Jovem com câncer leva bronca e gera polêmica por usar turbante

Thauane Cordeiro / Facebook

Thauane Cordeiro, 19 anos, está em tratamento para leucemia mielóide aguda

Thauane Cordeiro, 19 anos, está em tratamento para leucemia mielóide aguda

Thauane Cordeiro, uma jovem de Curitiba com leucemia mielóide, foi criticada no metrô por estar usando turbante, típico da cultura afro. A jovem contou o caso e lançou o debate sobre apropriação cultural – a adoção de alguns elementos de uma cultura por um grupo cultural diferente

“Apropriação cultural” é um termo utilizado para designar o uso de elementos ligados a outras culturas, de modo considerado inapropriado por quem vive no contexto cultural que estaria sendo apropriado.

A jovem Thauane Cordeiro, 19 anos, mora em Curitiba e está em tratamento para leucemia mielóide aguda, que a deixou careca.

Thauane é branca, e foi criticada pelo uso de turbantes, que são vistos como símbolo de luta do movimento negro e que ela usou para melhorar a auto-estima e se sentir mais bonita enquanto dura o tratamento que faz com que o seu cabelo caia.

“Eu comecei a reparar que tinha bastantes mulheres negras, lindas aliás, que tavam me olhando torto, tipo ‘olha lá a branquinha se apropriando da nossa cultura‘. Enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei: ‘tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus‘.
Peguei e saí e ela ficou com cara de tacho”.

Após o ocorrido, Thauane tirou uma foto usando o turbante e postou nas suas redes sociais junto com um texto onde conta o que aconteceu.

Vou contar o que houve ontem, pra entenderem o porquê de eu estar brava com esse lance de apropriação cultural:
Eu estava na estação com o turbante toda linda, me sentindo diva. E eu comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás, que tavam me olhando torto, tipo ” olha lá a branquinha se apropriando dá nossa cultura”, enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei “tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus.”, Peguei e sai e ela ficou com cara de tacho. E sinceramente, não vejo qual o PROBLEMA dessa nossa sociedade em, meu Deus!
#VaiTerTodosDeTurbanteSim

Após a postagem houve muita polêmica no debate sobre apropriação, onde muitas pessoas tanto concordavam quanto discordavam que seria errado usar turbantes mesmo se uma pessoa estiver com câncer, e muitas pessoas publicaram fotos usando turbante e defenderam que apropriação cultural em um país com tanta diversidade não existe.

Viviane Martins resume o sentimento da maior parte dos que defendem Thauane.

Como o assunto está bombando no tt, vamos junto com a Thauane Cordeiro subir a tag #VaiTerTodosDeTurbanteSim para mostrar que o mais bonito das culturas é a mistura delas.

Do outro lado, alguns defendem que Thauane Cordeiro “usou a doença dela para legitimar uma falsa situação criada para denegrir a imagem do movimento negro e das mulheres negras. Apenas”.

Ainda ninguém acusou a jovem de ter ficado doente só para poder fazer isso.

Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Marcha das Mulheres Negras em Brasília, em 2015

Marcha das Mulheres Negras em Brasília, em 2015

Ciberia // Agência BR

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É sempre a mesma coisa.
    Mas digam, quem é o segregacionista aqui?
    Ademais, TURBANTE, ao meu simples ver, é muito mais parte da cultura Indiana ou Induísta, que a Africana.
    Ora, então, por qual motivo, as mulheres afro, muitas vezes alisam seus cabelos? Deveriam ser instadas a não o fazer???
    De forma alguma, cada qual usa, aquilo que mais lhe fizer bem
    A menina tomou a mais correta das atitudes, e penso que todos que se posionam contra o uso de turbantes por “brancos”, deveriam mesmo era fazer uma grande introspecção.

  2. O que essas moças que criticaram a menina do turbante fizeram tem um nome só: RACISMO. Quer dizer que agora cada etnia tem uma vestimenta apropriada? Fala sério!

  3. Falta do que fazer, vão ajudar alguém que precise, usem toda sua energia para o bem, ao invés de disseminar racismo, intolerância e ignorância. Qual o problema de usar turbante? Não poderia ser encarado como uma homenagem ao povo africano? Agora sairão perseguindo todas as mulheres com câncer que usam turbante há muito tempo?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …