Jornalista torturada e estuprada durante rapto de 15 meses revela o que a salvou

Amanda Lindhout foi raptada, torturada e estuprada durante 15 meses. Agora, a canadense relata o ano de terror que viveu na Somália e revela o que a salvou.

Em agosto de 2008, a jornalista canadense Amanda Lindhout estava na Somália em reportagem com o então namorado, Nigel Brennan, um fotógrafo australiano de 36 anos. Ambos estavam a caminho de um campo de refugiados quando um grupo de indivíduos armados os raptou, exigindo 5 milhões de euros (R$ 22 milhões) para o resgate do casal.

A repórter, que na época tinha 26 anos, entrou em desespero, chegando mesmo a ponderar o suicídio. Agora, dez anos depois do dia que marcou sua vida para sempre, Amanda conta o episódio que a fez mudar de ideia.

Segundo o Correio da Manhã, cerca de dois meses antes de ser libertada, a jornalista viu um pássaro através de uma janela, que acredita ter se tratado de um mensageiro. Naquele exato momento, Amanda ganhou esperança para lutar pela vida, aguentar o “inferno” em que vivia e conseguir acordar do pesadelo.

“Aquele pássaro era um mensageiro. A vontade que tinha em acabar com a minha vida desapareceu e nunca mais voltou. E tive um sentimento maravilhoso que me deu a determinação necessária para sobreviver”, conta a jornalista ao The Mirror.

Foram muitas as tentativas da jornalista e do fotógrafo de escapar da casa onde estavam retidos. Os dois reféns se converteram ao Islã, na tentativa de que os raptores os tratassem melhor, o que não aconteceu. Além disso, Amanda e Neil tentaram fugir, mas foram capturados.

Em 2009, as famílias do casal conseguiram o dinheiro do resgate e Amanda e Neil foram ambos libertados. No entanto, o trauma da jornalista dura até hoje. Além de pesadelos, Amanda sofre de vários problemas de saúde em consequência dos maus tratos pelos quais passou.

Agora, a jornalista conta em livro a experiência que viveu no país africano.

Ali Omar Ader, um dos mentores do sequestro, acabou preso e condenado a uma pena de prisão de 15 anos, que cumpre atualmente no Canadá. Os raptores pertenciam a um grupo de radicais islâmicos ligados ao grupo terrorista Hizbul-Islam.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …

Grécia elege primeira presidente mulher

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis. A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará …

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …