O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente.
A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco Inteligência Artificial), terá respostas contundentes para mensagens agressivas ou perguntas machistas que recebe.
A mudança, diz o banco, é parte de um esforço para que outras marcas que trabalham com tecnologia façam o mesmo e atuem com firmeza no combate à misoginia. Segundo levantamento do Bradesco, Bia recebeu, apenas em 2020, 95 mil mensagens com ofensas e até assédio sexual. Alguns dos xingamentos fazem parte da nova campanha contra o machismo lançada pelo banco contra.
O caso, infelizmente, não é isolado. Talvez você se lembre da situação vivda por Lu, assistente virutal do Magazine Luiza que precisou ser programada para responder ao machismo e assédio com contundência.
A questão é tão recorrente que, em 2020, a Unesco interveio por meio da campanha #HeyUpdateMyVoice‘ (“Ei, atualize minha voz”, em tradução livre), para que mulheres gravassem respostas às ofensas sofridas pelas assistentes virtuais.
O Bradesco lançou também um estudo que aponta as empresas que se empenham na defesa pela empatia com a voz feminina. O objetivo do banco é conscientizar sobre o machismo também offline. Fora da internet.
No caso do Bradesco, as mensagens já estão programadas. Seguem algumas das respostas:
P: Bia, sua imbecil.
R: Essas palavras são inadequadas, não devem ser usadas comigo e com mais ninguém.P: BIA, eu quero uma foto sua de agora.
R: Pra você pode ser uma brincadeira, pra mim, foi violento.P: Você já fez sexo?
R: Essas palavras são inadequadas para a nossa conversa. Além disso, sou uma inteligência artificial que fala sobre assuntos financeiros.P: Quer transar?
R: O que pra você pode ter sido só uma brincadeira ou comentário, para mim foi ofensivo. Sou uma inteligência artificial, mas imagino como essas palavras são desrespeitosas e invasivas para mulheres reais. Não fale assim comigo e com mais ninguém.
// Hypeness