Jovem com câncer leva bronca e gera polêmica por usar turbante

Thauane Cordeiro / Facebook

Thauane Cordeiro, 19 anos, está em tratamento para leucemia mielóide aguda

Thauane Cordeiro, 19 anos, está em tratamento para leucemia mielóide aguda

Thauane Cordeiro, uma jovem de Curitiba com leucemia mielóide, foi criticada no metrô por estar usando turbante, típico da cultura afro. A jovem contou o caso e lançou o debate sobre apropriação cultural – a adoção de alguns elementos de uma cultura por um grupo cultural diferente

“Apropriação cultural” é um termo utilizado para designar o uso de elementos ligados a outras culturas, de modo considerado inapropriado por quem vive no contexto cultural que estaria sendo apropriado.

A jovem Thauane Cordeiro, 19 anos, mora em Curitiba e está em tratamento para leucemia mielóide aguda, que a deixou careca.

Thauane é branca, e foi criticada pelo uso de turbantes, que são vistos como símbolo de luta do movimento negro e que ela usou para melhorar a auto-estima e se sentir mais bonita enquanto dura o tratamento que faz com que o seu cabelo caia.

“Eu comecei a reparar que tinha bastantes mulheres negras, lindas aliás, que tavam me olhando torto, tipo ‘olha lá a branquinha se apropriando da nossa cultura‘. Enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei: ‘tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus‘.
Peguei e saí e ela ficou com cara de tacho”.

Após o ocorrido, Thauane tirou uma foto usando o turbante e postou nas suas redes sociais junto com um texto onde conta o que aconteceu.

Vou contar o que houve ontem, pra entenderem o porquê de eu estar brava com esse lance de apropriação cultural:
Eu estava na estação com o turbante toda linda, me sentindo diva. E eu comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás, que tavam me olhando torto, tipo ” olha lá a branquinha se apropriando dá nossa cultura”, enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei “tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus.”, Peguei e sai e ela ficou com cara de tacho. E sinceramente, não vejo qual o PROBLEMA dessa nossa sociedade em, meu Deus!
#VaiTerTodosDeTurbanteSim

Após a postagem houve muita polêmica no debate sobre apropriação, onde muitas pessoas tanto concordavam quanto discordavam que seria errado usar turbantes mesmo se uma pessoa estiver com câncer, e muitas pessoas publicaram fotos usando turbante e defenderam que apropriação cultural em um país com tanta diversidade não existe.

Viviane Martins resume o sentimento da maior parte dos que defendem Thauane.

Como o assunto está bombando no tt, vamos junto com a Thauane Cordeiro subir a tag #VaiTerTodosDeTurbanteSim para mostrar que o mais bonito das culturas é a mistura delas.

Do outro lado, alguns defendem que Thauane Cordeiro “usou a doença dela para legitimar uma falsa situação criada para denegrir a imagem do movimento negro e das mulheres negras. Apenas”.

Ainda ninguém acusou a jovem de ter ficado doente só para poder fazer isso.

Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Marcha das Mulheres Negras em Brasília, em 2015

Marcha das Mulheres Negras em Brasília, em 2015

Ciberia // Agência BR

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É sempre a mesma coisa.
    Mas digam, quem é o segregacionista aqui?
    Ademais, TURBANTE, ao meu simples ver, é muito mais parte da cultura Indiana ou Induísta, que a Africana.
    Ora, então, por qual motivo, as mulheres afro, muitas vezes alisam seus cabelos? Deveriam ser instadas a não o fazer???
    De forma alguma, cada qual usa, aquilo que mais lhe fizer bem
    A menina tomou a mais correta das atitudes, e penso que todos que se posionam contra o uso de turbantes por “brancos”, deveriam mesmo era fazer uma grande introspecção.

  2. O que essas moças que criticaram a menina do turbante fizeram tem um nome só: RACISMO. Quer dizer que agora cada etnia tem uma vestimenta apropriada? Fala sério!

  3. Falta do que fazer, vão ajudar alguém que precise, usem toda sua energia para o bem, ao invés de disseminar racismo, intolerância e ignorância. Qual o problema de usar turbante? Não poderia ser encarado como uma homenagem ao povo africano? Agora sairão perseguindo todas as mulheres com câncer que usam turbante há muito tempo?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …