Atleta com deficiência neurológica dá show no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo

Anderson da Rosa Silveira foi aplaudido de pé no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, em Ribeirão Preto, no último fim de semana. Apesar de suas limitações, ele arrancou aplausos e gritos de incentivo no principal campeonato de fisiculturismo do país.

Natural de de Santo Ângelo, interior do Rio Grande do Sul, Anderson nasceu com uma deficiência neurológica em decorrência do parto protelado pelo médico, causando falta de oxigenação no cérebro. Contudo, isso não prejudicou sua cognição.

Com apoio da família, Anderson fez fisioterapia e estudou com outras crianças ditas “normais”. Terminou o ensino médio e foi aprovado no vestibular. A deficiência nunca abalou a autoestima do jovem. Ele já praticou dança de rua e é formado em capoeira, mas, hoje, se dedica ao fisiculturismo, esporte onde os atletas buscam o corpo mais bem definido.

Sempre mantive a positividade em tudo. A gente tem que ter na cabeça que somos bem maiores que os preconceituosos. Na minha opinião, quem tem preconceito é por que tem um pouco de inveja da capacidade que o o outro tem para conquistar as coisas com menos capacidade”, disse Anderson ao RPA.

O treinador de Anderson, Carlos Fontoura, disse que o jovem é uma inspiração para os outros atletas da sua academia. “Os frequentadores da academia se inspiram muito nele pela determinação e pelo foco”, disse Fontoura.

A dedicação e a entrega de Anderson lhe renderam o troféu de Campeão Gaúcho IFBB-RS de Fisiculturismo – Categoria Especial.

No início, Fontoura temia a recepção do aleta nas competições. “De certa forma eu temia que o Anderson pudesse ser recebido e tratado com ‘coitadismo’, fato que não se registrou”, explica. Para a satisfação de todos, o jovem foi abraçado pelos outros atletas como mais um membro de uma “tribo” que pratica valores como solidariedade e empatia.

“A minha aceitação no fisiculturismo foi muito boa, porque em vez deles me olharem como um ‘deficiente’, que poderia ser um ‘coitado’, eles me olharam como uma inspiração”, diz Anderson.

Anderson e seu treinador criaram uma vaquinha online para arrecadar o dinheiro necessário para participar do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo. A campanha foi um sucesso e deu a Anderson a oportunidade de firmar a categoria especial do fisiculturismo “como algo viável e acolhedora”.

“Para mim foi uma experiência incrível, que me possibilitou interagir com os melhores fisiculturistas do país. Todos muito atenciosos e receptivos comigo, me motivando a obter melhores resultados”, disse Anderson.

Ele participou na Categoria Especial e se tornou Top 1. Com isso, ele se credencia para representar o Brasil no campeonato sul-americano, que será realizado em Buenos Aires, em setembro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Blob": o que é a misteriosa criatura com 720 sexos e sem cérebro

Ele não tem boca, estômago, olhos, tampouco pode detectar ou digerir alimentos. Também não tem braços ou pernas, mas consegue se locomover — e, em um único dia, dobrar de tamanho. É capaz de aprender e …

Planalto suspende indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

Desgaste político e crise entre clã Bolsonaro e PSL minam nomeação do filho do presidente, que dificilmente seria aprovada pelo Senado. Caso ocorre após batalha pela liderança da legenda na Câmara. O Palácio do Planalto decidiu …

EUA aplicam tarifas punitivas sobre produtos da UE

Após aval da OMC, entram em vigor aumentos tarifários de 10% e 25%, afetando 7,5 bilhões de dólares em produtos do bloco europeu. Bruxelas poderá retaliar com sanções. As autoridades de comércio dos Estados Unidos confirmaram …

Polícia libera filho do chefe do narcotráfico El Chapo depois de emboscada

Alvos de uma violenta represália dos narcotraficantes, os policiais mexicanos foram obrigados a soltar Ovidio Guzmán López, um dos filhos do célebre El Chapo, do cartel de Sinaloa, pouco depois de prendê-lo, nesta quinta-feira (17) …

Pesquisa identifica quais as preferências musicais em cada região do Brasil

Ainda que a cultura brasileira tenha o hábito de importar, no bom e no mal sentido, tudo que pode de países estrangeiros – em especial dos EUA e alguns países da Europa – na hora …

Estudo descobre que humanos têm capacidade de regeneração como a salamandra

Infelizmente, seres humanos não podem se dar ao luxo de perder nenhum pedacinho do corpo, porque todos são insubstituíveis. Ou talvez não. Um estudo da Universidade Duke (EUA) descobriu que somos muito melhores em regenerar cartilagem …

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …