Bebê que morreu de fome se torna o símbolo da tragédia humanitária na Síria

Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeio em Aleppo, Síria

Uma fotografia que corre mundo, com um bebê desnutrido, ilustra a tragédia humanitária que se vive na Síria, onde várias cidades estão cercadas pelo exército leal a Bashar al-Assad, que continua a guerra civil contra os rebeldes.

Pelas redes sociais e por jornais de todo o mundo, são divulgadas imagens da agência francesa de notícias (AFP) que mostram um bebê com apenas um mês de vida, severamente desnutrido, pesando menos de dois quilos.

Sahar Dofdaa, cuja mãe também estava desnutrida e não podia amamentar a criança, morreu no domingo, conforme reporta o jornal The Guardian.

Como o bebê que morreu em Hamouria, na região de Ghouta, há milhares de outras correndo risco de morte, em uma altura em que as tropas leais a Bashar al-Assad, presidente da Síria, têm várias cidades cercadas. As populações, alvo de constantes bombardeios, sobrevivem na absoluta escassez de alimentos.

No Twitter, várias pessoas se movimentam, apelando à uma ação contra a tragédia humanitária síria, compartilhando imagens que mostram o horror de quem sobrevive nas cidades cercadas. Entre essas pessoas estão os ativistas sírios Husam Hezaber e Asaad Hanna, este último jornalista freelancer.

O The Guardian informa que cerca de 3,5 milhões de pessoas vivem em cidades controladas pelos rebeldes ou pelo Estado Islâmico e cercadas pelo regime de Assad.

Ghouta vive uma situação particularmente trágica que leva o ativista Raed Srewel a notar, em declarações ao The Guardian, que está “sofrendo da pior forma de criminalidade“.

“Milhares de crianças estão em perigo e se não houver um movimento internacional ou uma iniciativa das Nações Unidas para resolver isto, as consequências serão extremamente perigosas e Ghouta irá se transformar em uma catástrofe humanitária“, alerta o ativista.

O governo sírio tem limitado a ajuda prestada por organizações internacionais e pela ONU nestas áreas cercadas. Perante a escassez de alimentos, muitas famílias sobrevivem à base de um pão feito de cevada, azeitonas e plantas cozidas.

SV, ZAP, Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ferido em tiroteio, Presidente do Chade morre depois de 30 anos no poder

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrência de ferimentos que sofreu no fim de semana, quando comandava uma operação do Exército no combate …

O que acontece com as doses das vacinas AstraZeneca e Janssen que países europeus decidiram não usar?

Enquanto alguns países lutam para obter mais vacinas, outros se perguntam o que fazer com as doses que encomendaram, mas não usarão mais por causa de preocupações com sua segurança. Vários países restringiram o uso das …

Flávio Bolsonaro trabalha com nome favorito para indicação ao STF, diz jornal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, é o nome preferido de Flávio Bolsonaro para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a jornalista Bela Megale, do jornal …

Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um …

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …