Atleta com deficiência neurológica dá show no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo

Anderson da Rosa Silveira foi aplaudido de pé no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, em Ribeirão Preto, no último fim de semana. Apesar de suas limitações, ele arrancou aplausos e gritos de incentivo no principal campeonato de fisiculturismo do país.

Natural de de Santo Ângelo, interior do Rio Grande do Sul, Anderson nasceu com uma deficiência neurológica em decorrência do parto protelado pelo médico, causando falta de oxigenação no cérebro. Contudo, isso não prejudicou sua cognição.

Com apoio da família, Anderson fez fisioterapia e estudou com outras crianças ditas “normais”. Terminou o ensino médio e foi aprovado no vestibular. A deficiência nunca abalou a autoestima do jovem. Ele já praticou dança de rua e é formado em capoeira, mas, hoje, se dedica ao fisiculturismo, esporte onde os atletas buscam o corpo mais bem definido.

Sempre mantive a positividade em tudo. A gente tem que ter na cabeça que somos bem maiores que os preconceituosos. Na minha opinião, quem tem preconceito é por que tem um pouco de inveja da capacidade que o o outro tem para conquistar as coisas com menos capacidade”, disse Anderson ao RPA.

O treinador de Anderson, Carlos Fontoura, disse que o jovem é uma inspiração para os outros atletas da sua academia. “Os frequentadores da academia se inspiram muito nele pela determinação e pelo foco”, disse Fontoura.

A dedicação e a entrega de Anderson lhe renderam o troféu de Campeão Gaúcho IFBB-RS de Fisiculturismo – Categoria Especial.

No início, Fontoura temia a recepção do aleta nas competições. “De certa forma eu temia que o Anderson pudesse ser recebido e tratado com ‘coitadismo’, fato que não se registrou”, explica. Para a satisfação de todos, o jovem foi abraçado pelos outros atletas como mais um membro de uma “tribo” que pratica valores como solidariedade e empatia.

“A minha aceitação no fisiculturismo foi muito boa, porque em vez deles me olharem como um ‘deficiente’, que poderia ser um ‘coitado’, eles me olharam como uma inspiração”, diz Anderson.

Anderson e seu treinador criaram uma vaquinha online para arrecadar o dinheiro necessário para participar do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo. A campanha foi um sucesso e deu a Anderson a oportunidade de firmar a categoria especial do fisiculturismo “como algo viável e acolhedora”.

“Para mim foi uma experiência incrível, que me possibilitou interagir com os melhores fisiculturistas do país. Todos muito atenciosos e receptivos comigo, me motivando a obter melhores resultados”, disse Anderson.

Ele participou na Categoria Especial e se tornou Top 1. Com isso, ele se credencia para representar o Brasil no campeonato sul-americano, que será realizado em Buenos Aires, em setembro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …

Repórter da CNN é preso ao vivo em protesto por morte de homem negro. Trump pede tiros em manifestantes

Minneapolis vive uma escalada de violência provocada por um policial branco que matou, de forma brutal, um homem negro. George Floyd foi asfixiado pelo joelho do oficial enquanto era filmado em plena luz do dia. Nem …

Diário de oficial nazista revela suposta localização de toneladas de ouro em castelo

Pesquisadores que buscam bilhões de dólares em tesouros nazistas roubados da Europa acreditam ter encontrado a localização de toneladas de ouro debaixo de antigo castelo alemão. Os pesquisadores acreditam ter encontrado 28 toneladas de ouro roubadas …

Coreia do Sul registra aumento de casos de coronavírus e teme nova onda da epidemia

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (28) o maior aumento de novas contaminações por coronavírus em quase dois meses, devido a um surto de casos em um armazém de uma empresa de comércio …

Desigualdade eleva letalidade da covid na favela, diz estudo

Quase todos os dias, com ou sem pandemia, a diarista Joceliane Gomes Santos de Freitas, 29 anos, sai de casa às 7h em Barra do Ceará, comunidade de Fortaleza onde mora com o marido e …

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …