Algoritmo lê a Bíblia – e revela interpretações infinitas

Como seria se o Livro de Eclesiastes se multiplicasse por um número infinito de exemplares com diferentes interpretações? Katherine Ye, aluna da Universidade Carnegie Mellon, criou um software que torna essa experiência possível.

Há dezenas de traduções inglesas da Bíblia. Muitas vezes, as diferenças existentes entre elas podem alterar dramaticamente o significado do conteúdo, e uma discordância interpretativa pode ser o suficiente para eclodir inúmeros conflitos religiosos.

Agora, no ano 2017 depois de Cristo, surge o Hyperbible – um gerador de interpretações da Bíblia, que usa gramática generativa para criar um conjunto infinito de frases. A aplicação foi desenvolvida por Katherine Ye, estudante de ciências da computação da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA.

Segundo a Vice, o Hyperbible é um sistema capaz de criar novas traduções do Livro de Eclesiastes, uma coleção de provérbios e conselhos que faz parte da Bíblia. Usando apenas versões da Bíblia em inglês, a aplicação recorre a análise combinatória para gerar múltiplas interpretações do livro religioso.

O Livro de Eclesiastes, que teria sido escrito pelo rei Salomão na velhice, é composto por 12 capítulos e 222 versículos, e cada um dos versículos pode ser interpretado de dez formas diferentes, que podem, por sua vez, ser combinadas também de forma diferente.

Em cada versículo, o Hyperbible seleciona aleatoriamente uma entre as dez diferentes traduções do Eclesiastes, ordenando-as com base nos capítulos originais, até obter um livro completo. O resultado é um número quase infinito de versões do livro.

“A probabilidade de dois leitores se depararem com o mesmo Livro de Eclesiastes ao longo da vida é zero“, garante Ye. Tem dúvidas? Experimente você mesmo, aqui (em inglês).

(dr) Danielle Alio / Princeton University

Katherine Ye, estudante de ciências da computação da Universidade Carnegie Mellon

O código-fonte do Hyperbible foi criado em novembro, durante o National Nover Generation Month (NaNoGenMo), iniciativa que desafia programadores a desenvolverem algoritmos com o intuito de escreverem livros.

Ao contrário de qualquer outro algoritmo, o do Hyperbible foi pensado e trabalhado em detalhe para lidar com este tema delicado: a interpretação da Bíblia. Graças à sua mãe, que sempre preferiu a tradução inglesa da Bíblia em vez da chinesa, Ye sabia os perigos que enfrentava ao se basear apenas em uma tradução.

No futuro, a estudante de ciências da computação quer trabalhar com estudiosos da Bíblia, com quem possa analisar seus textos mais controversos – e, quem sabe, conseguir descobrir a intenção dos seus autores.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Por isso quem realmente quer entender a Bíblia deve ler o texto original, em hebraico. Uma única versão. Mas ainda pode gerar varias interpretações.

  2. Ora, a Bíblia não se interpreta por estudos científicos humanos, mas somente pelo espírito (conectando nosso espírito com o Espírito de Deus). Como fazer isso? Lendo a Bíblia com oração e com o coração, ou seja, com humildade; sem esforço intelectual, mas com pureza de coração.

  3. A despeito das muitas traduções e versões, a mensagem central da Bíblia tem transformado continuamente a vida de milhões de pessoas de todos os povos e línguas. Isto ocorre porque o motor da transformação é o desejo de conhecer e agradar Deus. Com esta atitude, a pessoa reconhece as verdades fundamentais da Bíblia: Deus é santo; o ser humano é pecador; a sua condenação é justa; Deus lhe oferece livramento da condenação pela confiança no Senhor Jesus, que foi condenado em seu lugar.
    Simples, né?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …