Refrigerante sem açúcar pode ter efeito reverso e aumentar apetite, diz estudo

Pessoas que optam por refrigerantes sem açúcar podem, na verdade, estar fazendo um desfavor para suas dietas, de acordo com um novo estudo realizado na Califórnia.

Segundo a pesquisa, consumir bebidas adoçadas de forma artificial pode trazer a sensação de mais fome e, consequentemente, resultar na ingestão de mais calorias.

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia com 72 participantes de um ensaio cruzado.

Nele, homens e mulheres com pesos variados precisaram fazer um jejum de 12 horas no dia anterior ao teste, que contou com três visitas, e às 8h da manhã precisaram ingerir uma bebida feita com água e sacarose (açúcar natural), ou água e sucralose (adoçante), ou não beber nada.

Antes e depois da ingestão, eles passaram por exames de sangue e, 20 minutos depois, por um teste visual. Os voluntários foram expostos a fotos de alimentos enquanto faziam uma ressonância médica funcional.

Os exames foram necessários para observar sinais de fome inconsciente através de padrões de atividade cerebral e dos níveis de determinados hormônios. Após duas horas de ingestão dos líquidos, os participantes puderam comer o que quisessem em um buffet.

Os resultados mostraram que pessoas com obesidade exibiram mais sinais de fome na atividade cerebral, o que ficou mais claro em aqueles que ingeriram água com adoçante do que naqueles que tomavam o líquido com o açúcar comum.

Mulheres também pareciam sentir mais fome que os homens que beberam sucralose, ingerindo também mais calorias no buffet.

Então, os cientistas concluíram que mulheres e pessoas com obesidade se tornam mais sensíveis na forma em que o corpo e o cérebro respondem por adoçantes em comparação com o açúcar normal.

Os autores do estudo dizem que ainda há muita pesquisa a ser feita sobre como o adoçante pode afetar o nosso corpo a longo prazo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dor nos olhos após COVID-19: cientistas explicam causa de complicação inesperada do vírus

Uma pesquisa de cientistas alemães mostrou que o coronavírus pode penetrar nos olhos e infectar os fotorreceptores e células ganglionares na retina. Isso pode ser uma causa de problemas com os olhos após a COVID-19. Os …

Estudo mostra como mudanças climáticas afetarão a energia hidrelétrica no Brasil

Um novo relatório publicado pela Global Environmental Change revela que, nas próximas décadas, as reduções de precipitação e vazão dos rios na região amazônica — a maior bacia hidrográfica do mundo e uma forte candidata …

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …