Dupla que procurava “trem de ouro nazista” se separa

Após dois anos de buscas fracassadas por trem carregado de ouro que estaria escondido em túnel na Polônia desde o fim da Segunda Guerra, equipe perde um de seus membros. “Não quero mais fazer nada de estúpido”, diz.

A história parecia boa demais para ser verdade. Em agosto de 2016, uma dupla de historiadores amadores e autoproclamados caçadores de tesouros anunciou ter evidências de um trem carregado de ouro em um sistema de túneis secretos na Polônia.

A composição, que pertencia às Forças Armadas do regime nazista, teria desaparecido no fim da Segunda Guerra Mundial. O regime nazista teria ocultado o trem na tentativa de preservar a preciosa carga da aproximação do Exército Vermelho soviético.

Prontamente, a dupla exigiu que o governo polonês garantisse que eles receberiam pelo menos 10% do valor recuperado. A “descoberta” era, segundo eles, apoiada em buscas feitas com um radar de penetração no solo.

A história rapidamente foi divulgada por jornais do mundo todo. A dupla, formada pelo polonês Piotr Koper e o alemão Andreas Richter, passou logo depois a comandar escavações na região onde estaria o tesouro, uma cadeia de montanhas ao sul de Wroclaw, cidade que até 1945 fez parte da Alemanha com o nome de Breslau.

O governo polonês se deixou levar pela história. Soldados foram descolados para proteger a área, e as autoridades começaram a apoiar as buscas. O caso também atraiu turistas e curiosos para a região.

Dois anos depois, no entanto, nada foi encontrado. Logo após a divulgação do caso em 2016, vários historiadores já haviam classificado a história de uma mera lenda e apontado que nenhum trem existia.

Agora, Richter anunciou que resolveu desistir da busca pelo “trem do ouro nazista”. “Não quero mais fazer nada de estúpido”, disse o alemão, acrescentando que as buscas já lhe custaram pessoalmente 80 mil euros (348 mil reais).

Ele, no entanto, afirma que não abandonou as buscas por ter se convencido de que o trem não existe. Pelo contrário. “Tenho 95% de certeza de que existe“, disse. A desistência, segundo ele, foi motivada pela frustração em relação à maneira como as buscas estão sendo realizadas e por diferenças com seu parceiro.

Richter afirmou que a escavação inicial não foi profunda o suficiente e que uma segunda tentativa não foi iniciada por causa do polonês Koper, que teria repetidamente adiado a retomada dos trabalhos. “Em determinado momento, isso me deu nos nervos”, disse.

Ele também se queixou que o parceiro havia apresentando uma projeção mais baixa sobre os custos da escavação, que seriam inicialmente de 20 mil euros. No final, ele afirma ter gasto quatro vezes esse valor.

“Essa foi uma das razões dessa colaboração ter falhado”, disse Richter, que nega que a divulgação da história e a cobertura da mídia tenham lhe rendido dinheiro.

A busca pelo trem chegou ao fim, então? Não se depender de Piotr Koper, o membro remanescente da equipe. À agência de notícias alemã DPA, ele afirmou que pretende retomar os trabalhos por conta própria no próximo inverno.

“No inverno não haverá restrições quanto a árvores e arbustos e ninhos de aves. É o melhor momento para procurar um trem“, disse, deixando claro que o frio não deve baixar sua febre do ouro.

Apesar de nenhum ouro ou trem ter sido encontrado, as autoridades da região das buscas ficaram satisfeitas. O porta-voz da cidade de Walbrzych, local das escavações, afirmou em 2016 ao jornal New York Times que o turismo na cidade havia saltado 44% em comparação ao ano anterior.

“A publicidade global que a cidade recebeu custaria pelo menos 200 milhões de dólares. Nosso orçamento anual para promoção do turismo é de apenas 380 mil. Mesmo que os exploradores não encontrem nada, o trem de ouro chegou à cidade“, disse.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …