Áustria fecha sete mesquitas e expulsa líderes islâmicos

Sebastian Kurz / Facebook

O chanceler austríaco Sebastian Kurz

O chanceler austríaco Sebastian Kurz anunciou nesta sexta-feira (8) que as autoridades do país vão expulsar imãs financiados a partir do exterior e fechar sete mesquitas para lutar contra “o islamismo político”.

As mesquitas foram encerradas em diferente lugares do país: quatro em Viena, duas na região da Alta Áustria e uma em Carintia.

A decisão está relacionada com a controversa reconstituição, por crianças vestidas como soldados, de uma batalha emblemática da história otomana, numa das principais mesquitas de Viena, próxima da comunidade turca. As fotografias da reconstituição da batalha de Gallipoli foram publicadas pelo semanário de centro-esquerda Falter e abalaram a classe política austríaca.

O local de culto onde decorreu a reconstituição é gerido pela União Islâmica Turca da Áustria, ligada à Direção dos Assuntos Religiosos turca (Diyanet), que qualificou a encenação de “altamente lamentável” e disse ter intervido e pedido a demissão do responsável antes da controvérsia na mídia.

Além do fechamento das mesquitas, o governo austríaco também vai expulsar líderes destes templos que recebem financiamento exterior – supostamente da Turquia – para difundir ideias extremistas e doutrinal a menores de idade.

Em coletiva de imprensa em Viena, o chanceler afirmou que “as sociedades paralelas, o islamismo político e o extremismo não tem cabimento na Áustria“.

Segundo o Jornal de Notícias, Kurz dissolveu também um grupo chamado Comunidade Religiosa Árabe que administra seis mesquitas.

As ações são baseadas em uma lei de 2015, que impede comunidades religiosas de obter financiamento do exterior. Herbert Kickl, ministro do Interior, afirmou que as autorizações de residência de dezenas de líderes islâmicos empregados pela entidade que supervisiona as mesquitas turcas na Áustria estão sendo revistas.

60 imãs ligados à Turquia e suas famílias podem ainda ser expulsos, podendo chegar a um total de 150 pessoas.

Já no que diz respeito às mesquitas fechadas, pesa a acusação de difusão de ideias ultranacionalistas turcas, ligadas a uma leitura mais conservadora dos princípios islâmicos.

O vice-chanceler e ultranacionalista Heinz-Christian Strache assegura que existe “liberdade religiosa” na Áustria, mas que “é importante que esse princípio não seja utilizado para o doutrinamento político“.

Na Áustria, vivem cerca de meio milhão de muçulmanos, representando 6% da população de um país de maioria católica. A maior parte dos muçulmanos são de origem turca e bósnia.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …