Algoritmo lê a Bíblia – e revela interpretações infinitas

Como seria se o Livro de Eclesiastes se multiplicasse por um número infinito de exemplares com diferentes interpretações? Katherine Ye, aluna da Universidade Carnegie Mellon, criou um software que torna essa experiência possível.

Há dezenas de traduções inglesas da Bíblia. Muitas vezes, as diferenças existentes entre elas podem alterar dramaticamente o significado do conteúdo, e uma discordância interpretativa pode ser o suficiente para eclodir inúmeros conflitos religiosos.

Agora, no ano 2017 depois de Cristo, surge o Hyperbible – um gerador de interpretações da Bíblia, que usa gramática generativa para criar um conjunto infinito de frases. A aplicação foi desenvolvida por Katherine Ye, estudante de ciências da computação da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA.

Segundo a Vice, o Hyperbible é um sistema capaz de criar novas traduções do Livro de Eclesiastes, uma coleção de provérbios e conselhos que faz parte da Bíblia. Usando apenas versões da Bíblia em inglês, a aplicação recorre a análise combinatória para gerar múltiplas interpretações do livro religioso.

O Livro de Eclesiastes, que teria sido escrito pelo rei Salomão na velhice, é composto por 12 capítulos e 222 versículos, e cada um dos versículos pode ser interpretado de dez formas diferentes, que podem, por sua vez, ser combinadas também de forma diferente.

Em cada versículo, o Hyperbible seleciona aleatoriamente uma entre as dez diferentes traduções do Eclesiastes, ordenando-as com base nos capítulos originais, até obter um livro completo. O resultado é um número quase infinito de versões do livro.

“A probabilidade de dois leitores se depararem com o mesmo Livro de Eclesiastes ao longo da vida é zero“, garante Ye. Tem dúvidas? Experimente você mesmo, aqui (em inglês).

(dr) Danielle Alio / Princeton University

Katherine Ye, estudante de ciências da computação da Universidade Carnegie Mellon

O código-fonte do Hyperbible foi criado em novembro, durante o National Nover Generation Month (NaNoGenMo), iniciativa que desafia programadores a desenvolverem algoritmos com o intuito de escreverem livros.

Ao contrário de qualquer outro algoritmo, o do Hyperbible foi pensado e trabalhado em detalhe para lidar com este tema delicado: a interpretação da Bíblia. Graças à sua mãe, que sempre preferiu a tradução inglesa da Bíblia em vez da chinesa, Ye sabia os perigos que enfrentava ao se basear apenas em uma tradução.

No futuro, a estudante de ciências da computação quer trabalhar com estudiosos da Bíblia, com quem possa analisar seus textos mais controversos – e, quem sabe, conseguir descobrir a intenção dos seus autores.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Por isso quem realmente quer entender a Bíblia deve ler o texto original, em hebraico. Uma única versão. Mas ainda pode gerar varias interpretações.

  2. Ora, a Bíblia não se interpreta por estudos científicos humanos, mas somente pelo espírito (conectando nosso espírito com o Espírito de Deus). Como fazer isso? Lendo a Bíblia com oração e com o coração, ou seja, com humildade; sem esforço intelectual, mas com pureza de coração.

  3. A despeito das muitas traduções e versões, a mensagem central da Bíblia tem transformado continuamente a vida de milhões de pessoas de todos os povos e línguas. Isto ocorre porque o motor da transformação é o desejo de conhecer e agradar Deus. Com esta atitude, a pessoa reconhece as verdades fundamentais da Bíblia: Deus é santo; o ser humano é pecador; a sua condenação é justa; Deus lhe oferece livramento da condenação pela confiança no Senhor Jesus, que foi condenado em seu lugar.
    Simples, né?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …

Inteligência dos EUA diz que Rússia atua por reeleição de Trump

Oficiais alertam parlamentares de que Moscou vem interferindo para ajudar campanha eleitoral do presidente americano. Mídia afirma que Trump substituiu diretor de Inteligência Nacional após se irritar com a revelação. Oficiais de inteligência dos EUA alertaram …

Levantamento aponta que Brasil tem 300 mil bruxos e bruxas

De acordo com a União Wicca do Brasil (UWB), há cerca de 300 mil bruxos e bruxas no país. O Rio de Janeiro é o estado campeão em número de praticantes, somando 40 mil adeptos …