Bíblia medieval perdida há 500 anos retorna à catedral no Reino Unido

(dr) Canterbury Cathedral

500 anos depois, a Bíblia Medieval regressa à Catedral

Uma rara Bíblia do século XIII, com formato de bolso, voltou para a coleção da biblioteca da Catedral de Canterbury, na Inglaterra, depois de estar perdida durante 500 anos.

A Bíblia medieval foi perdida durante o século XVI, quando Henrique VIII governou a Inglaterra e liderou a Reforma inglesa, que dividiu a Igreja da Inglaterra da Igreja Católica Romana. Na época, centenas de mosteiros foram divididos, incluindo o da Catedral de Canterbury.

Nesse período, a bíblia medieval e a maioria dos 30 mil livros da coleção da Catedral se encontravam espalhados ou perdidos, conta o Guardian.

No passado mês de julho, a catedral conseguiu reaver o exemplar da Bíblia medieval, comprando-a em um raro leilão de livros em Londres por 100 mil libras (quase R$ 575 mil). A compra foi financiada por fundos do National Heritage Memorial Fund e por outras pequenas doações.

A Bíblia medieval – conhecida como a Bíblia de Lyghfield, nome de um monge a quem o livro pertenceu – foi provavelmente produzida em Paris, um dos principais centros medievais que produziam esse tipo de obra.

O livro está escrito em latim em papel semelhante a um pergaminho e contém decorações extensas por toda a obra. O fato de ser em formato de bolso pode ter ajudado o livro, de 690 páginas, a permanecer intacto. Esta é a única Bíblia completa na coleção de livros medievais da Catedral de Canterbury.

“É extremamente importante ter uma cópia do núcleo do texto Cristão, que pertenceu a um dos últimos monges da comunidade monástica medieval, na nossa Catedral. A bíblia testemunha as grande mudanças da Reforma, um tempo que define aquilo que a catedral é hoje. Além disso, a obra teria um papel fundamental para contar a história a quem nos visita”, disse Cressida Williams, chefe dos arquivos da catedral.

A Bíblia de Lyghfield e outros textos antigos da catedral constam agora no projeto da UNESCO de Registro da Memória do Mundo no Reino Unido. A catedral pretende colocar o livro em exibição ao público.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Francisco proclama santos o bispo salvadorenho Óscar Romero e o papa Paulo VI

O papa Francisco proclamou santos o arcebispo salvadorenho assassinado Óscar Romero, emblema de uma Igreja comprometida com os pobres, e o papa italiano Paulo VI, o pontífice do diálogo, em uma multitudinária missa de canonização …

Após furacão Leslie, Portugal lembra zona de guerra

Pelo menos 27 pessoas ficaram feridas em Portugal em resultado do furacão Leslie, que atingiu a costa do país na noite de sábado para domingo (14), deixando milhares de casas sem eletricidade. Segundo comunica o jornal …

Impostos sobre a internet tomam conta da África subsaariana, silenciando os cidadãos

Em meio à “imposição de impostos aos blogueiros” na Tanzânia e o recente imposto sobre as redes sociais em Uganda, o governo da Zâmbia igualmente aprovou um imposto sobre os usuários das redes sociais e …

Dieta da moda quer ajudar no combate ao aquecimento global

Novas evidências científicas indicam que as mudanças climáticas estão se acentuando e estamos ficando sem tempo para arrumar uma solução e evitar uma catástrofe. Mas não se desespere ainda. De acordo com um novo estudo, podemos …

Asteroide deixa cientistas perplexos com sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, que os deixaram perplexos, informa o site do Centro Aeroespacial Alemão, DLR. Os dados obtidos apontam para uma …

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas

Entre as 19h de domingo (7) e as 15h de quinta-feira (11), usuários do Twitter movimentaram a rede com 2,7 milhões de postagens relacionadas a ataques motivados por divergências político-ideológicas, no contexto das eleições, e …

Com recompensa de US$ 25 mi, líder do grupo EI é o homem mais procurado do mundo

A revista francesa Le Point desta semana traz uma longa reportagem sobre Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do grupo Estado Islâmico (EI). O texto conta como as forças sírias, mas também soldados curdos, norte-americanos e …

Apple Watch gravou assassinato de jornalista, diz imprensa turca

O Apple Watch usado pelo jornalista saudita Jamal Khashoggi, que desapareceu após entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul, no último dia 2, gravou seu assassinato, afirma o jornal turco "Sabah". "Jamal Khashoggi sincronizou o …

Papa expulsa da Igreja mais dois sacerdotes chilenos

Acusados de abusos sexuais, ex-bispos se somam a outros clérigos do país exonerados pelo pontífice. Chile apura dezenas de casos de assédio na Igreja Católica, que levaram toda a cúpula eclesiástica chilena a renunciar. O papa …

Exoesqueleto mecânico ajuda trabalhadores a carregar peso com segurança

O Muscular Aiding Tech Exoskeleton, ou apenas MATE, é um exoesqueleto totalmente mecânico projetado pela Comau e que tem como objetivo dar uma ajudinha na hora de levantar peso, além de garantir que a postura …