Autoridades gregas apontam indícios sérios de mão criminosa nos incêndios

Vassilis Psomas / EPA

Fogo assola Loutraki, na Grécia

As autoridades gregas anunciaram nesta sexta-feira (27) que existem “indícios sérios” de atos criminosos nos incêndios que ocorreram na zona de Mati, a 30 quilômetros de Atenas, e que causaram a morte de pelo menos 83 pessoas.

O ministro da Ordem Pública da Grécia, Nikos Toskas, afirmou que a análise das imagens de satélite e as investigações no terreno sugerem que as chamas começaram na segunda-feira (23) em vários locais e em um curto espaço de tempo, provavelmente devido a atos criminosos.

“Existem sérios indícios de mão criminosa, mas as investigações ainda decorrem”, disse Nikos Toskas em coletiva de imprensa, acrescentando que foi encontrado um objeto suspeito em Mati, local onde ocorreram a maioria das mortes.

Nikos Toskas salientou que os ventos fortes que foram sentidos provocaram uma “situação extraordinária”, levando as chamas a se propagassem de forma rápida em pouco tempo.

Os incêndios de segunda-feira em Mati, um bairro associado à vila de Rafina, e nas proximidades causaram pelo menos 83 mortos e quase duas centenas de feridos, dos quais 70 continuam hospitalizados, alguns em estado crítico.

As autoridades continuam as buscas nos locais afetados e também no mar, para procurar por mais possíveis vítimas. Ainda não há dados oficiais sobre o número de desaparecidos, mas os bombeiros têm relatado receber dezenas de chamadas de pessoas à procura de familiares.

Site criado para procurar desaparecidos

Quatro dias após os incêndios que assolaram a Grécia, ainda existem dezenas de pessoas desaparecidas. Para ajudar na procura destas pessoas, foi criada uma plataforma online.

Qualquer pessoa pode contribuir para a plataforma: basta publicar uma foto com o nome do familiar ou amigo desaparecido, preenchendo os dados em um formulário para garantir a comprovação da publicação, segundo o Jornal de Notícias.

A plataforma já conta com várias publicações de Mati, Rafina e Kikkono Limanaki – as regiões gregas com maior número de vítimas.

Theofanis Kassimis, um dos autores da plataforma, disse que o Serviço de Bombeiros grego e a Proteção Civil têm conhecimento do site.

Cenário de “pós-guerra”

Os incêndios, considerados como a maior tragédia com incêndios na última década, devastaram a região. A Cruz Vermelha, que opera há dias no local, descreve uma paisagem desoladora com um cenário de “pós-guerra”.

“A paisagem é desoladora. Era uma área densa, cheia de árvores e pessoas, mas agora está tudo devastado. As casas estão queimadas, as árvores estão queimadas. Parece um cenário de pós-guerra”, conta Lina Tsitsou, chefe de equipe para resposta nacional a desastres da Cruz Vermelha grega, em declarações à BBC.

“Há o elemento humano. Ouvi pessoas dizendo que só lhes restam os sapatos e as roupas do corpo e que estão de luto pelos vizinhos”, afirma Tsitsou.

“Dizem que perderam tudo. Todas as economias e o trabalho de uma vida, investidos em uma casa. Para os gregos, ter uma casa é muito importante. E esse investimento está agora acabado. O drama vem de muita, muita gente. As pessoas estão traumatizadas”.

O executivo grego anunciou um conjunto de medidas para prestar apoio às vítimas, entre as quais, alívio fiscal, atribuição de 5 mil euros a famílias e pessoas afetadas pelos incêndios. Um montante de 6 mil euros para famílias com três ou mais crianças.

Além disso, os negócios que tenham sofrido danos poderão receber 8 mil euros. Foi ainda anunciado um fundo de emergência de 40 milhões de euros, aberto a doações, para ajudar as regiões afetadas.

Depois das chamas, uma forte tempestade

Poucas horas após as chamas, uma forte tempestade atingiu nesta quinta-feira (26) a zona norte dos subúrbios do país. As cidades de Maroussi e Chalandri foram as mais afetadas, onde várias estradas ficaram inundadas e carros foram arrastados frente à precipitação intensa que caiu em um curto espaço de tempo.

A mídia local relatam que os bombeiros receberam cerca de 150 chamadas com pedidos de ajuda, devido a danos em carros e inundações em casas. Algumas estradas foram interditada ao trânsito, aponta o Expresso.

De acordo com Greek Reporter, as principais estradas de Kifisia e Nea Erythrea ficaram intransitáveis, enquanto na cidade de Marousi carros que se encontravam em parques de estacionamento ficaram submersos. Vários vídeos e imagens divulgados nas redes sociais mostram as consequências da tempestade.

Ciberia, Lusa // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …