Avanço dos ecologistas em eleição na Áustria recompõe cenário político

Sebastian Kurz / Facebook

O chanceler austríaco Sebastian Kurz

O partido de extrema-direita austríaco FPO descartou neste domingo (29) seu retorno a um governo de coalizão ao lado dos conservadores liderados por Sebastian Kurz, 33 anos.

O partido de Sebastian Kurz (OVP) obteve 37% dos votos nas eleições legislativas realizadas neste domingo (29) e deve voltar ao poder. Para obter maioria parlamentar, Kurz poderá compor com a bancada ecologista, que surpreendeu na votação.

De acordo com projeções da TV pública austríaca, a extrema direita obteve apenas 16% de sufrágios, ficando atrás dos socialistas, que conquistaram 21,8% dos votos, quatro pontos a menos do que nas eleições de 2017, compondo assim mesmo a segunda maior bancada no novo Parlamento.

A principal surpresa da eleição foi a votação expressiva nos candidatos ecologistas. Os verdes retornam ao Parlamento em Viena depois de obter 14,1% dos votos, contra menos de 4% nas eleições de 2017. Os liberais pró-europeus da legenda NEOS obtiveram 8%, segundo projeções.

“Estamos nos preparando para ficar na oposição”, disse o líder de extrema direita Norbert Hofer, nada satisfeito com o resultado das eleições provocadas pelo escândalo que ficou conhecido como Ibizagate. “Precisamos reconstruir o partido”, acrescentou. As projeções indicam um recuo de dez pontos da direita nacionalista xenófoba, após a revelação de um suposto financiamento russo ao partido.

Kurz sai fortalecido

A popularidade de Kurz não sofreu com a tempestade que derrubou, em maio, seu primeiro governo, formado com os nacionalistas do Partido da Liberdade da Áustria (FPO). Neste domingo, o político conservador conseguiu melhorar em seis pontos o desempenho de seu partido nas urnas, em comparação com a eleição disputada há quase dois anos.

A coalizão de ultradireita, alinhavada em dezembro de 2017 e apresentada como modelo para a Europa diante da ascensão dos nacionalismos, implodiu após 18 meses. A aliança não sobreviveu às revelações comprometedoras do então chefe do FPO e número dois do governo, Heinz-Christian Strache, escândalo batizado de Ibizagate.

Em maio, a imprensa alemã revelou um vídeo filmado com uma câmera escondida em Ibiza (Espanha) em 2017, em que Strache era visto propondo participações em contratos públicos a uma pessoa supostamente ligada a um oligarca russo. Em troca, ele pedia apoio financeiro.

Strache teve que renunciar e Kurz expulsou o FPO de seu governo. Alguns dias depois, o próprio Kurz foi destituído como chefe do Executivo por meio de uma moção de censura.

Jogo de alianças

Com esses resultados, o partido de Kurz deve demorar várias semanas para costurar uma nova aliança de governo. Os socialistas declararam não estar interessados em governar com os conservadores.

Kurz poderá operar um giro de 180 graus, aliando-se com liberais e verdes, após uma campanha marcada pelas questões climáticas. Mas teria de fazer muitas concessões nas áreas de meio ambiente e imigração. Qualquer opção é arriscada.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …