entendem tudo muito bem”.

A fotografia com milhares de compartilhamentos abriu um debate no país sobre a falta de recursos nas escolas. “Por que em 2018 ainda há escolas sem computadores?”.

Kwadwo acredita que o governo tenta que novas tecnologias cheguem a todos, mas considera que esse é um processo lento. “Precisamos de melhores equipes e infraestrutura, ajuda para os professores e para os estudantes e um governo que tenha a educação no coração”, explicou o professor.

Entretanto, a publicação no Facebook gerou uma onda de solidariedade e várias pessoas já se disponibilizaram para fornecer computadores e projetores à escola onde Kwadwo leciona. Um desses casos, segundo o Observador, foi a própria Microsoft Africa.

Quanto aos outros donativos, e tendo em conta que “existem muitas escolas com os mesmos problemas”, o docente decidiu repassar parte das coisas que vier a receber.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …