Atleta com deficiência neurológica dá show no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo

Anderson da Rosa Silveira foi aplaudido de pé no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, em Ribeirão Preto, no último fim de semana. Apesar de suas limitações, ele arrancou aplausos e gritos de incentivo no principal campeonato de fisiculturismo do país.

Natural de de Santo Ângelo, interior do Rio Grande do Sul, Anderson nasceu com uma deficiência neurológica em decorrência do parto protelado pelo médico, causando falta de oxigenação no cérebro. Contudo, isso não prejudicou sua cognição.

Com apoio da família, Anderson fez fisioterapia e estudou com outras crianças ditas “normais”. Terminou o ensino médio e foi aprovado no vestibular. A deficiência nunca abalou a autoestima do jovem. Ele já praticou dança de rua e é formado em capoeira, mas, hoje, se dedica ao fisiculturismo, esporte onde os atletas buscam o corpo mais bem definido.

Sempre mantive a positividade em tudo. A gente tem que ter na cabeça que somos bem maiores que os preconceituosos. Na minha opinião, quem tem preconceito é por que tem um pouco de inveja da capacidade que o o outro tem para conquistar as coisas com menos capacidade”, disse Anderson ao RPA.

O treinador de Anderson, Carlos Fontoura, disse que o jovem é uma inspiração para os outros atletas da sua academia. “Os frequentadores da academia se inspiram muito nele pela determinação e pelo foco”, disse Fontoura.

A dedicação e a entrega de Anderson lhe renderam o troféu de Campeão Gaúcho IFBB-RS de Fisiculturismo – Categoria Especial.

No início, Fontoura temia a recepção do aleta nas competições. “De certa forma eu temia que o Anderson pudesse ser recebido e tratado com ‘coitadismo’, fato que não se registrou”, explica. Para a satisfação de todos, o jovem foi abraçado pelos outros atletas como mais um membro de uma “tribo” que pratica valores como solidariedade e empatia.

“A minha aceitação no fisiculturismo foi muito boa, porque em vez deles me olharem como um ‘deficiente’, que poderia ser um ‘coitado’, eles me olharam como uma inspiração”, diz Anderson.

Anderson e seu treinador criaram uma vaquinha online para arrecadar o dinheiro necessário para participar do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo. A campanha foi um sucesso e deu a Anderson a oportunidade de firmar a categoria especial do fisiculturismo “como algo viável e acolhedora”.

“Para mim foi uma experiência incrível, que me possibilitou interagir com os melhores fisiculturistas do país. Todos muito atenciosos e receptivos comigo, me motivando a obter melhores resultados”, disse Anderson.

Ele participou na Categoria Especial e se tornou Top 1. Com isso, ele se credencia para representar o Brasil no campeonato sul-americano, que será realizado em Buenos Aires, em setembro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …