Karen Uhlenbeck se torna a 1ª mulher a receber “Nobel” de matemática

A americana Karen Uhlenbeck se tornou nesta terça-feira a primeira mulher a ser agraciada com o Prêmio Abel, considerado o “Nobel” da matemática.

A matemática norte-americana Karen Keskulla Uhlenbeck, de 76 anos, recebeu a premiação das mãos do Rei Harald V da Noruega, pelas “conquistas pioneiras sobre equações diferenciais parciais geométricas, na teoria de gauge e em sistemas integráveis”, de acordo com a decisão divulgada há dois meses.

Professora da Universidade do Texas em Austin (EUA), Karen é uma das fundadoras da análise geométrica moderna e conduziu alguns dos avanços “mais espetaculares” nesse campo nos últimos 40 anos, revolucionando a forma de entender as superfícies mínimas.

“Seu trabalho forneceu as bases da análise matemática moderna”, disse o presidente do comitê Abel, Hans Munthe-Kaas, em cerimônia realizada hoje na Universidade de Oslo,
Além dos méritos acadêmicos, Karen se destacou na defesa por igualdade de gênero no mundo científico.

Se eu tivesse nascido cinco anos antes, hoje não estaria aqui“, disse ela, lembrando que foi apenas em 1972 que uma reforma legal nos Estados Unidos permitiu que as mulheres tivessem acesso ao curso de Matemática, uma conquista que agradeceu à “onda feminista” da década anterior.

Nascida em Cleveland, em 1942, Karen Uhlenbeck se graduou na Universidade de Michigan e fez doutorado na Universidade de Brandeis, mas foi em Chicago, nos anos 80, que se tornou referência internacional.

A matemática americana sucede ao canadense Robert Langlands. O vencedor recebe 6 milhões de coroas norueguesas (R$ 2,7 milhões).

O Prêmio Abel homenageia o matemático norueguês Niels Henrik Abel (1802-1829) e foi criado pelo Parlamento da Noruega em 2002. Anualmente, cinco matemáticos reconhecidos internacionalmente escolhem um destaque para receber a premiação.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com queda de casos de Covid-19, Japão suspende estado de emergência

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou nesta segunda-feira a suspensão do estado de emergência em todo Japão. As medidas restritivas para combater o coronavírus ainda estavam em vigor em seis regiões do país, incluindo …

Este é o único restaurante possível em tempos de coronavírus

Um restaurante sueco encontrou uma maneira criativa de promover o isolamento social sem fechar as portas. No meio do campo, o estabelecimento serve apenas um cliente por vez em uma experiência que contrasta com opções …

'É cada vez mais difícil acreditar que Bolsonaro chegue ao final do mandato', vê historiador José Murilo de Carvalho

A gravidade da crise causada pelo novo coronavírus no Brasil ficou mais evidente quando o país atravessou pela primeira vez, na terça-feira (19/05), a barreira de mil mortes por covid-19 registradas em 24h, segundo dados …

Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, …

EUA querem fechar brecha em regra que bloqueia fornecimento de chips para Huawei

Reguladores dos EUA querem fechar uma brecha na nova regra que bloqueia o fornecimento global de chips para a Huawei. Recentemente, a fabricante chinesa também teve a sua presença prorrogada por mais um ano na …

Objetos escondidos por prisioneiros são descobertos em Auschwitz

Talheres e outros itens encontrados num duto de chaminé de um dos blocos daquele que foi o maior campo de extermínio nazista podem revelar detalhes sobre a vida no local, onde mais de um milhão …

Troca de ministros é exemplo de 'simplificação da política' de Bolsonaro

Constantes mudanças de ministro feitas por Jair Bolsonaro têm "impacto político importante", mas "simplificação da política" praticada pelo presidente o "mantém no cargo", disse sociólogo à Sputnik Brasil. Para Dario Sousa e Silva, professor da Universidade …

Pinguins fazem tour exclusivo em museu fechado por causa do coronavírus

Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes. Enquanto …

Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas …

Spotify reforça ambição de expandir para além do streaming de música

O Spotify teve uma alta em suas ações nessa terça-feira (19), depois de anunciar que terá, com exclusividade, um dos maiores podcasters do mundo na sua plataforma. "The Joe Rogan Experience", um podcast no estilo …