Bashar al-Assad é reeleito presidente da Síria

watchsmart / Flickr

Bashar Al-Assad, líder sírio

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, foi reeleito para um mandato de sete anos com 95,1% dos votos, anunciou nesta quinta-feira o presidente do Parlamento, após eleições criticadas pela oposição e pelos países ocidentais. Os outros dois candidatos – Abdallah Sallum Abdallah e Mahmud Marei – tiveram 1,5% e 3,3% dos votos, respectivamente.

Em um país assolado desde 2011 pela guerra, 14,2 milhões de pessoas foram às urnas, entre 18,1 milhões aptas a votar, o que representa uma taxa de participação de 76,64%. Aos 55 anos, Assad fez campanha prometendo reconstruir o país.

As eleições foram realizadas nas áreas controladas pelo regime, ou seja, em dois terços do território, e em embaixadas da Síria.

Foi a segunda votação presidencial no país desde o começo da guerra, que já deixou cerca de 388 mil mortos, segundo a ONU, 500 mil de acordo com outras organizações de defesa dos direitos humanos. Em 2014, Assad obteve mais de 88% dos votos, segundo os resultados oficiais. Ele está no poder há 21 anos.

Os ocidentais afirmam que as eleições não foram “nem livres, nem justas”, e a oposição as classificou como uma farsa. Antes da votação, Estados Unidos e União Europeia anunciaram que não reconheceriam os resultados do pleito.

Reconstrução

Os estragos de uma década de guerra são estimados em US$ 380 bilhões pela ONU. No entanto, o regime sírio promete que reconstruirá o país. Mais da metade da população foi deslocada e quase 90% dos sírios vivem na pobreza.

Um relatório do Banco Mundial de 2017 apontou que 30% dos edifícios na Síria foram gravemente danificados ou destruídos por anos de conflito. As chamadas “áreas rebeldes” foram as que mais sofreram bombardeios do regime e seus aliados. Em Homs, 54% dos prédios são inabitáveis.

Desde 2012, uma agência governamental, o “Comitê de Reconstrução”, é responsável por ajudar os sírios a reerguer suas casas. Um total de 386 bilhões de libras sírias (ou US$ 1,4 bilhão) foi arrecadado, graças a uma taxa de 10% sobre alguns impostos diretos e indiretos.

Mas, por falta de transparência na distribuição desses recursos, há suspeitas que uma boa parte das verbas sejam destinadas para suprir as necessidades das administrações e do Exército em infraestrutura: habitação e hospitais militares em primeiro lugar.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …