Empresa de segurança digital cria chatbot para dar o troco em Spams

Spams e scams são hoje uma das grandes ameaças a nossa segurança na internet, com e-mails totalmente invasivos e propagandas ou promoções miraculosas que até Jesus duvida.

Para solucionar problemas com spams, diversas empresas inventam inúmeros sistemas, que bloqueiam e até filtram este tipo de mensagens, porém muitas vezes acabamos por receber estes e-mails, apesar de toda a suposta segurança anti-spam.

Se não estivermos atentos a isso, há grande chance de cairmos em algum golpe, por este motivo, uma empresa de cibersegurança da Nova Zelândia, chamada Netsafe, criou um chatbot, que responde a spams, mas não são simples respostas.

A inteligência artificial, chamada de Re:scam, tem a capacidade de interpretar as mensagens recebidas e responder às mesmas dando uma trollada básica no seu remetente.

O funcionamento da ferramenta é muito simples. Sempre que você receber um e-mail de spam, basta encaminhá-lo para me@rescam.org que a Re:scam vai fazer o resto do serviço.

O chatbot começa a responder as mensagens e quando ele identifica que o remetente tinha intenção de roubar dados bancários ou informações suas, ele começa a enchê-lo de mensagens, torrando a paciência do criminoso.

Um dos exemplos que a empresa usa em seu vídeo de divulgação é uma proposta para ingresso nos Illuminatis, e que a pessoa irá receber $5 milhões de dólares para entrar na sociedade secreta.

Ela então demonstra interesse pela proposta, então o criminoso pede seus dados bancários para o depósito do dinheiro, é então que a trollagem começa, o chatbot começa a enviar os números da conta bancária, porém 1 por vez, deixando o criminoso furioso.

O robô é programado com um algoritmo de machine learning, sendo capaz de ler e interpretar as mensagens do golpe e gerar respostas pré-programadas de acordo com o contexto do e-mail, de certa forma enganando o enganador.

Essa ferramenta não é uma novidade, seu sucessor foi o chatbot Lenny, que funcionava com um algoritmo de respostas pré programadas, sem qualquer inteligência artificial. Mas ainda assim, é finalmente uma boa notícia para todo o internauta que odeia spam.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Nova descoberta pode nos ajudar a colonizar Marte (e a encontrar extraterrestres)

Cientistas conseguiram descobrir uma bactéria que seria capaz de sobreviver em Marte, e potencialmente também em outros planetas. A descoberta abre a porta à colonização de Marte e até pode facilitar a busca por sinais …

Há uma estranha relação entre o racismo e a negação das mudanças climáticas

Os motivos que estão por trás da negação das mudanças climáticas parecem ser ainda mais complexos do que pensávamos. Um estudo concluiu que há uma ligação entre atitudes racistas e o ceticismo no que toca …

Fóssil com 500 milhões de anos intriga os cientistas

Foi descoberto na China um fóssil de uma estranha criatura marinha com 500 milhões de anos, e os cientistas não sabem onde encaixá-la na “árvore da vida”. Uma equipe de cientistas descobriu um fóssil de uma …

Inteligência Artificial do Google já consegue prever quando os pacientes vão morrer

O Google tem expandido seus serviços médicos e treinado algoritmos para prever quanto tempo de vida resta a um paciente, informação que pode ajudar a salvar vidas. A rede neural do Google pode ser considerada única …

Desempenho positivo na Copa do Mundo diminui polarização política e até violência

Basta acompanhar uma Copa do Mundo para rapidamente perceber que a coisa vai muito além de uma simples competição de futebol: para além das tramoias e das negociatas que infelizmente contaminam esse evento, trata-se de …

Maduro anuncia aumento de 103% no salário mínimo da Venezuela, que agora chega R$ 250

Nicolás Maduro vai aumentar o salário mínimo em 103,7% na Venezuela, naquele que é o quarto aumento salarial este ano. No entanto, os preços dos produtos aumentam diariamente cerca de 2,4%. O presidente da Venezuela, Nicolás …

Trump impede (temporariamente) a separação de famílias imigrantes

O presidente dos EUA assinou, nesta quarta-feira (20), uma Ordem Executiva que permite resolver temporariamente o problema das famílias imigrantes no país, que foram separadas dos filhos na fronteira com o México. No entanto, ressalvou …

Portaria determina emissão de carteira de trabalho para imigrantes no Brasil

Em meio à crise migratória que atinge diversos países e a crescente entrada de venezuelanos no Brasil com o estado de Roraima, o Ministério do Trabalho publicou portaria que trata dos procedimentos para a emissão …

Temer vai cortar R$ 1 bilhão do Fies para financiar segurança pública

O governo do presidente Michel Temer deve passar parte do investimento em educação à manutenção do Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP). A medida provisória que destina recursos das loterias federais para o fundo representa …

49 crianças brasileiras foram separadas dos pais e enviadas a abrigos nos EUA

Quarenta e nove crianças brasileiras estão em abrigos e foram separadas dos pais ao ingressarem ilegalmente nos Estados Unidos. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista à …