Professor mostra que é possível ensinar informática sem computador

Um professor de Gana compartilhou uma foto nas redes sociais em que mostra a simulação de uma captura de tela do Microsoft Word feita com giz de várias cores em um quadro negro. “Ensinar informática em uma escola de Gana é muito divertido”, garante.

Owura Kwadwo é um professor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma escola em Kumasi, em Gana, disciplina que, à princípio, precisa de ser lecionada com acesso a computadores. Porém, conta o El País, as únicas ferramentas que o docente dispõe são um quadro, giz e “muita imaginação”.

De acordo com a imagem compartilhada por Kwadwo no Facebook, o resultado é um quadro com um grande desenho do que seria uma captura de tela do Microsoft Word.

“Ensinar TIC em uma escola de Gana é muito divertido. Informática no quadro. Adoro meus alunos e, por isso, faço o que for preciso para que entendam o que estou ensinando”, pode ler-se na legenda da postagem.

Teaching of ICT in Ghana's school is very funny. ICT on the board paa. I love ma students so have to do wat will make…

Posted by Owura Kwadwo Hottish on Thursday, February 15, 2018

“Cada professor tem sua forma de apresentar a informação aos alunos. Essa é a minha”, explicou o professor ao site Bored Panda, citado pelo jornal espanhol. Kwadwo aproveitou sua formação em Artes Visuais para criar a simulação do Word.

“Pelo menos, os alunos ficam com uma ideia daquilo que vão ver quando estiverem em frente a um computador”, explica, acrescentando que todos “entendem tudo muito bem”.

A fotografia com milhares de compartilhamentos abriu um debate no país sobre a falta de recursos nas escolas. “Por que em 2018 ainda há escolas sem computadores?”.

Kwadwo acredita que o governo tenta que novas tecnologias cheguem a todos, mas considera que esse é um processo lento. “Precisamos de melhores equipes e infraestrutura, ajuda para os professores e para os estudantes e um governo que tenha a educação no coração”, explicou o professor.

Entretanto, a publicação no Facebook gerou uma onda de solidariedade e várias pessoas já se disponibilizaram para fornecer computadores e projetores à escola onde Kwadwo leciona. Um desses casos, segundo o Observador, foi a própria Microsoft Africa.

Quanto aos outros donativos, e tendo em conta que “existem muitas escolas com os mesmos problemas”, o docente decidiu repassar parte das coisas que vier a receber.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …